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Este hatch 2025 tem design europeu e o motor 1.0 mais forte da categoria com 130 cv, mas seu banco de trás é um dos menores do mercado

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 12/06/2025 às 08:45
Este Hatch 2025 tem Design Europeu e o Motor Mais Forte da Categoria (130 cv), mas o Espaço no Banco de Trás é Extremamente Apertado. OBS Exata: Modelo: Peugeot 208 Griffe Turbo | Ano/Modelo: 2025 | Motor: 1.0 Turbo Flex (T200) de 130 cv | Consumo (Gasolina): 14,3 km/l (estrada) | Preço (Junho/2025): A partir de R$ 118.000 | Detalhe: Usa o mesmo motor do Pulse, mas o espaço traseiro é um dos menores da categoria.
Este Hatch 2025 tem Design Europeu e o Motor Mais Forte da Categoria (130 cv), mas o Espaço no Banco de Trás é Extremamente Apertado.

Equipado com o aguardado motor T200, este hatch 2025 tem design europeu e brilha no desempenho, mas seu espaço interno limitado pode ser um fator decisivo na hora da compra de um carro que parte de R$ 118.000.

O segmento de hatches compactos premium no Brasil vive uma competição acirrada, e a Peugeot busca consolidar o 208 como uma referência no mercado. O fato de que este hatch 2025 tem design europeu e, agora, um motor turbo potente, é a principal aposta da marca para se destacar. Com a estratégica decisão da Stellantis de equipá-lo com o motor T200, o mesmo usado em modelos Fiat como o Pulse, o modelo francês ganha o argumento que mais lhe faltava para brigar de igual para igual com seus rivais.

A versão 2025 na sua configuração topo de linha, a Griffe Turbo, chega com a promessa de aliar o visual arrojado a um desempenho de tirar o fôlego. No entanto, o modelo carrega uma dicotomia: de um lado, seu estilo e o motor mais potente da categoria; do outro, um espaço interno que continua sendo um de seus pontos mais críticos.

O motor T200: os 130 cv que fazem dele o 1.0 turbo mais potente do Brasil

O coração do Peugeot 208 Griffe Turbo 2025 é o motor T200 1.0 Turbo Flex. Este propulsor de três cilindros, compartilhado com outros modelos da Stellantis, entrega 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, tanto com etanol quanto com gasolina. Esses números o colocam no topo da categoria em termos de força.

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Na prática, o desempenho é notável. O hatch acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,0 segundos, superando rivais diretos como o VW Polo Highline (10,1s) e o Chevrolet Onix Premier (10,1s).

A transmissão é automática do tipo CVT, que simula sete marchas e prioriza o conforto. Em termos de consumo, os dados para a versão Griffe Turbo apontam para uma média de 14,3 km/l na estrada com gasolina.

Por que este hatch 2025 tem design europeu como seu maior trunfo

O segmento de hatches compactos premium no Brasil vive uma competição acirrada, e a Peugeot busca consolidar o 208 como uma referência no mercado. O fato de que este hatch 2025 tem design europeu e, agora, um motor turbo potente, é a principal aposta da marca para se destacar. Com a estratégica decisão da Stellantis de equipá-lo com o motor T200, o mesmo usado em modelos Fiat como o Pulse, o modelo francês ganha o argumento que mais lhe faltava para brigar de igual para igual com seus rivais.

Se há um ponto em que o Peugeot 208 é unanimidade, é no design. O hatch 2025 tem design europeu marcante, com elementos como os faróis full LED com a assinatura luminosa em formato de “dentes de sabre” e as lanternas traseiras com as “garras de leão”. Essas características conferem ao carro uma identidade única e sofisticada.

Internamente, o destaque é o Peugeot i-Cockpit 3D®. O conceito, que combina um volante de dimensões reduzidas, uma central multimídia de 10,3 polegadas e um painel de instrumentos digital elevado com efeito 3D, cria uma experiência de condução futurista.

A qualidade dos materiais e o acabamento também costumam ser superiores aos da concorrência, reforçando a proposta premium do modelo.

Por que o espaço no banco traseiro é tão apertado?

A principal e mais antiga crítica ao Peugeot 208 é o seu espaço interno, especialmente para quem viaja atrás.

Mesmo com a moderna plataforma CMP, o banco traseiro é extremamente apertado para adultos, tornando viagens longas desconfortáveis. Com um entre-eixos de 2.540 mm, ele fica atrás de rivais como o VW Polo (2.566 mm).

Essa limitação não é uma falha de projeto, mas uma consequência direta do design. A silhueta mais baixa e alongada, que confere ao 208 seu visual esportivo, acaba sacrificando o espaço da cabine.

É um trade-off deliberado entre forma e função, que posiciona o carro como uma opção ideal para solteiros, casais ou famílias com crianças pequenas.

Vale os R$ 118.000? O que o pacote Griffe Turbo oferece pelo preço

O segmento de hatches compactos premium no Brasil vive uma competição acirrada, e a Peugeot busca consolidar o 208 como uma referência no mercado. O fato de que este hatch 2025 tem design europeu e, agora, um motor turbo potente, é a principal aposta da marca para se destacar. Com a estratégica decisão da Stellantis de equipá-lo com o motor T200, o mesmo usado em modelos Fiat como o Pulse, o modelo francês ganha o argumento que mais lhe faltava para brigar de igual para igual com seus rivais.

Com preço inicial de R$ 118.000 em junho de 2025, a versão Griffe Turbo precisa entregar um pacote de equipamentos robusto para justificar o investimento. Além do motor potente e do design, a versão topo de linha inclui:

Seis airbags (frontais, laterais e de cortina).

Pacote ADAS: Sistemas de assistência ao condutor, como alerta de colisão, frenagem de emergência e auxílio de farol alto.

Teto solar panorâmico.

Carregador de celular por indução.

Rodas de liga leve de 17 polegadas.

Bancos com revestimento premium.

O pacote é completo, mas a concorrência também é forte, mostrando que o fato de que este hatch 2025 tem design europeu é apenas um dos fatores na decisão.

O Hyundai HB20 Platinum Safety, por exemplo, oferece um pacote de segurança ativa igualmente robusto.

O histórico do motor: o que você precisa saber sobre a confiabilidade

O motor T200 pertence à família de motores PureTech, que em suas primeiras gerações na Europa apresentou problemas crônicos relacionados à correia dentada, que trabalha imersa em óleo.

A degradação prematura da correia podia contaminar o sistema de lubrificação e causar falhas graves no motor.

É fundamental que a Stellantis tenha implementado soluções definitivas para o motor T200 produzido e vendido no Brasil.

Embora a empresa não detalhe as alterações, a popularização do motor em modelos de grande volume como Pulse, Fastback e Strada sugere um aumento na confiança sobre sua durabilidade.

Ainda assim, é um ponto de atenção para o comprador, que deve seguir rigorosamente o plano de manutenção para mitigar quaisquer riscos.

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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