Exército Brasileiro anuncia novo processo seletivo para Oficiais Temporários. Saiba como concorrer às vagas no Exército sem prova escrita e receber ótimos salários
Uma nova oportunidade para entrar para o Serviço Militar Voluntário do Exército Brasileiro em 2025. A Força Armada publicou no dia 18 de março o aviso de convocação destinado a vagas no Exército sem prova escrita para brasileiros com nível superior para ingressar no cargo de Oficial como 1º Tenente na Função de Capelão. O processo seletivo para Oficiais temporários é destinado à 5ª Região Militar, que abrange os estados do Paraná e Santa Catarina.
Saiba o que é necessário para concorrer às vagas no Exército
Vale mencionar que o Serviço Militar Voluntário possui duração mínima de 12 meses e máxima de oito anos. Para concorrer ao processo seletivo de Oficiais Temporários, os candidatos precisam ter idade entre 19 e 40 anos.
Os interessados devem, também, ser brasileiro nato do sexo masculino, ser voluntário, estar em dia com suas obrigações perante o Serviço Militar e a Justiça Eleitoral.
-
Trabalhe sem sair de casa: 110 vagas de home office para quem busca emprego remoto em 2025
-
Montadora no Brasil é condenada por não contratar candidato após 24 etapas de seleção
-
30h semanais e até R$ 6.225: concurso com vagas para níveis médio e superior com provas em outubro
-
Trabalhe na Alemanha: país convoca trabalhadores que falam português e querem receber até 4.500 euros em cargos com motorista, cozinheiro, vendedor, enfermeiro e muito, muito mais
Também é fundamental ter concluído com aproveitamento a Ordenação Presbiteral na Igreja Católica Apostólica Romana e possuir Diploma de Nível Superior em Teologia, reconhecido pela Autoridade Eclesiástica, até a data da incorporação, ter consentimento expresso da Autoridade Eclesiástica da Igreja Católica Apostólica Romana.
As vagas no Exército sem prova também exige possuir pelo menos 3 anos de atividades pastorais como sacerdote, relacionadas com o cargo de Capelão Católico Apostólico Romano. Na data da incorporação, não ter mais de 60 meses de tempo de serviço prestado às Forças Armadas.
Nos últimos 5 anos, não deve ter sido condenado em processo criminal perante a Justiça comum ou militar, seja na esfera federal ou estadual, transitado em julgado, contado o prazo a partir da data do cumprimento da pena, entre outros.
Saiba como participar do processo seletivo
A inscrição nas vagas para Oficiais Temporários são gratuitas e devem ser realizadas unicamente através do Sistema de Inscrição Online da 5ª RM no período das 11h do dia 19 de março de 2025 até às 11h do dia 11 de abril de 2025.
A inscrição online é dividida em cadastro com preenchimento de dados pessoais; e indicação do Processo Seletivo, Indicação da Área de Interesse, escolha da Guarnição Militar Preferencial e lançamento dos dados curriculares. O processo seletivo é composto pelas seguintes etapas:
- Análise Curricular: caráter classificatório;
- Apresentação da Documentação e Comprovação de Títulos;
- Entrevista;
- Inspeção de Saúde;
- Exame de Aptidão Física (EAF);
- Inspeção de Saúde Complementar na Organização Militar de destino.
Para fins de curiosidade, o capelão militar é um membro do clero designado para prestar apoio espiritual e religioso às forças armadas de um país, geralmente dentro das doutrinas cristãs católica ou evangélica.
Eles desempenham um papel fundamental no suporte moral e emocional dos militares, fornecendo orientação religiosa, aconselhamento e apoio em situações de crise, além de liderar cerimônias religiosas e oferecer suporte durante momentos difíceis, como missões de combate ou momentos de luto. Mais informações podem ser obtidas no Edital.
Benefícios de fazer parte do serviço militar voluntário do Exército Brasileiro
O Serviço Militar Voluntário Temporário é uma opção para aqueles que desejam ingressar nas Forças Armadas sem prestar concurso para carreira permanente. É possível realizar o ingresso como militar temporário em todas as Forças Armadas, isto é, Exército, Marinha e Aeronáutica.
O SMV possibilita que profissionais civis de várias áreas e níveis de escolaridade atuem como militares por um período específico, que pode variar entre um a oito anos. Outro ponto interessante é a possibilidade de ingresso para aqueles que já passaram da idade dos concursos militares tradicionais.