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Energia nuclear: Como funciona o reator nuclear de 4ª geração que promete mover navios em todo mundo — 7 anos sem reabastecimento e velocidade recorde

Escrito por Lucas Carvalho
Publicado em 03/09/2024 às 08:02
Transporte de contêineres, Energia nuclear, Navios porta-contêineres, Viabilidade nuclear, Velocidade recorde
Foto: Reprodução

A indústria de transporte marítimo, um dos pilares do comércio global, está prestes a passar por uma revolução energética. A gigante Maersk, em parceria com a Lloyd’s Register e a Core Power, está estudando a viabilidade de utilizar reatores nucleares de quarta geração para mover navios porta-contêineres com energia nuclear.

Esta inovação tecnológica, que promete operar navios por até sete anos sem reabastecimento, pode transformar a maneira como o mundo transporta mercadorias e enfrenta os desafios ambientais do futuro.

Imagem para fins demostrativos – Foto: Reprodução

Energia Nuclear: Desafios das emissões de carbono no setor de transporte marítimo

O transporte marítimo é responsável por cerca de 90% do comércio global, mas também contribui significativamente para as emissões de dióxido de carbono, com aproximadamente 3% das emissões globais provenientes desse setor.

Em um momento em que a pressão por combustíveis mais limpos e pela redução do impacto ambiental aumenta, a energia nuclear surge como uma solução potencial para descarbonizar o transporte marítimo.

O uso de energia nuclear no transporte marítimo foi considerado uma opção arriscada devido a preocupações com a segurança, o gerenciamento de resíduos e a aceitação regulatória.

No entanto, os avanços tecnológicos nos reatores de quarta geração prometem superar muitos desses obstáculos, oferecendo uma alternativa mais segura e eficiente às tecnologias nucleares tradicionais.

O funcionamento dos reatores de quarta geração

Os reatores nucleares de quarta geração são projetados para serem significativamente mais eficientes e seguros do que as usinas nucleares atuais. Eles utilizam urânio-238, um recurso mais abundante, como combustível, o que aumenta a eficiência e reduz os resíduos nucleares.

Além disso, esses reatores são concebidos para evitar a ocorrência de acidentes graves, mesmo em situações extremas como terremotos, minimizando o risco de liberação de material radioativo.

Um dos principais diferenciais dos reatores de quarta geração é a capacidade de operar por longos períodos sem a necessidade de reabastecimento. No caso dos navios porta-contêineres, isso significa que um reator poderia fornecer energia suficiente para operar por até sete anos, um avanço significativo em comparação com os navios convencionais, que exigem reabastecimento regular.

Outro aspecto crucial é o ciclo de combustível dos reatores de quarta geração, que evita a separação de urânio e plutônio, dificultando a criação de armas nucleares e aumentando a segurança do sistema como um todo.

Vantagens dos navios movidos a energia nuclear

Os navios movidos a reatores nucleares de quarta geração oferecem diversas vantagens em termos de desempenho e impacto ambiental. Estima-se que um navio porta-contêineres de grande porte necessite de uma potência de propulsão entre 60 e 70 MW, com uma potência térmica total de 100 a 150 MW.

Essa energia permitiria ao navio operar por longos períodos sem reabastecimento e alcançar velocidades médias superiores às dos navios convencionais, na faixa de 25 a 30 nós.

Mais importante ainda, os navios movidos a energia nuclear têm o potencial de reduzir drasticamente as emissões de carbono do setor marítimo. Um único navio porta-contêineres movido a energia nuclear poderia evitar a emissão de várias centenas de milhares de toneladas de CO2 por ano, contribuindo significativamente para as metas globais de redução de emissões.

Descarbonização do transporte marítimo

Descarbonizar o transporte marítimo é um dos maiores desafios enfrentados pela indústria global. A energia nuclear de quarta geração oferece uma alternativa promissora para reduzir as emissões de carbono nesse setor, possibilitando a operação de navios por longos períodos sem a necessidade de combustíveis fósseis.

No entanto, a implementação dessa tecnologia em larga escala depende da criação de padrões de segurança rigorosos e da aceitação regulatória global. A iniciativa da Maersk, Lloyd’s Register e Core Power de estudar a viabilidade dos navios movidos a energia nuclear é um passo crucial nessa direção. O sucesso desse projeto pode desbloquear o potencial da energia nuclear no transporte marítimo, permitindo que o setor atinja suas metas de zero emissões líquidas.

O uso de reatores nucleares de quarta geração no transporte marítimo representa uma mudança de paradigma na busca por soluções sustentáveis para a descarbonização do setor.

Com a capacidade de operar por anos sem reabastecimento e a promessa de reduzir drasticamente as emissões de carbono, essa tecnologia pode transformar a maneira como o mundo movimenta suas mercadorias.

À medida que a pressão por alternativas mais limpas cresce, a energia nuclear surge como uma solução viável para enfrentar os desafios ambientais do futuro e assegurar um comércio global mais sustentável.

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Lucas Carvalho

Jornalista experiente com ampla atuação na cobertura de temas relacionados a petróleo, gás e energia renovável. Especialista em análises aprofundadas e tendências do setor, com enfoque em inovações tecnológicas e impacto ambiental. Autor de artigos relevantes na área.

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