Qualifica SP abre 2.580 vagas para cursos presenciais em 33 municípios; inscrições vão até 13 de julho pelo site oficial
O Governo do Estado de São Paulo abriu inscrições para 2.580 vagas em cursos presenciais e gratuitos de qualificação profissional.
A iniciativa faz parte do programa Qualifica SP, voltado à inserção ou reinserção de jovens e adultos no mercado de trabalho. As inscrições seguem abertas até o dia 13 de julho e devem ser feitas pelo site oficial do programa.
Cursos em todo o estado
As aulas presenciais serão realizadas em 33 municípios do estado de São Paulo.
-
Sebrae abre mil vagas em programa gratuito para impulsionar pequenos negócios
-
Profissionais digitais já ganham até R$ 15 mil por mês no Brasil com trabalho remoto e salário em dólar
-
Formação técnica têm salários de até R$ 10 mil e empregabilidade superior à de muitos graduados, diz SENAI
-
Prefeitura abre vagas em cursos gratuitos nas áreas de Logística, Transporte e Administração em parceria com SEST SENAT para qualificação profissional em Piracicaba
A formação será ministrada por professores do SEST/SENAT, tanto nas unidades da instituição quanto em locais descentralizados, dependendo da cidade. Os cursos ocorrem em três turnos: manhã (das 8h às 12h), tarde (das 13h às 17h) e noite (das 18h às 22h).
O objetivo do Qualifica SP é capacitar a população com base nas necessidades reais do mercado. Os cursos foram escolhidos após análises de demanda em todo o estado.
A intenção é preparar os alunos para áreas com maior oferta de vagas.
Duas modalidades disponíveis
As oportunidades estão divididas entre duas modalidades. A primeira, “Novo Emprego”, é destinada a pessoas a partir de 16 anos que buscam iniciar uma nova carreira.
São cinco cursos disponíveis: Almoxarife (30 vagas), Capacitação de Motorista (60), Gestão de Pessoas (150), Logística (330) e Operador de Empilhadeira (1.050).
A segunda modalidade é o “Meu Primeiro Emprego”, voltada a jovens de 16 a 24 anos que ainda não ingressaram no mercado. Os cursos são: Auxiliar Administrativo (660 vagas), Gestão de Projetos (120), Inglês (90) e Pacote de Informática (90).
Como participar
Podem se inscrever candidatos alfabetizados, residentes no estado de São Paulo e com idade compatível com o curso escolhido.
Se o número de inscritos for maior que o de vagas, terão prioridade menores de idade, pessoas com deficiência, desempregadas e com baixa renda.
A convocação será feita por e-mail. Os selecionados devem comparecer à unidade escolhida nos dias 15 ou 18 de julho para confirmar a matrícula.
O início das aulas está previsto para 21 de julho. Para receber o certificado, o aluno deve ter pelo menos 75% de presença.
Inscrições abertas até 13 de julho no site www.qualificasp.sp.gov.br.
Os dois melhores cursos tem apenas 90 vagas, o que é uma piada em se tratando de uma cidade populosa como São Paulo. Curiosamente, a foto da matéria remete à função de operador de empilhadeira, eu até imaginei que teria esse curso gratuito. Para fazer curso de “Auxiliar Administrativo” eu prefiro ficar em casa assistindo aulas em algum aplicativo gratuito de inglês ou de espanhol.