1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Este sedan saiu de linha em 2019 e virou o órfão mais cobiçado, com câmbio de 6 marchas e 7 airbags de série
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Este sedan saiu de linha em 2019 e virou o órfão mais cobiçado, com câmbio de 6 marchas e 7 airbags de série

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 15/06/2025 às 11:29
O Último Corolla com Câmbio Manual: A Despedida da Versão GLi 2019, a Última Chance de Ter o Sedan com a Pureza do Câmbio de 6 Marchas.
O Último Corolla com Câmbio Manual: A Despedida da Versão GLi 2019, a Última Chance de Ter o Sedan com a Pureza do Câmbio de 6 Marchas.

A versão de entrada do sedan mais vendido do Brasil, em seu último ano com o raro câmbio de 6 marchas, se tornou um “unicórnio” no mercado de usados, valorizado por sua pureza mecânica e confiabilidade.

Em 2019, o mercado automotivo brasileiro se despediu de um ícone sem muito alarde. O Toyota Corolla GLi com câmbio de 6 marchas saiu de linha, encerrando um capítulo na história do sedan mais vendido do mundo. O que parecia ser apenas o fim de uma versão de entrada, com o tempo se revelou o nascimento de um “órfão cobiçado”, um carro que hoje é um verdadeiro achado no mercado de seminovos.

Este carro representa a combinação única da lendária confiabilidade da Toyota com a experiência de uma condução pura e conectada, algo cada vez mais raro na era dos carros automáticos. É a última chance de ter o sedan mais famoso do Brasil com um engate manual.

O fim da linha em 2019: como o lançamento da 12ª geração e a ascensão do câmbio CVT decretaram a morte do Corolla manual

A despedida do Corolla manual foi uma decisão estratégica da Toyota. Com o lançamento da 12ª geração do sedan no final de 2019, a montadora focou em um posicionamento mais premium, apostando todas as suas fichas na tecnologia do câmbio automático CVT e no pioneirismo da motorização híbrida flex.

Dia
Xaomi 14T Pro tá um absurdo de potente e barato! Corre na Shopee e garanta o seu agora!
Ícone de Episódios Comprar

Ao mesmo tempo, a Toyota usou o Yaris para competir na faixa de preço dos compactos, espremendo o Corolla GLi manual. Diante da crescente preferência do consumidor brasileiro pelo conforto da transmissão automática, manter uma versão manual no novo portfólio já não fazia mais sentido comercial para a marca.

O motor 1.8 de 144 cv e o raro câmbio de 6 marchas com tecnologia iMT do GLi 2019

Em 2019, o mercado automotivo brasileiro se despediu de um ícone sem muito alarde. O Toyota Corolla GLi com câmbio de 6 marchas saiu de linha, encerrando um capítulo na história do sedan mais vendido do mundo. O que parecia ser apenas o fim de uma versão de entrada, com o tempo se revelou o nascimento de um "órfão cobiçado", um carro que hoje é um verdadeiro achado no mercado de seminovos.

O coração do Corolla GLi 2019 é o conhecido motor 1.8 Dual VVT-i Flex, que entrega 144 cv de potência com etanol. O grande destaque, no entanto, é o seu parceiro: uma transmissão manual de seis velocidades, elogiada pelos engates precisos e pela embreagem leve.

O que poucos sabem é que este câmbio de 6 marchas conta com a tecnologia iMT (Intelligent Manual Transmission). Esse sistema inteligente executa o “punta-tacco” de forma automática nas reduções de marcha, elevando o giro do motor para tornar as trocas mais suaves e esportivas. Ele também evita que o carro “morra” em baixas rotações, unindo o melhor da condução manual com um toque de modernidade.

Os 7 airbags que a versão GLi manual de 2019 já oferecia como item de série

Embora fosse a versão de entrada, o Corolla GLi 2019 não economizava em segurança. O carro saía de fábrica com um pacote impressionante para a época, que o colocava à frente de muitos concorrentes.

O principal destaque era a presença de sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista). Além disso, o modelo contava com freios a disco nas quatro rodas com ABS, um item de segurança fundamental que garante frenagens mais eficientes e seguras.

Por que o Corolla com câmbio de 6 marchas é tão raro e valorizado?

Em 2019, o mercado automotivo brasileiro se despediu de um ícone sem muito alarde. O Toyota Corolla GLi com câmbio de 6 marchas saiu de linha, encerrando um capítulo na história do sedan mais vendido do mundo. O que parecia ser apenas o fim de uma versão de entrada, com o tempo se revelou o nascimento de um "órfão cobiçado", um carro que hoje é um verdadeiro achado no mercado de seminovos.

Encontrar um Corolla GLi 2019 com câmbio de 6 marchas à venda em 2025 é uma tarefa difícil. Uma busca nos principais portais de classificados revela que a versão é um verdadeiro “fantasma”. Essa extrema escassez, combinada com a alta procura dos entusiastas, faz com que seu preço desafie as tabelas convencionais.

Enquanto a Tabela FIPE de junho de 2025 indica um valor de R$ 92.595 para a versão automática do mesmo ano, não há um referencial confiável para a manual. O valor deste carro é ditado pela sua raridade. O vendedor sabe que tem uma joia, e o comprador está disposto a pagar por um item de colecionador que pode ser usado todos os dias.

Por que a versão GLi 2019 se tornou o “órfão cobiçado” pelos amantes da direção?

O Corolla GLi manual de 2019 virou um ícone porque ele representa tudo o que um purista automotivo valoriza. Ele combina a confiabilidade inquestionável da Toyota com a experiência de uma condução pura, onde o motorista tem controle total sobre a máquina.

Sua versão de entrada, com menos aparatos tecnológicos, acaba sendo vista como uma vantagem, oferecendo um ambiente focado na direção. A soma de um nome lendário, a raridade de um câmbio de 6 marchas em um sedan médio e a segurança dos sete airbags, cria uma proposta de valor única. Ele é a última chance de ter um carro com a alma do Corolla clássico em um pacote moderno, seguro e confiável.

  • Reação
Uma pessoa reagiu a isso.
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários

Tags
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x