Pesquisadores do MIT convertem um veículo comum em moto movida a hidrogênio, transformando uma Ducati esportiva de 1999 para o novo combustível.
A equipe especializada em veículos elétricos do Massachusetts Institute of Technology (MIT) realizou uma inovação notável ao modificar uma Ducati 900SS. Este modelo clássico foi completamente desmontado e reconstruído como uma motocicleta movida a hidrogênio. Durante o processo, a moto foi não apenas convertida, mas também aprimorada com um design inovador, cujo código está disponível em código aberto, incentivando colaborações e desenvolvimentos futuros por terceiros.
Entenda como a moto a hidrogênio do MIT foi desenvolvida
De acordo com dados do MIT News, a equipe decidiu desenvolver essa moto movida a hidrogênio com bateria para entender melhor como funciona esta fonte de combustível limpo, de maior densidade e menos usada e, esperançosamente, para inspirar outros e tentarem construir veículos que possam usar o hidrogênio como fonte de energia.
A moto a hidrogênio está em construção há cerca de um ano, começando com um veículo doado, uma Ducati Supersport de 1999. O motor de combustão e todos os acessórios presentes foram retirados do modelo, deixando apenas a estrutura com direção, freios e suspensão. Foi instalado um motor de força elétrico, com uma pequena bateria e transmissão direta por corrente na roda traseira.
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O sistema da moto movida a hidrogênio foi adicionado como um extensor de autonomia, extraindo continuamente energia por meio de uma célula de combustível alimentada por um cilindro de gás montado sob a traseira da moto.
De acordo com a líder do projeto no MIT, Aditya Mehrotra, a moto a hidrogênio foi totalmente desenvolvida para a pesquisa, para que seja possível trocar componentes e obter dados reais de hardware sobre a qualidade de seus projetos.
No vídeo em que foi apresentado, a moto movida a hidrogênio não aparenta ser tão rápida. Entretanto, a equipe está se preparando para substituir o motor elétrico pronto para uso por algo um pouco mais animado e personalizado.
Moto movida a hidrogênio da Kawasaki deve chegar ao mercado em breve
Além desta iniciativa dos cientistas do MIT, ao longo dos anos, houve algumas tentativas de desenvolver motocicletas de hidrogênio por parte de fabricantes de motocicletas. Mais recentemente, a Kawasaki modificou um de seus modelos para utilizar hidrogênio em seu motor de combustão de 1 mil cilindradas.
A marca está colocando o protótipo em testes este ano. A mais recente inovação da marca japonesa é a Kawasaki Ninja H2 SX, uma motocicleta esportiva movida a hidrogênio, que ganha destaque por suas emissões zero.
Este novo tipo de moto a hidrogênio promete ser um marco no futuro da mobilidade, oferecendo várias vantagens em comparação aos modelos elétricos. Entre as vantagens dessa moto movida a hidrogênio, quando comparada com uma moto elétrica comum está sua capacidade de andar mais sem ter que parar para recarregar as baterias, além de abastecer muito mais rápido.
Hidrogênio verde é a solução para a mobilidade sustentável
A eletromobilidade avança, no mundo, a passos largos. Entretanto, no Brasil, ainda há desafios a serem superados, como o preço dos veículos e das baterias. Desta forma, o hidrogênio pode ser uma alternativa nos casos em que não faz sentido usar a bateria, mas sim um gás ou líquido, que pode ser armazenado em tanques, por exemplo, nos ônibus, trens, caminhões pesados e empilhadeiras. Além disso, o combustível é três vezes mais potente que a gasolina.
A avaliação é do diretor da Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha (AHK Paraná) e Cônsul Honorário da Alemanha em Curitiba, Andreas F.H Hoffrichter. O Brasil tem enorme potencial para produção de hidrogênio a partir de fontes limpas e sustentáveis, como eólica, hídrica e solar. O uso de energia limpa no processo de hidrólise resulta no hidrogênio verde.