Com investimento superior a R$ 2 bilhões, as obras do metrô de Salvador vai estender a Linha 1 até o Campo Grande, beneficiando milhares de passageiros e impulsionando a criação de empregos diretos e indiretos na capital baiana.
Salvador se prepara para dar um passo significativo em sua mobilidade urbana com o avanço das obras do metrô. A nova extensão da Linha 1 até o Campo Grande não só facilitará o deslocamento de milhares de usuários, como também vai gerar aproximadamente mil empregos diretos, além de oportunidades indiretas em setores como comércio, serviços e infraestrutura.
Tramo 4 da Linha 1: conexão estratégica até o coração de Salvador
O novo trecho, batizado de Tramo 4, terá 1,1 km de extensão subterrânea e ligará a Estação da Lapa à futura Estação Campo Grande.
A localização da nova estação é estratégica, próxima a pontos icônicos como o Teatro Castro Alves, museus, hospitais, universidades e ao circuito oficial do Carnaval.
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Segundo o Governo da Bahia, a obra será executada pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), com previsão de beneficiar diretamente cerca de 11,5 mil passageiros por dia.
O projeto está orçado em R$ 1,518 bilhão, financiado por recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e conta com apoio dos governos federal e estadual.
Durante o anúncio oficial, realizado na segunda-feira (9), o governador Jerônimo Rodrigues e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacaram o impacto positivo das obras para Salvador.
O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos, ressaltou que a intervenção não apenas vai gerar empregos, mas também estimulará o desenvolvimento econômico no centro da cidade.
Novo edital prevê aquisição de 10 trens modernos
Além da ampliação da linha, foi lançado o edital para aquisição de 10 novos trens, com capacidade para 1.250 passageiros cada.
O contrato está estimado em R$ 648,4 milhões, sendo R$ 616 milhões provenientes do governo federal.
Com isso, o investimento total nos dois projetos — expansão da linha e compra dos trens — soma R$ 2,166 bilhões, consolidando o compromisso com a modernização do transporte público na capital baiana.
Salvador caminha para ter uma das maiores malhas ferroviárias do Brasil
De acordo com Vasconcelos, as intervenções em curso, incluindo a construção do VLT, posicionam Salvador como uma das cidades com maior extensão de trilhos urbanos do país.
Quando concluídas, essas obras somarão aproximadamente 80 quilômetros de rede ferroviária.
“Desde o ano passado, a Bahia lidera a geração de empregos no Nordeste, graças a uma política pública que aposta na infraestrutura como motor de desenvolvimento”, afirmou o secretário, enfatizando que o projeto do metrô reforça esse compromisso.
Fonte: Bahia Econômica