1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Eles são verdadeiras “naves” que o mercado esqueceu: 7 SUVs desvalorizados com motor V6 e elegância e substância que faltam em muitos 0km custando a metade do preço
Tempo de leitura 5 min de leitura Comentários 0 comentários

Eles são verdadeiras “naves” que o mercado esqueceu: 7 SUVs desvalorizados com motor V6 e elegância e substância que faltam em muitos 0km custando a metade do preço

Escrito por Carla Teles
Publicado em 07/11/2025 às 17:20
Eles são verdadeiras "naves" que o mercado esqueceu: 7 SUVs desvalorizados com motor V6 e elegância e substância que faltam em muitos 0km custando a metade do preço
Não caia na armadilha do 0km caro. Descubra os 7 SUVs desvalorizados (com V6 e tração 4×4) que são verdadeiras naves e custam a metade do preço de um 1.0. Você vai se surpreender!
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Lista reúne modelos injustiçados com motores V6, tração integral e nível de luxo superior aos populares novos que custam o dobro.

O mercado automotivo brasileiro vive um momento peculiar onde veículos novos, muitas vezes com motores 1.0 e acabamento plástico simples, atingem preços exorbitantes. Na contramão dessa tendência, uma análise detalhada do mercado de usados revela verdadeiras oportunidades: SUVs desvalorizados que oferecem potência, espaço e tecnologias que “humilham” as opções zero quilômetro atuais.

Segundo levantamento do canal especializado Carros.com, estes modelos são considerados “injustiçados” pelo público em geral. O preconceito ou desconhecimento faz com que carros com motores V6, tração integral e listas de equipamentos premium sejam negociados por valores equivalentes ou até inferiores a hatches compactos de entrada. Abaixo, detalhamos sete opções que provam que é possível ter muito mais carro pagando menos.

Toyota RAV4 2.4 (2014)

Imagem: Toyota RAV4 2.4
Imagem: Toyota RAV4 2.4

É curioso pensar que um Toyota possa ser desvalorizado, mas o RAV4 dessa geração, especificamente a versão topo de linha 2.4 de 2014, nunca teve o reconhecimento merecido no Brasil. Ele oferece um robusto motor aspirado de 179 cavalos e câmbio automático de cinco marchas. Não é um conjunto esportivo, mas entrega uma confiabilidade mecânica que poucos rivais modernos possuem, além de tração integral sob demanda.

O nível de conforto é superior a qualquer SUV compacto atual. Ele conta com teto solar, ar-condicionado digital dual zone e um porta-malas generoso de 580 litros. Atualmente, é encontrado na faixa entre R$ 90 mil e R$ 100 mil, entregando a robustez lendária da marca japonesa pelo preço de modelos 1.0 turbo de categoria inferior.

Ford Edge Limited (2015)

YouTube Video

O Ford Edge de segunda geração é um exemplo claro de veículo premium que sofreu forte desvalorização. Ele oferece um padrão de rodagem típico de carros de luxo norte-americanos, equipado com um poderoso motor 3.5 V6 de 289 cavalos e tração integral. O desempenho é forte, com 0 a 100 km/h em 8,4 segundos, algo notável para seu porte.

O grande diferencial está na tecnologia embarcada, que já incluía em 2015 itens que só agora se popularizam, como piloto automático adaptativo, teto solar panorâmico duplo e bancos com ventilação e aquecimento. Custando entre R$ 90 mil e R$ 110 mil, ele exige manutenção criteriosa, mas recompensa com um nível de equipamento difícil de encontrar até em carros novos de R$ 250 mil.

Honda CR-V 1.5 Turbo (2018)

Imagem: Honda CR-V 1.5 Turbo
Imagem: Honda CR-V 1.5 Turbo

Embora seja o modelo mais caro desta lista, o Honda CR-V de 2018 é citado como uma compra extremamente racional quando comparado aos preços atuais dos zero quilômetro. Equipado com o moderno motor 1.5 turbo de 190 cavalos e câmbio CVT, ele combina desempenho com eficiência, podendo atingir médias de até 13 km/l na estrada.

Seu preço varia entre R$ 145 mil e R$ 160 mil, o que pode parecer alto, mas é inferior a versões topo de linha de SUVs compactos atuais que entregam muito menos espaço e refinamento. O CR-V oferece acabamento primoroso, isolamento acústico de alto nível e um pacote tecnológico completo com condução semiautônoma, sendo um carro feito para durar décadas.

Hyundai Santa Fé V6 (2011-2012)

Imagem: Hyundai Santa Fé V6
Imagem: Hyundai Santa Fé V6

Para quem busca desempenho bruto por um valor acessível, o Santa Fé com motor 3.5 V6 de 285 cavalos é imbatível. Este SUV acelera de 0 a 100 km/h em impressionantes 6,8 segundos, superando a grande maioria dos veículos familiares vendidos hoje. Além da força, ele oferece tração integral e a versatilidade de sete lugares.

Apesar do visual interno já datar um pouco a idade do projeto, o acabamento é de qualidade, com muito couro e materiais macios ao toque. O mais surpreendente é seu preço de mercado: entre R$ 60 mil e R$ 70 mil. É o valor de um carro popular básico 0km para levar um SUV grande, potente e completo para a família toda.

Kia Sorento V6 (2016)

Imagem: Kia Sorento V6
Imagem: Kia Sorento V6

Muitas vezes ignorado por ser de uma marca coreana menos tradicional que a Hyundai, o Kia Sorento 2016 é um dos SUVs desvalorizados mais modernos da lista. Ele utiliza um motor 3.3 V6 de 270 cavalos e oferece um design que ainda permanece atual e imponente nas ruas brasileiras.

Seu interior é refinado, com uso extensivo de materiais premium e uma lista de equipamentos que inclui teto solar panorâmico e sete lugares reais. Negociado entre R$ 95 mil e R$ 110 mil, ele representa um custo-benefício excepcional para quem precisa de espaço e não abre mão de um carro com presença e motor forte.

Dodge Journey R/T (2011 em diante)

Imagem: Dodge Journey R/T
Imagem: Dodge Journey R/T

O Dodge Journey é um campeão de espaço interno e versatilidade, especialmente após a atualização de 2011, quando recebeu o elogiado motor 3.6 V6 Pentastar de 280 cavalos e um câmbio automático de seis marchas confiável, resolvendo os problemas crônicos das versões antigas.

Ele é quase uma minivan disfarçada de SUV, oferecendo muito conforto para sete ocupantes, sistema de entretenimento traseiro e som premium Alpine. Com preços na faixa de R$ 60 mil a R$ 70 mil, entrega muito mais carro que qualquer opção nova nesse valor, embora exija atenção redobrada com a manutenção preventiva devido ao custo de peças importadas.

Hyundai Veracruz 3.8 V6 (2009)

Imagem: Hyundai Veracruz 3.8 V6
Imagem: Hyundai Veracruz 3.8 V6

A opção mais barata e antiga da lista é também uma das mais honestas. O Hyundai Veracruz pode ter um visual mais sóbrio, “de tiozão”, mas esconde um conjunto mecânico robusto com seu motor 3.8 V6 de 260 cavalos. Ele foi o topo de linha da marca em sua época e isso transparece na qualidade construtiva.

Oferecendo mimos como coluna de direção elétrica, som premium JBL e um porta-malas gigantesco que supera 1.200 litros com bancos rebatidos, ele custa hoje entre R$ 50 mil e R$ 60 mil. É uma opção de muito espaço e conforto pelo preço de um subcompacto usado.

Você teria coragem de encarar a manutenção de um desses gigantes usados em troca do luxo e potência que eles oferecem, ou prefere a garantia de um 0km básico? Deixe sua opinião nos comentários.

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Carla Teles

Produzo conteúdos diários sobre economia, curiosidades, setor automotivo, tecnologia, inovação, construção e setor de petróleo e gás, com foco no que realmente importa para o mercado brasileiro. Aqui, você encontra oportunidades de trabalho atualizadas e as principais movimentações da indústria. Tem uma sugestão de pauta ou quer divulgar sua vaga? Fale comigo: carlatdl016@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x