1. Início
  2. / Logística e Transporte
  3. / Em relação ao tempo que se gasta em transporte público, o Rio de Janeiro é a 4° pior cidade do mundo, segundo pesquisas 
Localização RJ Tempo de leitura 2 min de leitura

Em relação ao tempo que se gasta em transporte público, o Rio de Janeiro é a 4° pior cidade do mundo, segundo pesquisas 

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 27/01/2023 às 12:29
transporte publico no rio de janeiro
Transporte publico no Rio de Janeiro (Foto/divulgação)

No ranking de 100, dez cidades brasileiras fazem parte das cidades com maior tempo médio de viagem. Contudo, o Rio de Janeiro ocupa o quarto lugar de pior cidade do país e do mundo que mais gasta tempo em transporte público. 

Segundo o Relatório Global sobre Transporte Público que foi feito pela Moovit (empresa e aplicativo de mobilidade urbana) o relatório que foi feito no ano de 2022 em milhões de viagens apontou as 100 grandes metrópoles.

As dez metrópoles do Brasil que estão nesse ranking são: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A princípio, essa pesquisa foi respondida em novembro de 2022 por mais de 33 mil usuários das cidades, sendo que todos os dados são anônimos. 

Entre as dez, três delas ficaram entre as cidades com o maior tempo médio de viagem, como: Rio de Janeiro com 67 minutos, Recife com 64 minutos e São Paulo com 62. Aliás, Recife possui o maior tempo médio de espera no país com aproximadamente 27 minutos, já Belo Horizonte possui 24 e Salvador e Brasília com 23.

Também o relatório aponta que 12% das viagens do Rio de Janeiro têm pelo menos 2 horas de duração. Em relação às viagens curtas de pelo menos 30 minutos cresceram em todo o país isso em relação ao ano de 2020.

RJ | Rio foi eleito o pior transporte do país

Via TV BRASIL

Segundo a empresa Moovit que de 39% das viagens em Brasília percorrem mais de 12 quilômetros e isso é considerado longa distância. Já em Porto Alegre-RS é a única cidade do Brasil em que mais da metade das viagens que equivale a 53% são diretas. De tal forma, o uso de bicicletas usadas como transporte público cresceu 7% em relação ao relatório passado.

O vice-presidente de marketing e expansão da Moovit, Yovav Meydad, afirmou: “Há três anos, a covid-19 impactou fortemente o uso de transporte público. Nosso relatório mostra que as pessoas voltaram a se locomover em 2022, trazendo novos desafios para quem opera e administra os sistemas de transporte.

Esperamos que o relatório seja uma ferramenta que ajude operadores e governos na tomada de decisões para ter uma operação eficiente que atenda às necessidades dos passageiros”. Além desses dados também existe uma pesquisa através de app, essa pesquisa foi feita para saber o que incentiva os passageiros a usarem o transporte público.

Segundo essa pesquisa no app, cerca de 24%, a maior demanda é o aumento na frota para reduzir o tempo de espera. Depois, aparecem passagens mais baratas com 21%, e também cronogramas mais confiáveis com 16%.

Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos