O setor de petróleo e gás é de grande importância para a economia canadense, gerando empregos e impulsionando o crescimento econômico.
No entanto, há muito tempo se discute a necessidade de uma transição energética e a busca por fontes de energia alternativas e sustentáveis. Mesmo assim, recentemente o governo canadense admitiu que há uma falta de trabalhadores do petróleo no país.
Ministro do Trabalho deixa registrado sua opinião
Durante uma sessão parlamentar, o Ministro do Trabalho Seamus O’Regan admitiu que há uma carência de profissionais no setor de petróleo e gás canadense, contrariando as expectativas de que a transição energética acabaria com os empregos nessa área.
O’Regan ainda afirmou que o próprio governo às vezes aliena os trabalhadores da indústria de petróleo e gás. Respondendo às perguntas sobre a “transição justa” do governo federal para descarbonizar a indústria de energia canadense, O’Regan disse que “transição justa” é uma palavra que os trabalhadores odeiam e que ele não gosta.
- Bacia de Campos terá R$ 130 bilhões em investimentos, 25 mil empregos e nova era energética para o Brasil
- Tramontina na indústria offshore? Umas das maiores metalúrgicas do Brasil entrega projeto inovador para FPSO da PRIO!
- Estado brasileiro pode se tornar um dos mais ricos do país com investimento BILIONÁRIO no setor de petróleo e gás e promete gerar mais de 400 novos empregos diretos!
- Petrobras negocia com a Raízen para se tornar uma potência também no setor de etanol
De representante a Ministro, previsões não correspondem ao número de vagas
O representante Martin Shields questionou o Ministro Seamus O’Regan sobre a falta de trabalhadores no mercado energético do país. O’Regan declarou: “Preciso de mais trabalhadores na indústria de petróleo e gás, não menos. Nós precisamos de mais”.
Os relatórios do governo canadense projetam 14 mil vagas de emprego na indústria de extração de petróleo e gás no período de 2022-2031. Esses dados não correspondem às previsões alarmistas de que a maioria dos empregos na indústria de petróleo e gás no Canadá “desaparecerá” até 2050, como já foi afirmado.
Metas líquidas de zero para 2050
A principal província petrolífera do Canadá, Alberta, estabeleceu metas líquidas de zero para 2050, sem especificar nenhuma meta intermediária. Embora o plano Net-zero nacional do Canadá exija datas marcantes em 2035, 2040 e 2045, o plano de Alberta não tem essas metas provisórias, nem há legislação ou regulamentação em vigor que imponha essa meta em 2050.
Transição global de energia pode mudar natureza dos empregos
Os esforços de descarbonização provavelmente levarão a grandes mudanças no mercado de trabalho de energia canadense e possivelmente mudarão a própria natureza de alguns dos empregos. A transição global de energia precisa ser realizada de modo a garantir a sustentabilidade do setor em longo prazo.
Apesar disso, espera-se que, exceto em caso de um colapso global completo na demanda por petróleo e gás, ainda haverá uma força de trabalho considerável empregada no setor de petróleo e gás canadense. A demanda por energia ainda é alta e é necessário encontrar um equilíbrio entre a necessidade de empregos e a sustentabilidade do planeta