1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / Ele rejeita aviões e viaja só de trem: encara quatro dias e oito conexões entre Berlim e Tallinn, pagando dez vezes mais para seguir sua paixão ferroviária
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Ele rejeita aviões e viaja só de trem: encara quatro dias e oito conexões entre Berlim e Tallinn, pagando dez vezes mais para seguir sua paixão ferroviária

Publicado em 02/11/2025 às 22:11
Viagem, Trens, Trem
Imagem ilustrativa: IA
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

De Berlim a Tallinn, Mark Smith percorre 1,8 mil quilômetros em oito trens e quatro dias, numa jornada que combina nostalgia, sustentabilidade e desafios logísticos em meio ao renascimento do transporte ferroviário europeu

É manhã na plataforma 12 da estação central de Berlim. O som metálico dos freios anuncia a chegada de mais um trem, e os passageiros se movem entre vozes e malas, num vai e vem quase coreografado. Entre eles, está Mark Smith, pronto para embarcar rumo a Varsóvia, na Polônia — a primeira de muitas paradas em uma viagem de quatro dias até Tallinn, na Estônia.

O trajeto de 1,8 mil quilômetros exigirá oito trens e custará cerca de US$ 500 (R$ 2,7 mil). Um voo faria o mesmo percurso em menos de três horas, por apenas US$ 25 (R$ 135). Mesmo assim, Smith prefere o trem.

Quando viajo, sinto uma expectativa e uma sensação de possibilidade”, diz ele. “Se não fosse pela situação na Rússia, eu poderia ir de trem até Hong Kong ou Singapura.

A paixão por trilhos e conexões humanas

Smith se apaixonou pelos trens aos 17 anos, em viagens escolares pela França e Rússia. “Foi a paisagem, as pessoas, o ritmo da viagem. Coisas que o avião não oferece.

Durante a faculdade, trabalhou em uma agência vendendo bilhetes ferroviários. “Fazia o que gostava. Conhecia todas as conexões porque já tinha feito todas as viagens”, lembra.

Em 2001, decidiu criar o site seat61.com — nome inspirado em seu assento favorito no Eurostar, que liga Londres ao continente europeu. O que começou como hobby se transformou em sua profissão.

Hoje, o site é uma enciclopédia global das viagens de trem, reunindo rotas, tarifas e dicas em mais de cem países. Segundo Smith, a página recebe até 1 milhão de visitas mensais.

No início, era comum que as pessoas me procurassem porque tinham medo de voar. Agora, muitas buscam experiências mais agradáveis e sustentáveis, além de reduzir suas emissões de carbono”, explica.

A vantagem ambiental dos trilhos

O transporte ferroviário é amplamente reconhecido como um dos mais limpos. As viagens aéreas respondem por cerca de 2,5% das emissões globais de dióxido de carbono (CO²) causadas pelo homem.

Os carros particulares geram quase 10%, enquanto os trens contribuem com apenas 0,26%.

Um voo direto de Londres a Tallinn emite aproximadamente 380 quilos de CO² por passageiro. De trem, essa pegada cai para algo entre 110 e 140 quilos.

A tendência é reduzir ainda mais conforme os trens a diesel forem substituídos por modelos elétricos movidos a energia renovável.

Além da questão ambiental, o trem oferece uma experiência mais tranquila, com menos filas, atrasos e exigências de segurança. Ainda assim, a logística continua sendo um obstáculo.

Obstáculos e frustrações no caminho

Para chegar a Tallinn, Smith precisou lidar com seis companhias ferroviárias diferentes — cada uma com sistemas próprios de reservas, idiomas e moedas. “A fragmentação é o maior problema”, afirma.

Os riscos de atrasos, mudanças de conexão e falhas de comunicação ainda afastam muitos passageiros. Pete Dyson, cientista comportamental da Universidade de Bath, acredita que o setor precisa repensar a forma como trata os viajantes.

Por muito tempo, as pessoas foram tratadas como carga. O objetivo era apenas levá-las do ponto A ao ponto B, como pacotes sendo entregues”, diz.

Além disso, as paradas inesperadas em trechos remotos geram desconforto em parte dos passageiros. O medo do imprevisto é um desafio que o setor precisa enfrentar.

O custo da modernização

A Europa possui mais de 200 mil quilômetros de trilhos, mas parte dessa rede envelheceu. Modernizar custa caro.

Em 2018, a construção de uma linha de alta velocidade custava cerca de 25 milhões de euros por quilômetro — o dobro do valor de uma rodovia.

O cabeamento elétrico e os sistemas de sinalização também aumentam os custos de manutenção.

Enquanto isso, o transporte aéreo mantém vantagens competitivas: menos infraestrutura física e benefícios fiscais, como isenção sobre combustíveis e impostos.

Não é questão de tornar o transporte aéreo menos atraente”, argumenta Smith. “É parar de torná-lo deliberadamente mais barato do que deveria ser.

Em alguns países, bilhetes de trem ainda são tributados, enquanto passagens aéreas não. Essa disparidade, segundo ele, cria um desequilíbrio que prejudica o crescimento ferroviário.

O futuro sobre trilhos

Apesar das barreiras, o transporte ferroviário está em expansão. O número de passageiros cresce na Europa e em outras regiões do mundo.

Em 2024, mais de 1 bilhão de pessoas viajaram em trens de longa distância ou interregionais — um marco inédito.

O retorno do interesse pelos trens não é apenas uma questão de nostalgia, mas também de consciência ambiental e desejo por experiências mais humanas. Para viajantes como Mark Smith, o valor está tanto no destino quanto na jornada.

Ele acredita que o trem oferece algo que nenhum outro meio de transporte consegue: a sensação de fazer parte do caminho, e não apenas de passar por ele.

Com informações de Nossa.uol.

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Romário Pereira de Carvalho

Já publiquei milhares de matérias em portais reconhecidos, sempre com foco em conteúdo informativo, direto e com valor para o leitor. Fique à vontade para enviar sugestões ou perguntas

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo para Android
Baixar aplicativo
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x