1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Em 1980, uma mulher guardou seu Mustang 66 após ser perseguida por compradores interessados em comprá-lo — e o carro ficou parado por quase 30 anos
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 2 comentários

Em 1980, uma mulher guardou seu Mustang 66 após ser perseguida por compradores interessados em comprá-lo — e o carro ficou parado por quase 30 anos

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 03/04/2025 às 10:19
MUSTANG
Foto: Reprodução
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
21 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Em 1980, cansada da insistência de colecionadores e entusiastas, uma mulher tomou uma decisão inusitada: guardou seu Mustang 66 na garagem e não o usou por quase três décadas. O carro, uma relíquia do automobilismo americano, permaneceu preservado no tempo e hoje chama atenção por sua história incomum e estado de conservação.

Uma mulher dirigia um dos carros mais cobiçados dos anos 1960 como veículo do dia a dia. Mas, em 1980, cansada da insistência de compradores, decidiu estacioná-lo. E assim ele ficou, por quase 30 anos. O Shelby Mustang GT350H 1966 não é um carro comum. Ele surgiu de uma parceria entre a Ford e a Shelby American, criada para transformar o Mustang em um carro de alto desempenho.

Foi uma resposta direta à crescente demanda por veículos mais potentes e esportivos.

Na época, a locadora firmou um contrato para adquirir mil unidades do modelo. Por 17 dólares por dia e 17 centavos por quilômetro, qualquer pessoa com mais de 25 anos podia alugar um Shelby Mustang.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Esses carros, depois de passarem pelo serviço de aluguel, voltavam para a Ford, onde eram revisados e vendidos ao público.

Foi assim que o americano Andy Vann comprou seu GT350H, em 1967. Ele estava namorando Mary Ann, hoje sua esposa, e o carro virou parte da história dos dois.

Ela passou a usá-lo diariamente. Durante algum tempo, foi apenas isso: um carro potente, sim, mas de uso cotidiano.

Assédio de compradores

Com o tempo, o valor histórico e a raridade do modelo começaram a chamar atenção. Colecionadores e fãs de carros antigos começaram a fazer ofertas.

Muitos eram insistentes. Um deles chegou a seguir Mary Ann até sua casa para tentar convencê-la a vender.

O casal resistiu a todas as propostas. Mas a insistência alheia incomodou tanto que decidiram guardar o carro. Em 1980, o GT350H foi estacionado. E ficou ali, coberto de poeira, longe dos olhos curiosos.

Retorno às ruas em 2009

O Shelby ficou parado por quase três décadas. Em 2009, com o carro completando 45 anos, os Vann decidiram trazê-lo de volta à vida.

Colocaram o Mustang em funcionamento e o levaram para um encontro de carros clássicos.

O carro ainda estava coberto pela poeira acumulada ao longo dos anos. Apenas três áreas limpas no para-brisa e na janela traseira mostravam que ele havia sido movimentado.

Andy fez questão de dirigir o carro dentro e fora do trailer. Um gesto simbólico que ele repetiu em 2024, durante o 60º aniversário do Mustang.

História intacta

Apesar de ser um carro com passado em uma locadora, esse Shelby em particular foi muito bem conservado.

Andy nunca o usou em corridas, apesar de ter histórico como piloto e construtor de carros de competição.

Quando comprou o carro, ele tinha pouco mais de 14.500 km. Hoje, o hodômetro marca 94 mil km. No entanto, a quilometragem real é bem maior: quase 255 mil km.

O carro se mostrou extremamente confiável. “Ele nunca usou um quarto de óleo entre as trocas de óleo – o único carro que já tive que não usava óleo”, disse Andy.

Raridade e desempenho

Dos mil exemplares do GT350H produzidos, apenas 86 saíram com câmbio manual de quatro marchas. O carro dos Vann tem uma transmissão automática de três marchas, mas isso não o torna menos especial.

A Shelby American fez ajustes na caixa automática para que as trocas de marcha ocorressem em rotações mais altas.

Isso aproximava o desempenho ao dos modelos manuais. Andy chegou a usar o Shelby em uma corrida de arrancada, quando seu carro de competição habitual quebrou. E venceu.

O motor do carro é o famoso K-code V8 de 289 polegadas cúbicas (4,7 litros), com 306 cavalos de potência e 438 Nm de torque. Foi equipado com coletores de escape, coletor de admissão de alumínio e um carburador Holley de 715 CFM.

Encapsulado no tempo

Ao longo dos anos, o carro virou uma cápsula do tempo. Um exemplo bem preservado de uma era de ouro dos muscle cars americanos.

As camadas de poeira na carroceria serviram como proteção involuntária. E também como um lembrete visual do tempo em que o Mustang ficou parado.

Mesmo após tantos anos, ele continua funcionando perfeitamente. Um sinal claro do cuidado e do conhecimento mecânico de Andy. Ele sabia exatamente o que estava fazendo ao adquirir o Shelby em 1967. E cuidou dele como se fosse parte da família.

O Shelby Mustang GT350H de Andy e Mary Ann Vann segue rodando, mesmo que só em ocasiões especiais. E segue também sem placa de “à venda”.

O casal continua rejeitando propostas. Para eles, o carro não é só uma máquina — é uma parte viva da própria história.

Inscreva-se
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Ronaldo
Ronaldo
09/04/2025 22:57

Uma belíssima história envolvendo um maravilhoso exemplo da tecnologia humana e um casal que sabe o que significa algo que nos conquista, seja lá o que for.

Marcelo Machado
Marcelo Machado
08/04/2025 03:36

Show!!

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x