Esqueça as antigas potências automotivas. A China não apenas lidera, mas domina a produção global de veículos há vários anos, com uma vantagem expressiva, sendo hoje o país que mais produz automóveis no mundo.
Por décadas, Estados Unidos e Japão foram sinônimos de liderança na produção automotiva. No entanto, o cenário mudou drasticamente, e hoje a China ocupa o posto de país que mais produz automóveis no mundo.
Em maio de 2025, os números confirmam: a China é, há vários anos, o país que mais produz automóveis no mundo, impulsionada por políticas estratégicas, um mercado interno robusto e uma liderança crescente no crucial segmento de Veículos de Nova Energia (NEVs).
Números que impressionam na produção mundial de veículos
Dados recentes da Organização Internacional de Construtores de Veículos Automotores (OICA) confirmam a dominância chinesa. Em 2023, a China produziu 30,16 milhões de unidades, um aumento de 12% em relação ao ano anterior. Este volume supera com folga os Estados Unidos (10,61 milhões) e o Japão (9,0 milhões).
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A participação da China na produção global de veículos em 2023 foi de aproximadamente 32,2%. Dados preliminares para 2024 indicam que a produção chinesa atingiu um recorde de cerca de 31,3 milhões de veículos. Essa ascensão é fruto de um crescimento acelerado desde 2000, quando o país produzia apenas cerca de 2 milhões de unidades.
China como potência exportadora
Além de dominar a produção, a China ultrapassou o Japão em 2023, tornando-se o maior exportador de automóveis do mundo. O volume saltou de cerca de 2 milhões em 2021 para 4,91 milhões em 2023, alcançando aproximadamente 5,86 milhões de unidades em 2024.
Embora as exportações de NEVs tenham crescido (cerca de 1,3 milhão em 2024), a maioria dos veículos exportados (cerca de 78% em 2024) ainda era movida por motores a combustão interna (ICE). Os principais destinos incluem Rússia, Europa, Sudeste Asiático e América Latina.
Estados Unidos e Japão
Os Estados Unidos produziram 10,61 milhões de veículos em 2023, com foco em picapes e SUVs. O país enfrenta alta dependência de importações e uma adoção mais lenta de VEs (8-10% do mercado em 2024). Em resposta, o governo implementou a Lei de Redução da Inflação (IRA) e tarifas sobre EVs chineses, enquanto montadoras como GM, Ford e Stellantis investem bilhões na localização da produção de EVs e baterias.
O Japão produziu 9,0 milhões de veículos em 2023. Embora com forte legado em híbridos, tem sido mais cauteloso na transição para veículos elétricos a bateria (BEVs), onde a participação de mercado é baixa (3,6% em 2023). Montadoras como Toyota, Honda e Nissan estão reestruturando operações, investindo em EVs, formando parcerias e localizando P&D, especialmente para competir no crucial mercado chinês.
A China como o consolidado país que mais produz automóveis no mundo e as implicações para o futuro da indústria
Em maio de 2025, a liderança da China como o país que mais produz automóveis no mundo é indiscutível. Sua capacidade industrial massiva, o domínio no segmento de NEVs e a crescente força exportadora estabeleceram um novo paradigma na indústria automotiva global.
Para os fabricantes tradicionais dos EUA e Japão, o desafio é acelerar a transição para a eletrificação, otimizar custos e desenvolver cadeias de suprimentos resilientes para competir na nova era da mobilidade, que é cada vez mais moldada pela potência automotiva chinesa.
NingUeem q comprar nada da chiNA
Ja comprei na temu, top
Larga de ser ****, olha aí na tua casa, tá cheio de produto made in China…..