1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Em novo contrato com a PRIO, Ocyan usará sonda West Capricorn por 730 dias, garantindo novas 160 vagas de emprego ao longo desse período
Tempo de leitura 3 min de leitura

Em novo contrato com a PRIO, Ocyan usará sonda West Capricorn por 730 dias, garantindo novas 160 vagas de emprego ao longo desse período

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 26/01/2023 às 18:40
O contrato de operação entre as empresas Ocyan e PRIO, autoriza o uso da sonda West Capricorn por 730 dias. No decorrer do projeto, a expectativa é de que sejam ofertadas muitas vagas de emprego.
Foto: Ocyan
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O contrato de operação entre as empresas Ocyan e PRIO, autoriza o uso da sonda West Capricorn por 730 dias. No decorrer do projeto, a expectativa é de que sejam ofertadas muitas vagas de emprego.

As atividades do contrato fechado entre a PRIO e a Ocyan estão previstas para agosto de 2023 e para este contrato ser colocado em prática, estão previstos 160 vagas de emprego offshore. Atualmente a sonda West Capricorn, está localizada em Trindade & Tobago e só terá sua reativação quando chegar ao Brasil. A sonda foi construída em 2011  e é uma plataforma de perfuração semissubmersível de sexta geração.

A sonda West Capricorn da PRIO e seus feitos

É válido lembrar que a PRIO anunciou em junho do ano passado, a aquisição desta sonda pela empresa Aquadrill LLC, formalizando a compra por um total de US $40 milhões.

Inicialmente, a PRIO já havia desembolsado US $1 milhão pela exclusividade da sonda, mas na semana do dia 7 de junho, foi pago mais US $4 milhões, o que confirmou ainda mais o interesse da empresa brasileira pela plataforma.

A sonda, considerada de última geração, é adequada tanto para serviços submarinos, quanto para perfuração em lâmina d’água de 80 metros a três mil metros. Seu modelo é híbrido e conta com um sistema de posicionamento dinâmico e ancoragem.

A relação da Ocyan com o Brasil

A Ocyan já tem ligação de longa data com o Brasil, desde julho de 2021, a empresa atua com a sonda Norbe VI para a PRIO, em um contrato que tem prazo até agosto deste ano.

No ano passado, ambas empresas negociaram a operação da West Capricorn por cerca de dois meses. A petroleira manteve contato com outras empresas, mas os negócios correram melhor com o grupo brasileiro.

A sonda será inicialmente alocada ao projeto Albacora Leste, podendo ser utilizada em qualquer projeto da PRIO, como Wahoo, Tubarão Martelo e Frade.

O vice-presidente executivo da unidade de perfuração da Ocyan, Heitor Gioppo, demonstra estar contente com a aliança feita entre ambas empresas e diz ser um marco importante, pois mostra o reconhecimento da capacidade técnica da empresa e gera negócios na operação de ativos terceiros:

“Ganhar esse contrato, também reforça a posição estratégica da nossa empresa junto às operadoras independentes na área da perfuração, principalmente no mercado nacional. Podemos dizer que nosso sistema de gestão se tornou referência porque a cada está mais robusto. Vamos trabalhar com transferência de tecnologia ao mesmo tempo que colocamos em ação uma equipe com alto grau de especialização. Podemos dizer que esse é mais um passo para a abertura de mercado para novas ações da Ocyan. Seguimos atentos às oportunidades, inclusive de novos negócios em ativos de terceiros no Brasil e no exterior”, concluiu o vice-presidente.

Conheça um pouco mais sobre a Ocyan e a PRIO

A Ocyan é uma empresa que provê soluções para a indústria de óleo e gás upstream offshore, de maneira sustentável.

Já a PRIO (antiga PetroRio), é uma empresa brasileira de capital aberto, que possui o principal foco na produção de petróleo e gás. A companhia também se dedica à produção, exploração, comercialização e transporte de petróleo e gás natural. Atualmente, a PRIO é a maior petroleira privada do Brasil, com lucro líquido de US $141,3 milhões.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos