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Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 5 comentários

Ela roda até 25 km, carrega na tomada comum e não exige CNH: conheça a moto elétrica da Shineray PT1 que custa menos de R$ 7 mil

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 24/08/2025 às 23:44
Atualizado em 25/08/2025 às 11:57
Confira 5 motos de até R$ 15 mil que podem ser pilotadas sem CNH categoria A. Modelos elétricos e a combustão ideais para o dia a dia urbano.
Confira 5 motos de até R$ 15 mil que podem ser pilotadas sem CNH categoria A. Modelos elétricos e a combustão ideais para o dia a dia urbano.
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Compacta, elétrica e acessível, a Shineray PT1 se destaca como opção prática para mobilidade urbana, dispensando CNH categoria A e oferecendo baixo custo de uso. Modelo é voltado a deslocamentos curtos e já é um dos mais baratos do mercado.

A Shineray PT1 é um ciclomotor elétrico desenvolvido para quem busca mobilidade urbana de baixo custo e sem a necessidade de habilitação na categoria A.

Por ser classificada como ciclomotor, exige apenas a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), documento mais simples de obter do que a Carteira Nacional de Habilitação tradicional.

O modelo é compacto, leve e voltado a deslocamentos rápidos em áreas urbanas, com um valor de mercado inferior a R$ 7 mil, tornando-se uma das opções elétricas mais acessíveis disponíveis atualmente no Brasil.

Ficha técnica da Shineray PT1

A PT1 vem equipada com motor elétrico de 350 W de potência, capaz de atingir velocidade limitada a 25 km/h.

A autonomia máxima é de aproximadamente 25 km por carga, variando conforme peso do condutor, relevo e estilo de pilotagem.

Shineray PT1 é a moto elétrica compacta e leve, perfeita para deslocamentos rápidos na cidade (Imagem: divulgação)

O tempo de recarga é estimado em 8 horas, podendo ser feito em tomada residencial comum.

O peso total do veículo é de cerca de 50 kg, o que garante agilidade no trânsito e facilidade de transporte.

No painel, totalmente digital, o condutor tem acesso a informações essenciais, como velocidade e nível da bateria.

O modelo não possui tanque de combustível e não emite gases poluentes, já que é 100% elétrico.

Estrutura e usabilidade urbana

Projetada para pequenos deslocamentos, a Shineray PT1 conta com design minimalista e inclui uma cesta frontal, voltada ao transporte de objetos leves, como mochilas e compras rápidas.

A estrutura reduzida e a baixa altura do assento facilitam a pilotagem até para usuários sem experiência prévia em motocicletas.

Por ter peso reduzido, a moto é fácil de estacionar e manobrar em espaços limitados.

O conjunto de rodas pequenas e pneus finos reforça seu perfil urbano, mas limita a utilização em vias esburacadas ou trajetos de maior distância.

Exigências legais para condução

Assim como outros ciclomotores, a Shineray PT1 não pode ser conduzida sem registro e emplacamento.

A legislação brasileira exige placa traseira específica e uso de capacete.

Além disso, é necessário que o condutor possua a ACC, emitida após curso e exame simplificado, ou então uma CNH em qualquer categoria válida.

Apesar de não exigir habilitação de moto (categoria A), a PT1 deve seguir todas as normas de trânsito aplicáveis a veículos motorizados.

Preço e posicionamento no mercado

O valor médio de comercialização da Shineray PT1 é de R$ 6.790, o que a coloca entre os ciclomotores mais baratos disponíveis no país.

O preço reduzido, aliado à manutenção praticamente inexistente em comparação a modelos a combustão, faz com que seja uma alternativa econômica para deslocamentos diários.

O baixo custo operacional também se destaca: o consumo de energia elétrica por carga é mínimo, e o usuário fica livre de gastos com gasolina e óleo.

Perfil de uso indicado

A Shineray PT1 é indicada para trajetos curtos em centros urbanos, como o deslocamento até o trabalho, a faculdade ou compras de pequeno porte.

Seu desempenho limitado inviabiliza viagens mais longas ou uso em vias rápidas, mas atende de forma eficiente quem precisa de uma solução prática e barata para o dia a dia.

Com o crescimento do interesse por veículos sustentáveis e de menor custo de manutenção, a PT1 se posiciona como uma porta de entrada para a mobilidade elétrica no Brasil.

Será que modelos como a PT1 podem se consolidar como protagonistas na transição para transportes urbanos mais limpos e acessíveis?

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Deidison diniz
Deidison diniz
25/08/2025 20:13

A fábrica que tem coragem de lançar uma moto que so faz 25 km de autonomia ,ela não tem e vergonha, isso e enganar ****.

Ricardo Gonçalves Heinzen
Ricardo Gonçalves Heinzen
25/08/2025 17:56

Acho que o design não ajudou. Se fosse parecida com a Shineray 50 mas elétrica talvez pudessem cobrar até um pouco mais.

Eloin Mosquitinho
Eloin Mosquitinho
Em resposta a  Ricardo Gonçalves Heinzen
25/08/2025 18:02

Vc quando nasceu,tbm não foi ajudado filho 😏😉

Walmir Lima miranda
Walmir Lima miranda
25/08/2025 08:44

Gostei muito

Lobita Purpura
Lobita Purpura
Em resposta a  Walmir Lima miranda
25/08/2025 18:01

Gostou é 😏😁
Quer mais bebê?

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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