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Falência em massa de carros elétricos na China: BYD alerta que até 100 montadoras de carros chineses podem fechar nos próximos meses, anunciando a crise dos elétricos

Escrito por Rannyson Moura
Publicado em 24/09/2025 às 08:40
BYD prevê que até 100 montadoras podem falir na China devido ao fim da guerra de preços. Entenda os impactos no setor global e reflexos no Brasil, onde carros elétricos chineses já dominam o mercado. Fonte: IA
BYD prevê que até 100 montadoras podem falir na China devido ao fim da guerra de preços. Entenda os impactos no setor global e reflexos no Brasil, onde carros elétricos chineses já dominam o mercado. Fonte: IA
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BYD prevê que até 100 montadoras podem falir na China devido ao fim da guerra de preços. Entenda os impactos no setor global e reflexos no Brasil, onde carros elétricos chineses já dominam o mercado.

A gigante BYD, uma das líderes mundiais em mobilidade elétrica, fez um alerta contundente sobre o futuro do setor na China. Segundo a companhia, até 100 fabricantes de veículos elétricos podem encerrar suas atividades nos próximos meses.

O risco é consequência direta do fim da chamada “guerra de preços”, determinada pelo governo chinês, que obrigou empresas a repensarem seus modelos de negócio e reduzir custos de forma agressiva.

Com isso, fabricantes menores, que não possuem fôlego financeiro ou avanço tecnológico, enfrentam dificuldades para se manter competitivos. A perspectiva é de que muitas não resistam à nova fase do mercado, levando a um processo de consolidação inevitável.

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Consolidação inevitável do setor

A BYD ressalta que esse momento de turbulência pode acelerar transformações profundas na indústria automotiva chinesa. A exigência por mais tecnologia com menos custo desafia montadoras tradicionais e startups. Na prática, somente as empresas mais inovadoras e estruturadas terão condições de sobreviver, enquanto outras devem sair de cena.

Esse cenário já foi observado em outros segmentos estratégicos da China, como os setores imobiliário e solar, que passaram por fases de crescimento acelerado seguidas de crises e falências em massa. Agora, o mesmo movimento se repete na indústria de veículos elétricos.

Impactos além das fronteiras chinesas

Enquanto Estados Unidos e União Europeia buscam limitar a entrada de carros elétricos chineses com barreiras tarifárias e restrições comerciais, o Brasil segue caminho oposto. Em 2025, aproximadamente 92% dos veículos elétricos vendidos no país têm origem chinesa, o que reforça a dependência do mercado brasileiro em relação às montadoras da Ásia.

Especialistas apontam que a crise na China pode, paradoxalmente, beneficiar os consumidores brasileiros. Com a provável consolidação do setor, a expectativa é de que cheguem ao mercado local mais modelos a preços competitivos, ampliando a oferta para quem busca alternativas sustentáveis no transporte urbano.

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Rannyson Moura

Graduado em Publicidade e Propaganda pela UERN; mestre em Comunicação Social pela UFMG e doutorando em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG. Atua como redator freelancer desde 2019, com textos publicados em sites como Baixaki, MinhaSérie e Letras.mus.br. Academicamente, tem trabalhos publicados em livros e apresentados em eventos da área. Entre os temas de pesquisa, destaca-se o interesse pelo mercado editorial a partir de um olhar que considera diferentes marcadores sociais.

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