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Estudo descobriu que baterias de veículos elétricos com defeito pode recuperar até 90% de sua vida útil com reparos simples

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 10/05/2025 às 07:13
baterias de veículos elétricos
Foto: Reprodução
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Estudo mostra que 92% dos módulos permanecem funcionais após falha e que o reparo pode reduzir em até 93% as emissões de CO₂, tornando a manutenção mais eficiente e sustentável.

Um estudo recente da Autocraft EV Solutions revelou um dado surpreendente: a maioria das falhas em baterias de veículos elétricos pode ser reparada com a simples substituição de 1,1 módulos defeituosos, restaurando mais de 90% da capacidade original.

A descoberta derruba um dos principais mitos que cercam as baterias de veículos elétricos — a ideia de que, quando a bateria falha, é preciso trocá-la por completo.

Módulos com defeito, não a bateria inteira

A análise foi baseada em 559 reparos comerciais e indicou que, na maioria dos casos, o problema está em células individuais, não na bateria como um todo.

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Com o uso de ferramentas, é possível identificar com precisão o ponto de falha.

Esse avanço técnico permite ações localizadas e mais eficientes, com menor custo e impacto ambiental.

Economia de CO₂ e reaproveitamento de módulos

Reparar uma bateria, em vez de substituí-la, gera uma economia significativa em termos de emissões.

A Autocraft apontou que a redução pode chegar a 93% nas emissões de CO₂. Para uma bateria de 82,5 kWh, isso representa a economia de até 12 toneladas de carbono por unidade.

Outro dado importante é que 92% dos módulos de baterias consideradas com falha ainda funcionam e podem ser reutilizados em outros sistemas.

Essa prática estende o ciclo de vida dos componentes e reduz a necessidade de extração de materiais como lítio, cobalto e níquel.

Setor precisa mudar com urgência

O estudo identificou três mudanças prioritárias para tornar o reparo uma realidade em larga escala. A primeira é a padronização do reparo, que deve se tornar comum dentro e fora da garantia dos veículos.

A segunda é o fim da reciclagem prematura. Reciclar ainda tem papel importante, mas deve ser uma etapa final, e não a primeira resposta.

A terceira e mais desafiadora mudança é o redesenho das baterias. Atualmente, muitos modelos dificultam o conserto, o que leva à substituição completa mesmo quando apenas um módulo está danificado.

A recomendação é clara: é preciso adotar projetos modulares, que facilitem o acesso aos componentes internos e permitam reparos simples.

Transição energética mais rápida e sustentável

A abordagem proposta pela Autocraft aponta para um novo modelo de sustentabilidade. Com baterias mais duráveis e reparáveis, haverá menor necessidade de mineração, menor geração de resíduos e maior economia de recursos naturais como água e energia.

Além disso, essa mudança pode reduzir o custo final dos veículos elétricos, tornando-os mais acessíveis ao público.

Também aumenta a confiança dos consumidores, que muitas vezes se preocupam com os gastos futuros com manutenção e substituição de baterias.

O estudo conclui que consertar baterias de veículos elétricos não é apenas uma alternativa viável — é uma estratégia essencial.

A prática tem potencial para acelerar a transição energética, preservar recursos naturais e reduzir a pegada de carbono de forma expressiva.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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