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Empresas brasileiras estimam mais de US$4,7 milhões em negócios após Expoplast

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 01/09/2022 às 10:42

Durante a feira, considerada porta de entrada para a indústria do plástico no Peru, companhias brasileiras movimentaram US$810 mil em vendas

Expondo máquinas de alta eficiência e inovações tecnológicas, nove empresas brasileiras participaram da Expoplast, feira internacional da indústria do plástico, que aconteceu entre os dias 24 e 27 de agosto. O evento, que ocorreu no Peru – país que hoje apresenta uma das economias de maior evolução na América Latina -, é um dos pontos de encontro mais importantes da indústria plástica latino-americana e do Pacífico Sul. 

Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e ApexBrasil reforçam essa parceria

Por meio do Programa Brazil Machinery Solutions (BMS), parceria entre ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), as empresas Boy Service, Delgo, Lakatos, Laserflex, Mecalor, Polimáquinas, Reinaflex, SEIBT e Vizuri participaram da feira, que contou com aproximadamente 300 expositores nacionais e internacionais e mais de 20 mil visitantes.

“A Expoplast mostrou um cenário promissor para as exportações brasileiras. Apenas nos quatro dias de evento, as empresas que estavam junto ao BMS totalizaram US$810 mil em negócios realizados in loco, com estimativa de atingir mais US$3,95 milhões em negócios nos próximos 12 meses”, explica Patrícia Gomes, Diretora Executiva de Mercado Externo da ABIMAQ. Os principais destinos foram o próprio Peru, além de Equador e Chile.

Vale ressaltar que o Peru foi o o 3º maior importador de máquinas e equipamentos brasileiros para o setor plástico em 2021. O país importou US$7,6 milhões ao longo do ano, representando 8% do total exportado pelo Brasil no período. No primeiro semestre de 2022, o país já movimentou US$4,5 milhões em maquinários brasileiros, um aumento de 46,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Na cesta de produtos brasileiros mais exportados para o Peru do setor, em 2021, destacam-se: máquinas e aparelhos para trabalhar borracha ou plásticos ou para fabricação de produtos dessas matérias; máquinas auxiliares para impressão e máquinas e aparelhos de impressão, flexográficos. Juntos, os três segmentos de produto acumulam mais de 60% do valor total importado pelo país.

PANORAMA DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS  

No ranking dos destinos mais importantes para a exportação de máquinas e equipamentos do setor plástico, em 2021, estão: os Estados Unidos, a Argentina, o Peru, o Reino Unido e o Chile.

No mesmo ano, o Brasil exportou US$15 milhões para os Estados Unidos, 16% de seus maquinários no setor. A Argentina importou US$14,1 milhões no mesmo período, enquanto o Peru movimentou US$7,6 milhões. Já o Reino Unido aumentou sua participação em 79% entre 2020 e 2021, atingindo US$7,3 milhões. O Chile, por sua vez, alcançou US$6,4 milhões em importações. 

Entre os equipamentos brasileiros mais exportados dentro da indústria do plástico estão as máquinas e aparelhos para trabalhar borracha, plásticos ou para fabricação de produtos dessas matérias. Em 2021, esses itens tiveram uma participação de 27,4% dentro do setor, movimentando US$25,7 milhões. Outro destaque são as máquinas auxiliares para impressão, que alcançaram US$11,2 milhões nas exportações, um aumento de 27% em relação ao ano anterior. 

Sobre o Brazil Machinery Solutions – Fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o Programa Brazil Machinery Solutions visa a promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico com tecnologia e competitividade. O Programa BMS possui atualmente mais de 200 membros, entre indústrias de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Até outubro de 2021, as empresas associadas ao Programa BMS registraram exportações para 160 países. Mais informações: www.brazilmachinery.com 

Sobre a ABIMAQ – A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1937, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br

Sobre a ApexBrasil – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil. Mais informações: www.apexbrasil.com.br

Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

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