1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Estudante brasileiro de Engenharia Elétrica cria forno movido a energia solar que atinge 400 °C
Tempo de leitura 3 min de leitura

Estudante brasileiro de Engenharia Elétrica cria forno movido a energia solar que atinge 400 °C

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 25/10/2022 às 18:06
Estudante brasileiro de Engenharia Elétrica cria forno movido a energia solar que atinge 400 °C
Foto: PodCast CanalTech/Reprodução
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Estudante do Instituto Mauá de Tecnologia desenvolve fogão elétrico para fugir da crise. O engenheiro desenvolveu um fogão movido a energia solar que pode atingir 400 ºC.

Com foco em desenvolver um projeto que pode ajudar pessoas necessitadas, o estudante chamado Leonardo Barsotti criou um projeto de fogão movido a energia solar. Com a alta do botijão de gás, a ideia pode contribuir na vida de muita gente. Barsotti é aluno do Instituto Mauá de Tecnologia e teve a ideia de desenvolver o fogão elétrico para seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Fogão movido a energia solar utiliza módulo fotovoltaico

O estudante conta que sempre foi interessado pela energia solar e que sempre estudou em escolas que o permitia conhecer lugares onde não havia muito acesso à energia elétrica. Logo, a ideia de construir um fogão elétrico que pode ser movido a energia solar foi algo espontâneo.

O projeto do fogão movido a energia solar é uma ideia que objetiva suprir as demandas atuais no Brasil, atendendo a área alimentícia do país. O projeto funciona com o uso de um módulo fotovoltaico, que fica instalado dentro de um circuito com transformador.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

A voltagem do painel solar passa por esse transformador e, dentro desse circuito, ele funcionará com 9 volts, passando por um circuito de potência, responsável por mandar um sinal que é transformado em temperatura.

O fogão elétrico é acompanhado por um sensor de temperatura que funcionará para regular esse calor. Caso o projeto do estudante seja utilizado no modo automático, o usuário pode colocar a temperatura que desejar, no modo manual existe a possibilidade de escolher entre as temperaturas baixa, média ou alta.

Fogão movido a energia solar pode chegar a 200ºC em apenas 5 minutos

O forno tem capacidade para gerar até 400ºC e com apenas 5 minutos de funcionamento, possui capacidade de chegar aos 200º. A ideia é que o fogão elétrico do estudante tenha um banco de bateria, que pode deixar carregando ao sol em um bom dia, e assim conseguir continuar funcionando caso o dia esteja nublado, porque ele estará carregado. Entretanto, sem esse componente, deixando ele ao sol, já é possível usar o fogão movido a energia solar.

Com a atual situação do Brasil, diversas pessoas estão passando por dificuldades financeiras e estão voltando a usar lenha para cozinhar ou esquentar seus alimentos. O projeto do estudante facilitaria para essa parte da população ter acesso a esse item básico.

O estudante destaca ainda que há melhorias a serem feitas antes que o produto siga para o mercado, mas que é possível e está nos planos dele ampliar esse projeto.

Pesquisadores da UFRN criam fogão movido a luz do sol

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolveram um fogão que utiliza a luz do sol para gerar calor. Este fogão que utiliza a fonte renovável, gratuita e que tem de sobra no país é uma ótima opção para circular a crise e superar o momento de adversidades.

Além de não utilizar o gás de cozinha, o fogão foi desenvolvido por materiais descartados ou de baixo custo, como espelhos e sucatas. De acordo com os inventores, para a produção deste protótipo, foram gastos apenas R$ 150.

Além disso, embora a queima do gás de cozinha seja considerada limpa, isto é, sem emitir nenhum poluente, há opções que são ainda mais sustentáveis, como a desenvolvida pelos pesquisadores da UFRN, tendo em vista que além de aproveitar uma energia limpa, também utiliza materiais que talvez não seriam reciclados.

Desta forma, a iniciativa contribui ainda mais com o meio ambiente, tornando o fogão que utiliza energia solar uma ótima opção, caso chegue ao mercado.

Fonte: CanalTech

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos