1. Início
  2. / Cursos
  3. / Fatec Pompeia abre inscrições para vestibular com cursos de referência nas áreas de Agronegócio e Tecnologia da Informação
Localização SP Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Fatec Pompeia abre inscrições para vestibular com cursos de referência nas áreas de Agronegócio e Tecnologia da Informação

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 07/10/2025 às 09:32
Fatec Pompeia abre inscrições para vestibular com cursos de referência nas áreas de Agronegócio e Tecnologia da Informação
Foto: Fatec Pompeia abre inscrições para vestibular com cursos de referência nas áreas de Agronegócio e Tecnologia da Informação
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Fatec Pompeia abre inscrições para 120 vagas em cursos inéditos no Brasil nas áreas de Agricultura de Precisão e Sistemas Inteligentes.

Reconhecida como uma das principais instituições públicas do país voltadas à formação tecnológica e agrícola, a Faculdade de Tecnologia de Pompeia “Shunji Nishimura” (Fatec Pompeia) anunciou a abertura das inscrições para o vestibular 2026. A instituição oferece 120 vagas gratuitas em cursos únicos no Brasil, nas áreas de Mecanização em Agricultura de Precisão e Tecnologia em Sistemas Inteligentes.

As inscrições seguem abertas até 7 de novembro de 2025, e devem ser feitas exclusivamente pelo site oficial do Centro Paula Souza: https://vestibular.fatec.sp.gov.br.

Cursos únicos no Brasil formam profissionais para o futuro da tecnologia e da agricultura

Ao todo, a Fatec Pompeia oferece 80 vagas para o curso de Mecanização em Agricultura de Precisão (com turmas nos períodos diurno e noturno) e 40 vagas para o curso de Tecnologia em Sistemas Inteligentes, realizado no período noturno. Ambos são formações inéditas no país, como destaca a diretora da instituição, Profa. Dra. Marisa Faulin.

“Os dois cursos oferecidos pela Fatec Pompeia são inéditos no Brasil e têm atraído pessoas de diversas regiões, especialmente profissionais atentos ao movimento global de valorização das áreas de Agricultura e Tecnologia da Informação. Apenas em território nacional, empresas que unem esses dois segmentos cresceram mais de 100% no último ano, segundo o relatório Radar Agtech”, explica a diretora.

O levantamento citado reforça o aquecimento do mercado de tecnologia aplicada ao agronegócio, setor que vem ampliando a demanda por profissionais qualificados em automação, dados e inovação digital.

Estrutura moderna e alta empregabilidade

Com mais de 1.000 alunos formados em 16 anos de atuação, a Fatec Pompeia consolidou-se como uma das melhores faculdades tecnológicas do país. A instituição mantém laboratórios de ponta, equipados com tecnologia de última geração, resultado de parcerias estratégicas com grandes empresas nacionais e internacionais.

Entre seus principais diferenciais está a taxa de empregabilidade próxima a 100% dos formandos, reflexo da excelente reputação dos cursos e da qualidade do corpo docente.

A Fatec Pompeia é fruto de uma parceria entre a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia e o Centro Paula Souza, do Governo do Estado de São Paulo — referência nacional em educação tecnológica.

Parcerias com grandes empresas impulsionam a inovação

A faculdade mantém cooperação ativa com empresas renomadas do setor, como Google, Dell, Totvs, Grupo Jacto, John Deere, Case, New Holland, Solinftec, Topcon e Trimble, fortalecendo a formação prática e conectando os alunos às demandas reais do mercado.

Essas parcerias possibilitam experiências diretas com tecnologias avançadas, projetos integradores e oportunidades de estágio em ambientes corporativos de alta performance.

Curso Superior em Mecanização em Agricultura de Precisão

Com 80 vagas gratuitas, o curso superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão é o único do tipo no Brasil e tem duração de seis semestres presenciais. Oferecido nos períodos diurno e noturno, prepara os estudantes para compreender o funcionamento, operação e manutenção de máquinas agrícolas, como tratores, semeadoras, pulverizadores e colhedoras.

Os alunos aprendem a usar softwares e tecnologias para coletar, processar e interpretar dados de campo, aplicando conceitos de agricultura de precisão para aumentar a produtividade e reduzir custos. A formação também capacita os profissionais a gerenciar e comandar tarefas automatizadas, como aplicação de fertilizantes e corretivos com base em dados mapeados.

Curso Superior em Tecnologia em Sistemas Inteligentes

Lançado em 2025, o curso de Tecnologia em Sistemas Inteligentes também é inédito no país e já figura entre os mais procurados do Centro Paula Souza em São Paulo. A formação é gratuita e presencial, com duração de três anos e aulas no período noturno.

O curso prepara profissionais para atuar no desenvolvimento de sistemas computacionais Full Stack, com foco em Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Sistemas Ciber-Físicos. O currículo é multidisciplinar e abrange áreas como Agronegócio, Saúde, Indústria 4.0, Bioinformática e Serviços Digitais, abrindo amplo leque de oportunidades no mercado de tecnologia e inovação.

Inscrições abertas para o Vestibular Fatec 2026

Os interessados devem realizar a inscrição até o dia 7 de novembro pelo site https://vestibular.fatec.sp.gov.br. A Fatec Pompeia reforça que todos os cursos são gratuitos, com ensino público de excelência e alta inserção no mercado de trabalho.

Com foco em tecnologia, inovação e empregabilidade, a instituição se destaca como um dos principais polos de formação tecnológica da América Latina, unindo o campo e a cidade por meio da educação aplicada e do avanço científico.

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Formado em Jornalismo e Marketing, é autor de mais de 20 mil artigos que já alcançaram milhões de leitores no Brasil e no exterior. Já escreveu para marcas e veículos como 99, Natura, O Boticário, CPG – Click Petróleo e Gás, Agência Raccon e outros. Especialista em Indústria Automotiva, Tecnologia, Carreiras (empregabilidade e cursos), Economia e outros temas. Contato e sugestões de pauta: valdemarmedeiros4@gmail.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x