1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Ela superou o Chevrolet Onix, Toyota Corolla, Hyundai HB20, o VW Polo e outros: Fiat Strada é o carro mais vendido do Brasil e já vendeu quase 2 milhões de unidades desde que foi criada
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Ela superou o Chevrolet Onix, Toyota Corolla, Hyundai HB20, o VW Polo e outros: Fiat Strada é o carro mais vendido do Brasil e já vendeu quase 2 milhões de unidades desde que foi criada

Escrito por Ana Alice
Publicado em 04/09/2025 às 20:31
Fiat Strada lidera vendas no Brasil em 2025, supera Polo e atinge marco histórico de 2 milhões de unidades comercializadas.
Fiat Strada lidera vendas no Brasil em 2025, supera Polo e atinge marco histórico de 2 milhões de unidades comercializadas.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A trajetória da Fiat Strada combina inovação e consistência, consolidando a picape como líder de vendas no Brasil em 2025. O modelo atravessa gerações, conquista públicos diversos e se mantém no topo diante de forte concorrência.

A Fiat Strada segue como o modelo mais vendido do Brasil em 2025. De janeiro a agosto, a picape acumulou 87,4 mil unidades emplacadas, à frente do Volkswagen Polo, com 83,1 mil.

Em setembro, os primeiros balanços confirmam a continuidade da liderança: até o dia 3, a Strada somava 1.574 emplacamentos, quase 500 a mais que o Polo no mesmo período.

A marca de 2 milhões já foi superada

Embora ainda seja comum a menção de que a Strada “se aproxima” de dois milhões de unidades, o marco já foi atingido em 2024, segundo comunicado da Stellantis e reportagens especializadas.

Criada em 1998, a picape já ultrapassou essa barreira histórica e segue ampliando sua vantagem como o veículo nacional mais vendido desde o início de sua trajetória.

Fiat Strada lidera vendas no Brasil em 2025, supera Polo e atinge marco histórico de 2 milhões de unidades comercializadas. (Foto: Quatrorodas)
Fiat Strada lidera vendas no Brasil em 2025, supera Polo e atinge marco histórico de 2 milhões de unidades comercializadas. (Foto: Quatrorodas)

Liderança sob pressão em 2025

O mercado de 2025 mostra uma disputa acirrada.

Em agosto, o Polo foi o carro mais vendido do mês, com 12.908 unidades, enquanto a Strada ficou logo atrás, com 11.833.

Ainda assim, no acumulado, a picape mantém vantagem.

A chegada de setembro reforça essa dinâmica: no início do mês, a Strada voltou ao topo isolado, à frente do Polo e também do SUV Toyota Corolla Cross, que somava 1.075 emplacamentos até o dia 3.

De utilitária a carro de família

No fim dos anos 1990, a Strada era vista como opção prática para autônomos e pequenos empresários, com custo baixo e caçamba funcional.

Aos poucos, expandiu sua base de consumidores e ganhou espaço também em garagens de famílias urbanas.

A virada ocorreu em 2020, com a chegada da segunda geração.

A linha passou a oferecer cabine dupla de quatro portas, câmbio CVT, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay e pacotes de segurança comparáveis aos de SUVs compactos.

Fiat Strada lidera vendas no Brasil em 2025, supera Polo e atinge marco histórico de 2 milhões de unidades comercializadas. (Foto: Autopapo)
Fiat Strada lidera vendas no Brasil em 2025, supera Polo e atinge marco histórico de 2 milhões de unidades comercializadas. (Foto: Autopapo)

Diferenciais que sustentaram a picape

A Strada foi pioneira no segmento com a terceira porta lateral em versões de cabine dupla antes de adotar quatro portas completas, o que facilitou o acesso ao banco traseiro.

Também inovou ao trazer o sistema TC+, que melhora a tração em pisos de baixa aderência.

A partir de 2020, recebeu faróis de LED, controle de estabilidade e câmbio automático CVT acoplado ao motor 1.3 Firefly.

Esses avanços reforçaram a imagem de robustez e aumentaram a versatilidade, tornando a picape atrativa tanto para o uso em áreas rurais quanto em centros urbanos.

Além disso, o custo de manutenção competitivo segue sendo um trunfo entre frotistas e empresas.

Rivalidades antigas e novos concorrentes

Desde sua estreia, a Strada enfrentou concorrência direta da Volkswagen Saveiro e da Ford Courier.

Mais recentemente, dividiu mercado com a Chevrolet Montana e a Renault Oroch, que buscaram atrair consumidores com propostas de desenho moderno e características de SUV.

No entanto, essas rivais não conseguiram manter o mesmo ritmo de atualização e presença comercial.

Em 2025, a maior ameaça vem de hatches compactos como o Polo, além do crescimento dos SUVs, exemplificado pelo desempenho de modelos como Volkswagen T-Cross e Toyota Corolla Cross, que aparecem constantemente no grupo dos mais vendidos.

Mercado aquecido

O desempenho da Strada também reflete o aquecimento do setor.

Em agosto de 2025, o Brasil registrou 431.079 veículos emplacados, o melhor resultado acumulado desde 2014, sendo 172.280 automóveis leves.

Esse fôlego ajuda a explicar a disputa intensa pelo topo e a resistência da Strada diante da pressão de concorrentes.

Com a vantagem mantida em setembro, a questão permanece: será que a picape conseguirá segurar a liderança até dezembro diante do avanço de hatches compactos e SUVs urbanos?

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Ana Alice

Redatora e analista de conteúdo. Escreve para o site Click Petróleo e Gás (CPG) desde 2024 e é especialista em criar textos sobre temas diversos como economia, empregos e forças armadas.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x