1. Início
  2. / Construção
  3. / Empresa patenteia concreto de madeira: material inovador que promete transformar radicalmente a construção civil
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Empresa patenteia concreto de madeira: material inovador que promete transformar radicalmente a construção civil

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 05/11/2024 às 15:20
concreto de madeira
Foto: Reprodução

Concreto feito de madeira patenteado: material sustentável pode revolucionar o futuro da construção civil com durabilidade e menor impacto ambiental

Você já imaginou que as árvores poderiam, um dia, sustentar nossas casas? Pois é exatamente essa a proposta do concreto de madeira, um material inovador que promete revolucionar a construção civil ao oferecer uma alternativa sustentável e amigável ao meio ambiente, ajudando a combater as mudanças climáticas.

O que é o concreto de madeira?

O concreto de madeira é composto por cerca de 80% de agregados de madeira, geralmente derivados de sobras de serraria, que são misturados com cimento e água. Essa combinação permite criar um material sustentável, com propriedades únicas que o diferenciam dos concretos tradicionais.

Segundo Laurent Noca, cofundador e diretor técnico da CCB Greentech, “não basta simplesmente misturar os elementos para obter um concreto com desempenho adequado. A qualidade e seleção da madeira, além da técnica de moagem específica, são essenciais para garantir a resistência e durabilidade do material.

Além disso, a CCB Greentech patenteou um processo de tratamento dos agregados de madeira para otimizar a aderência do cimento, estabilizando o concreto e melhora sua qualidade.

 © CCB Greentech

Vantagens

O concreto de madeira se destaca pelas vantagens ambientais e pela eficiência no uso de recursos. Entre as principais características estão:

  • Pegada de carbono negativa: A madeira utilizada armazena mais CO2 do que é emitido durante sua produção, contribuindo para a redução de gases do efeito estufa.
  • Isolamento térmico e acústico: O concreto de madeira tem uma capacidade natural de isolamento, o que reduz o consumo de energia com aquecimento e ar condicionado nos edifícios.
  • Resistência ao fogo: O material apresenta maior resistência ao fogo quando comparado ao concreto tradicional, garantindo segurança sem comprometer o peso.

Essas qualidades tornam o concreto de madeira uma opção atraente para construções sustentáveis.

Instalação de paredes pré-fabricadas de madeira e concreto TimberRoc ©CCB Greentech

Colaboração entre ciência e indústria

Para otimizar ainda mais o desempenho do composto de madeira, a CCB Greentech está em parceria com a escola Polytech Clermont e o Instituto Pascal em uma iniciativa chamada SWITCH (Concreto de isolamento de madeira sustentável para uma transição para um habitat de baixo carbono).

Segundo o pesquisador da Polytech Clermont, o objetivo inicial era entender como o composto de madeira poderia ajudar a regular a temperatura e a umidade dentro dos edifícios. No entanto, rapidamente perceberam que o material poderia solucionar diversos outros desafios no setor da construção.

Com a SWITCH, os principais objetivos incluem:

  1. Análise aprofundada das propriedades do material: Estudar como o concreto de madeira se comporta em diferentes condições climáticas.
  2. Desenvolvimento de novas fórmulas: Adaptar o material para diferentes tipos de construções, desde casas até edifícios comerciais.
  3. Treinamento de engenheiros: Formar uma nova geração de profissionais especializados em construção sustentável.
Igreja Evangélica. Crédito da foto: CCB Greentech

Benefícios urbanos do composto

Além das vantagens técnicas, o concreto de madeira tem potencial para influenciar positivamente o clima urbano. Edifícios construídos com esse material poderiam ajudar a amenizar as temperaturas nas cidades, criando áreas mais frescas e reduzindo o efeito das ilhas de calor.

A SWITCH está conduzindo pesquisas para entender se cidades compostas majoritariamente por construções de concreto de madeira seriam mais resilientes ao aquecimento global. Como afirmou o pesquisador Sofiane Amziane: “Simulações nos permitirão avaliar a influência desse material na temperatura urbana e como ele pode contribuir para um clima mais agradável em áreas urbanizadas.

Um passo concreto em direção ao futuro

Diante dos desafios ambientais que enfrentamos, o composto de madeira surge como uma alternativa concreta e inovadora para a construção sustentável.

Com o apoio de iniciativas como a SWITCH, que une pesquisa, formação e indústria, o concreto de madeira tem o potencial de se tornar uma escolha padrão na construção de edifícios ecológicos.

Essa tecnologia é um exemplo de como a união entre ciência e indústria pode trazer soluções reais para problemas globais.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais votado
Mais recente Mais antigos
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x