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Este pode ser o motor de combustão mais eficiente da história — 400 cavalos de potência, 54 kg de peso e sem gasolina

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 27/12/2024 às 23:46
Atualizado em 28/12/2024 às 08:54
motor
Foto: Reprodução

Um motor revolucionário promete mudar o futuro da combustão: 400 cavalos de potência, peso de apenas 54 kg e funcionamento sem gasolina. Conheça essa inovação.

Com a proibição definitiva dos motores a gasolina na União Europeia prevista para 2035, a busca por alternativas menos poluentes e mais eficientes está acontecendo em velocidade recorde.

Entre as opções em desenvolvimento, um motor a hidrogênio promete revolucionar o setor automotivo e superar os padrões atuais de eficiência e sustentabilidade.

O fim da era do combustível fóssil?

Motores a gasolina, ainda amplamente utilizados, enfrentam desafios elevados. Sua eficiência térmica, que varia entre 20% e 40%, significa que a maioria da energia gerada pela combustão é perdida como calor residual.

Com isso, não apenas há desperdício energético, mas também aumento das emissões de gases nocivos.

Em contraste, o hidrogênio surge como um candidato promissor. Além de sua alta densidade energética por unidade de massa, seu processo de combustão gera água como subproduto, eliminando os perigosos óxidos de nitrogênio (NOx) que os motores tradicionais liberam em abundância.

H2 Starfire: o motor do futuro

O motor a hidrogênio da Aston dispensa o sistema de pistão.

A Astron Aerospace, uma empresa americana de ponta, desenvolveu um motor experimental chamado H2 Starfire, que utiliza hidrogênio como combustível direto.

Esse motor é compacto, leve e apresenta uma eficiência térmica impressionante de 60%, superando amplamente os melhores motores a gasolina e até mesmo outros projetos de motores a hidrogênio.

O H2 Starfire elimina o tradicional sistema de pistões, substituindo-o por dois eixos que giram em direções opostas.

Este design único não só reduz o peso, chegando a apenas 54 kg, mas também aumenta a potência e o torque, atingindo 400 cavalos e 678 Nm, respectivamente.

Outro ponto crucial é sua operação em temperaturas mais baixas, que impede a formação de NOx. Enquanto os motores convencionais operam a cerca de 1.300 °C, o H2 Starfire mantém a combustão em níveis mais moderados, gerando apenas vapor d’água e ar limpo.

Alimentado por hidrogênio, a eficiência pode chegar a 60%.

Potencial para a Fórmula 1

A Fórmula 1, conhecida por ser o ápice da inovação automotiva, pode ser um campo de testes crucial para o H2 Starfire.

Atualmente, os motores utilizados na categoria têm uma eficiência térmica de aproximadamente 50%, considerada a mais alta do setor. Porém, o novo motor a hidrogênio da Astron promete atingir 60%, quebrando recordes e redefinindo padrões.

Se adotado na Fórmula 1, o H2 Starfire poderá acelerar sua validação e, eventualmente, sua aplicação comercial.

Isso também colocaria o hidrogênio como uma alternativa viável para revitalizar os motores de combustão interna em um momento em que os veículos elétricos dominam as previsões de mercado.

Um novo capítulo na indústria

Os desafios são grandes, mas o entusiasmo em torno do H2 Starfire cresce. Para muitos especialistas, ele representa uma solução intermediária sustentável até que as tecnologias elétricas e outras formas de propulsão limpa amadureçam completamente.

Por enquanto, a Astron Aerospace segue conduzindo testes e ajustes no motor. Caso obtenha sucesso, o H2 Starfire poderá não apenas redefinir o conceito de motores de combustão, mas também marcar uma nova era no uso do hidrogênio como combustível principal.

Com 400 cavalos de potência, eficiência incomparável e emissões zero, o H2 Starfire promete ser o motor mais eficiente da indústria. A corrida tecnológica pelo melhor motor sustentável já começou, e o futuro parece cada vez mais próximo.

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Valdimar Melo
Valdimar Melo
28/12/2024 08:03

Notícia espetacular. Seria maravilhosamente acolhida por todos usuários de transporte. Toda população tinha que ajoelhar e agradecer pelo magnífico projeto, pois além de minimizar a poluição estaria potencializando a sustentabilidade ambiental e, certamente, impulsionado o setor de energia renovável no país e no mundo. Embora reconheça que a efetivação do projeto confrontaria muitos interesses, mormente daqueles que compõem as fileiras da nossa política.

Rogerio S
Rogerio S
28/12/2024 10:15

Ainda nao eliminaram um problema com uso de H2 em motores de combustao: autonomia. Seria muito mais vantajoso usar as celulas a combustivel que impulsionam motores eletricos. A eficiencia é mais alta, a reaçao é eletroquimica, o produto tambem é agua.

Manoel Medeiros
Manoel Medeiros
28/12/2024 15:28

Boa tarde a todos o Brasil,tem muitos carros movidos água,onde as poderosas indústrias automotivas,não divulgam,isso já faz tempo,só vale si vier de fora.Nossos governantes preocupados pelas multinacionais,onde o dinheiro fala mais auto

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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