Projeto da Enel tem como objetivo promover a igualdade no mercado de trabalho por meio de curso profissionalizante gratuito. Veja como funciona
Mulheres que têm interesse em trabalhar como eletricistas podem se inscrever para participar de um curso gratuito e exclusivo que será ofertado pela Enel Distribuição Rio, empresa que trabalha na geração e na distribuição de energia elétrica na Região dos Lagos do Rio. As inscrições para a formação, que possui 20 vagas, começaram na sexta-feira, 3 de dezembro, continuarão até o dia 10 de dezembro, e devem ser realizadas via internet.
Leia também:
- Petrobras aumenta produção de gasolina e diesel após conclusão de paradas de manutenção em refinarias
- 67 sites com cursos online, gratuitos e certificado; saiba mais
- O bilionário Elon Musk espera implantar neurochips em humanos no próximo ano
A ideia do curso gratuito faz parte do projeto organizado pela companhia, que pretende propiciar desenvolvimento social e econômico para as comunidades da área, através de oficinas e inserção no mercado de trabalho.
Segundo Cláudia Guimarães, Diretora de Projetos de Sustentabilidade em Distribuição da Enel Brasil, a principal meta é impulsionar a inclusão de mão de obra especializada e capacitar profissionalmente pessoas que se identifiquem com o gênero feminino, no mercado de trabalho, por meio da capacitação adquirida no curso gratuito.
- Fiocruz libera inscrições para cursos 100% EAD, gratuitos e com certificado! Há chances na Fundação Oswaldo Cruz em várias áreas sem que haja necessidade de prova para participar
- Como transformar sua carreira em menos de dois anos? O SENAI seleciona alunos para cursos gratuitos! Veja como participar do processo seletivo
- Quer se qualificar de graça? SENAC abre 12 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos! As inscrições vão até 1º de dezembro!
- Que tal um curso gratuito de casa com R$ 2 mil no bolso? Ministério da Cultura oferece 1.000 vagas com bolsa em escrita literária!
“O aperfeiçoamento profissional colabora com as necessidades da Enel e das nossas empresas parceiras de impulsionarem a diversidade, permitindo oportunidades a todos que estejam qualificados à profissão de eletricista”, afirma Cláudia Guimarães.
O curso gratuito, que será lecionado pela Firjan SENAI, é focado para formação em eletricista de rede de baixa tensão. Segundo a concessionária, 20% das vagas serão direcionadas à mulheres em remissão ou em tratamento do câncer de mama. Ao final da capacitação, as alunas poderão ser efetivadas pelas companhias parceiras da Enel Rio.
Sobre o curso de eletricista
As aulas têm previsão para começar em janeiro de 2022, com a carga horária de 40 dias, sendo 30 na modalidade online e 10 dias na modalidade presencial, contabilizando um total de 240 horas. A formação prática, na formato presencial, será ministrada no Centro de Excelência Operacional, em Cabo Frio.
Quem pode participar do curso
Para participar do curso gratuito, as candidatas devem ter o Ensino Médio completo, ter mais de 18 anos, morar na Região dos Lagos (Cabo Frio, Búzios, Araruama e Arraial do Cabo) e ter cadastro de cliente da Enel Rio.
Em relação às mulheres em remissão ou em tratamento do câncer, além dos documentos citados, precisarão apresentar laudo médico da medicina do trabalho fornecida pela Firjan SESI.
Como se inscrever
A inscrição gratuita pode ser feita pela internet, até o dia 10 de dezembro e o processo de seleção será realizado em três etapas de avaliação, de cunho eliminatório e classificatório.
- 1 – realizar a inscrição via formulário online;
- 2 – participar da entrevista para avaliação do perfil técnico;
- 3 – realizar a matrícula, apresentando a documentação exigida no final da seleção
A divulgação final dos nomes das inscritas selecionadas, para o curso gratuito da Enel será através de contato telefônico ou de email, no período de 15 a 17 de dezembro.