Lista reúne modelos injustiçados com motores V6, tração integral e nível de luxo superior aos populares novos que custam o dobro.
O mercado automotivo brasileiro vive um momento peculiar onde veículos novos, muitas vezes com motores 1.0 e acabamento plástico simples, atingem preços exorbitantes. Na contramão dessa tendência, uma análise detalhada do mercado de usados revela verdadeiras oportunidades: SUVs desvalorizados que oferecem potência, espaço e tecnologias que “humilham” as opções zero quilômetro atuais.
Segundo levantamento do canal especializado Carros.com, estes modelos são considerados “injustiçados” pelo público em geral. O preconceito ou desconhecimento faz com que carros com motores V6, tração integral e listas de equipamentos premium sejam negociados por valores equivalentes ou até inferiores a hatches compactos de entrada. Abaixo, detalhamos sete opções que provam que é possível ter muito mais carro pagando menos.
Toyota RAV4 2.4 (2014)

É curioso pensar que um Toyota possa ser desvalorizado, mas o RAV4 dessa geração, especificamente a versão topo de linha 2.4 de 2014, nunca teve o reconhecimento merecido no Brasil. Ele oferece um robusto motor aspirado de 179 cavalos e câmbio automático de cinco marchas. Não é um conjunto esportivo, mas entrega uma confiabilidade mecânica que poucos rivais modernos possuem, além de tração integral sob demanda.
-
Ford aparece com picape de 300 cv, 43,8 kgfm, turbo do Mustang, rodas de 20, suspensão rebaixada e intercooler Mishimoto; veja como ficou o novo Maveric
-
Nova Honda impressiona com motor de 1.000 cm³, suspensão eletrônica e quickshifter de fábrica: conheça a Honda CB 1000 GT
-
Motoristas poderão ser multados se não reduzirem para 60 km/h em trechos com obras ou acidentes: novo projeto altera o Código de Trânsito e reforça segurança nas rodovias
-
Na faixa de R$ 28 mil, equipado com motor 1.6 flex de 106 cv, direção hidráulica e consumo de até 14 km/l, o Renault Logan Expression 1.6 se destaca entre os sedãs usados pelo espaço interno, robustez e manutenção barata
O nível de conforto é superior a qualquer SUV compacto atual. Ele conta com teto solar, ar-condicionado digital dual zone e um porta-malas generoso de 580 litros. Atualmente, é encontrado na faixa entre R$ 90 mil e R$ 100 mil, entregando a robustez lendária da marca japonesa pelo preço de modelos 1.0 turbo de categoria inferior.
Ford Edge Limited (2015)
O Ford Edge de segunda geração é um exemplo claro de veículo premium que sofreu forte desvalorização. Ele oferece um padrão de rodagem típico de carros de luxo norte-americanos, equipado com um poderoso motor 3.5 V6 de 289 cavalos e tração integral. O desempenho é forte, com 0 a 100 km/h em 8,4 segundos, algo notável para seu porte.
O grande diferencial está na tecnologia embarcada, que já incluía em 2015 itens que só agora se popularizam, como piloto automático adaptativo, teto solar panorâmico duplo e bancos com ventilação e aquecimento. Custando entre R$ 90 mil e R$ 110 mil, ele exige manutenção criteriosa, mas recompensa com um nível de equipamento difícil de encontrar até em carros novos de R$ 250 mil.
Honda CR-V 1.5 Turbo (2018)

Embora seja o modelo mais caro desta lista, o Honda CR-V de 2018 é citado como uma compra extremamente racional quando comparado aos preços atuais dos zero quilômetro. Equipado com o moderno motor 1.5 turbo de 190 cavalos e câmbio CVT, ele combina desempenho com eficiência, podendo atingir médias de até 13 km/l na estrada.
Seu preço varia entre R$ 145 mil e R$ 160 mil, o que pode parecer alto, mas é inferior a versões topo de linha de SUVs compactos atuais que entregam muito menos espaço e refinamento. O CR-V oferece acabamento primoroso, isolamento acústico de alto nível e um pacote tecnológico completo com condução semiautônoma, sendo um carro feito para durar décadas.
Hyundai Santa Fé V6 (2011-2012)

Para quem busca desempenho bruto por um valor acessível, o Santa Fé com motor 3.5 V6 de 285 cavalos é imbatível. Este SUV acelera de 0 a 100 km/h em impressionantes 6,8 segundos, superando a grande maioria dos veículos familiares vendidos hoje. Além da força, ele oferece tração integral e a versatilidade de sete lugares.
Apesar do visual interno já datar um pouco a idade do projeto, o acabamento é de qualidade, com muito couro e materiais macios ao toque. O mais surpreendente é seu preço de mercado: entre R$ 60 mil e R$ 70 mil. É o valor de um carro popular básico 0km para levar um SUV grande, potente e completo para a família toda.
Kia Sorento V6 (2016)

Muitas vezes ignorado por ser de uma marca coreana menos tradicional que a Hyundai, o Kia Sorento 2016 é um dos SUVs desvalorizados mais modernos da lista. Ele utiliza um motor 3.3 V6 de 270 cavalos e oferece um design que ainda permanece atual e imponente nas ruas brasileiras.
Seu interior é refinado, com uso extensivo de materiais premium e uma lista de equipamentos que inclui teto solar panorâmico e sete lugares reais. Negociado entre R$ 95 mil e R$ 110 mil, ele representa um custo-benefício excepcional para quem precisa de espaço e não abre mão de um carro com presença e motor forte.
Dodge Journey R/T (2011 em diante)

O Dodge Journey é um campeão de espaço interno e versatilidade, especialmente após a atualização de 2011, quando recebeu o elogiado motor 3.6 V6 Pentastar de 280 cavalos e um câmbio automático de seis marchas confiável, resolvendo os problemas crônicos das versões antigas.
Ele é quase uma minivan disfarçada de SUV, oferecendo muito conforto para sete ocupantes, sistema de entretenimento traseiro e som premium Alpine. Com preços na faixa de R$ 60 mil a R$ 70 mil, entrega muito mais carro que qualquer opção nova nesse valor, embora exija atenção redobrada com a manutenção preventiva devido ao custo de peças importadas.
Hyundai Veracruz 3.8 V6 (2009)

A opção mais barata e antiga da lista é também uma das mais honestas. O Hyundai Veracruz pode ter um visual mais sóbrio, “de tiozão”, mas esconde um conjunto mecânico robusto com seu motor 3.8 V6 de 260 cavalos. Ele foi o topo de linha da marca em sua época e isso transparece na qualidade construtiva.
Oferecendo mimos como coluna de direção elétrica, som premium JBL e um porta-malas gigantesco que supera 1.200 litros com bancos rebatidos, ele custa hoje entre R$ 50 mil e R$ 60 mil. É uma opção de muito espaço e conforto pelo preço de um subcompacto usado.
Você teria coragem de encarar a manutenção de um desses gigantes usados em troca do luxo e potência que eles oferecem, ou prefere a garantia de um 0km básico? Deixe sua opinião nos comentários.



Seja o primeiro a reagir!