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É por isso que o motor do carro vibra na partida?

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 30/01/2025 às 18:03
carro, motores, partida
Foto: Reprodução

A vibração do motor na partida pode ter várias causas, desde problemas simples até falhas mecânicas. Veja o que pode estar acontecendo!

A maioria das pessoas não se preocupa com as vibrações do carro ao ligá-lo. No entanto, quando algo foge do normal, esse pequeno detalhe pode indicar problemas mecânicos. Mas, afinal, por que os motores vibram ao dar a partida?

Para responder a essa pergunta, é essencial entender o funcionamento do motor de combustão interna e os fatores que influenciam essas vibrações.

Como funcionam os motores de combustão interna?

Os motores de combustão interna operam por meio de um sistema de pistão, biela e virabrequim, que transforma o movimento linear dos pistões em movimento rotativo.

Esse processo gera forças cíclicas que, inevitavelmente, resultam em vibração. Enquanto os motores elétricos funcionam de maneira mais suave por não possuírem esse mecanismo, os motores a combustão precisam de técnicas de balanceamento para minimizar esses efeitos.

Além disso, a taxa de compressão do motor, a qualidade do combustível e até a temperatura do ambiente podem influenciar a vibração durante a partida.

Um motor frio, por exemplo, pode vibrar mais devido à maior resistência ao movimento dos pistões e ao óleo ainda não estar completamente distribuído pelos componentes internos.

Principais causas das vibrações no motor

Desequilíbrio estático e dinâmico: O desequilíbrio estático ocorre quando os pesos dos pistões e bielas não são distribuídos uniformemente.

Já o desequilíbrio dinâmico está relacionado à presença de massas rotativas excêndricas, que geram forças centrífugas irregulares. Para mitigar esses problemas, os engenheiros projetam os componentes do motor de forma a reduzir essas forças residuais.

O virabrequim é um dos componentes mais críticos no equilíbrio do motor. Caso ele esteja mal ajustado ou desgastado, pode gerar vibrações excessivas. Alguns modelos utilizam amortecedores de vibração, que ajudam a reduzir impactos no sistema.

O movimento alternativo e rotativo dos componentes do motor resulta na geração de forças desequilibradas, que causam vibrações. (Crédito da foto: Zephyris/Wikimedia Commons

Desgaste de componentes

Com o tempo, buchas, coxins do motor e suportes podem se desgastar, comprometendo o isolamento das vibrações. Quando esses componentes perdem sua eficiência, o motor transfere mais vibração para o chassi do veículo, tornando-as perceptíveis dentro da cabine.

Além disso, válvulas desalinhadas ou problemas no cabeçote do motor também podem contribuir para o aumento da vibração. Manter a lubrificação adequada dos componentes internos reduz o atrito e ajuda a evitar desgastes prematuros que intensificam a vibração.

Falhas na ignição

Velas de ignição desgastadas ou bobinas com defeito podem resultar em combustão irregular. Isso faz com que o motor funcione de forma instável e provoque vibrações incomuns, principalmente em marcha lenta.

Se uma vela de ignição não estiver funcionando corretamente, um cilindro pode deixar de queimar combustível de maneira adequada, resultando em uma rotação irregular do motor e vibração perceptível. É importante substituir as velas de ignição conforme as recomendações do fabricante.

Problemas no sistema de injeção

Bicos injetores entupidos ou sujos comprometem a queima de combustível, gerando desequilíbrio na rotação do motor. Isso é comum em veículos que utilizam combustíveis de baixa qualidade ou que possuem uma manutenção irregular.

Além disso, sensores defeituosos, como o sensor de fluxo de ar ou o sensor de posição do virabrequim, podem fazer com que a mistura ar-combustível fique desbalanceada, gerando vibração excessiva e perda de desempenho.

Técnicas de balanceamento do motor

Para minimizar as vibrações, os fabricantes empregam técnicas como:

  • Balanceamento estático: Componentes como pistões e bielas são usinados com precisão para manter a uniformidade.
  • Balanceamento dinâmico: Adição de eixos de balanceamento para neutralizar forças desbalanceadas.
  • Uso de contrapesos no virabrequim: Ajuda a reduzir o impacto das forças geradas pelo movimento dos pistões.
  • Coxins hidráulicos: Alguns veículos utilizam coxins hidráulicos para absorver melhor as vibrações do motor e proporcionar maior conforto na cabine.

Diferentes configurações de motores e seus impactos nas vibrações

A quantidade e a disposição dos cilindros impactam diretamente o equilíbrio do motor:

4 cilindros em linha: São comuns em automóveis compactos e apresentam bom balanceamento primário. Entretanto, podem precisar de eixos de balanceamento para minimizar forças secundárias.

6 cilindros em linha: Mais equilibrados que os de 4 cilindros, pois cada pistão possui um contraponto oposto, reduzindo as vibrações sem necessidade de eixos adicionais.

V (V6, V8 e V12): O V possuem diferentes graus de balanceamento dependendo do ângulo entre os cilindros:

  • V6: Pode apresentar desequilíbrio primário, exigindo ajustes no ângulo dos cilindros.
  • V8: Possui um virabrequim especial com contrapesos para melhorar o equilíbrio.
  • V12: Extremamente refinado, por combinar dois motores de 6 cilindros em linha.

Além dessas configurações, os motores boxer, encontrados em veículos como os da Porsche e Subaru, possuem um design que distribui as forças de maneira mais equilibrada, reduzindo significativamente as vibrações.

O impacto das vibrações na segurança e conforto

As vibrações do motor não afetam apenas o conforto, mas também podem indicar problemas mecânicos graves. Caso as vibrações aumentem repentinamente, é recomendável verificar a ignição, os suportes do motor e o sistema de injeção.

Veículos esportivos muitas vezes utilizam vibrações e sons do motor como parte da experiência de condução, enquanto veículos de luxo investem em tecnologias para reduzir ao máximo qualquer ruído ou vibração.

Por outro lado, os veículos elétricos não sofrem com esse problema, o que faz com que algumas montadoras adicionem sons artificiais ao motor para criar um feedback tátil para o motorista.

Com informações de cienceabc.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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