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Pesa menos que um botijão de gás e tem o tamanho de uma caixa de sapatos: conheça o motor elétrico com quase 400 cv

Escrito por Noel Budeguer
Publicado em 21/05/2025 às 11:07
Atualizado em 24/05/2025 às 09:40
motor - motor elétrico - carro - carro elétrico - ZF
Ele pesa menos que um botijão de gás e cabe no bagageiro de um hatch: conheça o motor elétrico com quase 400 CV
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Motor elétrico da ZF tem o tamanho de uma caixa de sapatos, potência de carro de corrida e ainda usa menos cobre que os concorrentes

Você já imaginou um motor que cabe numa caixa de sapatos, mas entrega mais potência do que muito esportivo por aí? Pois é exatamente isso que a ZF está colocando no jogo. A empresa, conhecida por fabricar algumas das melhores caixas de câmbio do mundo, resolveu mostrar que também entende — e muito — de motores elétricos. E o resultado é surpreendente.

374 cavalos e mais de 5.000 Nm de torque… com 74 kg!

Durante muito tempo, a lógica era simples: quanto mais potência, maior o motor. Mas isso ficou no passado. Com a evolução dos motores elétricos, a equação mudou completamente. O novo motor da ZF, batizado de EVSys800, entrega até 374 CV de potência em pico e um torque absurdo de 5.200 Nm. Tudo isso com um conjunto que pesa só 74 kg — ou seja, mais leve que muita bicicleta elétrica por aí — e tem o tamanho de uma caixa de sapatos.

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Um motor completo em um só bloco

E não estamos falando só do motor, viu? O EVSys800 já vem com tudo integrado: motor, inversor, eletrônica de potência e redutor. Isso significa que ele pode dispensar o uso de uma caixa de câmbio tradicional, economizando ainda mais espaço e peso. Tudo isso em um sistema compacto e pronto para ser instalado.

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Como esse motor se compara com os de hoje?

A grande sacada da ZF foi criar um motor que entrega o que muitos outros não conseguem: muita força com pouco espaço. Hoje, se você quiser mais de 300 cavalos em um carro elétrico, geralmente precisa de um motor parrudo, com sistemas de resfriamento robustos e bastante espaço no chassi. O da ZF faz isso com um peso mínimo e ainda por cima com todos os componentes já embutidos. Isso facilita (e muito) a vida das montadoras.

Menos cobre, mais eficiência

Outra vantagem do EVSys800 é a forma como ele foi projetado. O enrolamento trançado e a estrutura coaxial da redutora ajudam a economizar até 10% de cobre em relação aos motores elétricos convencionais. Isso não só reduz o custo de produção, como também torna o sistema mais leve e sustentável. E tem mais: o conjunto todo gera menos calor e ruído, o que significa menos vibração e mais conforto dentro do carro.

Montagem de motor, inversor, eletrônica e redutor. Fonte : ZF

De supercarros à mobilidade urbana

Apesar de já ter sido testado em um Porsche Taycan, o EVSys800 não nasceu só para os esportivos. Por ser leve e compacto, ele pode ser usado também em veículos urbanos elétricos, vans e até utilitários. Como é possível usar mais de um motor no mesmo veículo, as possibilidades se multiplicam: tração integral, controle individual de torque por roda e um desempenho que bate de frente com os carros a combustão mais potentes do mercado.

Um passo à frente na corrida dos elétricos

A ZF não quer só acompanhar a virada elétrica do setor automotivo — ela quer liderar. E com um motor desse calibre, está bem posicionada. A empresa está apostando em soluções completas de propulsão elétrica, integrando hardware e software em um único pacote. Isso pode dar à ZF uma bela vantagem frente a gigantes como Bosch, Siemens ou BorgWarner, que ainda trabalham com sistemas mais modulares.

Quando chega ao mercado?

A previsão da ZF é começar a produção em larga escala a partir de 2026, e a expectativa é que o EVSys800 comece a aparecer em modelos comerciais logo depois. E a promessa é clara: mais potência, menos peso e mais eficiência. Tudo isso com menos impacto ambiental e um desempenho que vai mudar a forma como olhamos para os carros elétricos.

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https://bit.ly/bandarepolhonervoso
https://bit.ly/bandarepolhonervoso
28/05/2025 08:52

Primeiro inventa o motor e depois evolui. Com relação a energia, talvez ele seja mais econômico do que os atuais por ser mais eficiente. Só saberemos qua do estiver rodando. Por outro lado, pode ser adaptado em um carro a combustão utilizando bateria menor e usando a gasolina para gerar energia como fazem as locomotivas, navios e caminhões de mineração. As possibilidades são muitas para usar com Híbrido.

Fabão da 765
Fabão da 765
23/05/2025 22:12

Adoraria ver isso numa motocicleta tipo as da zero motorcicles.

João sadi
João sadi
23/05/2025 19:23

Oke presiso de um motor deste monofásico para uma máquina de lavar idromar com seis pistões esse motor pesa mais ou menos uns 30 kilos

Noel Budeguer

Sou jornalista argentino, baseado no Rio de Janeiro, especializado em temas militares, tecnologia, energia e geopolítica. Busco traduzir assuntos complexos em conteúdos acessíveis, com rigor jornalístico e foco no impacto social e econômico.

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