Obras entre Mossoró e Macaíba prometem gerar 5,5 mil empregos e mais segurança nas rodovias
A duplicação de 100 quilômetros da BR-340, localizada no Rio Grande do Norte, representa um dos maiores investimentos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O Ministério dos Transportes lançou o projeto oficialmente em outubro de 2024, com aplicação total de R$ 1 bilhão em obras estruturantes.
Essas intervenções se dividem em sete lotes, abrangendo trechos estratégicos entre Mossoró e Assú, além de Macaíba e Riachuelo.
Além disso, o ministério destacou que o principal objetivo é melhorar a fluidez do tráfego e aumentar a segurança viária.
Ao mesmo tempo, o plano busca estimular o desenvolvimento econômico regional, conectando mais cidades e impulsionando a economia potiguar.
Portanto, o governo federal reforça seu compromisso com a modernização da malha rodoviária nacional, o que promove integração entre polos produtivos e estimula novos investimentos privados.
Expansão rodoviária e impacto econômico
Com as obras de duplicação, 5,5 mil empregos diretos e indiretos devem surgir, o que ajudará a movimentar a economia local e fortalecer o setor de infraestrutura.
Consequentemente, a medida beneficiará milhares de motoristas e transportadores de carga.
Como resultado, o tempo de deslocamento cairá, enquanto os custos logísticos também diminuirão de forma significativa.
Além disso, a duplicação trará impactos positivos na segurança pública, já que reduzirá acidentes e aumentará a eficiência da sinalização.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a BR-340 serve como eixo vital para o escoamento de produtos agrícolas e industriais.
Por isso, a obra é essencial para melhorar a eficiência do transporte de cargas e elevar a competitividade do estado.
Estrutura do projeto e prazos de execução
O Ministério dos Transportes planeja dividir os sete lotes de obras de forma estratégica para garantir eficiência e reduzir impactos ambientais.
Entre os serviços previstos estão terraplenagem, pavimentação, drenagem e construção de viadutos e passarelas, o que assegura qualidade e durabilidade.
Com isso, o governo pretende assinar os contratos até o final do primeiro semestre de 2025.
Logo depois, o início das obras está previsto para o terceiro trimestre do mesmo ano, conforme o cronograma divulgado.
O prazo total de execução é de 36 meses, mas pode variar conforme condições climáticas e logísticas.
Desse modo, o ministério busca entregar as obras dentro do prazo e com transparência, garantindo benefícios duradouros para a população.
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Desenvolvimento regional e integração logística
Além de promover mais segurança, a duplicação da BR-340 se conecta ao plano nacional de integração logística e desenvolvimento regional.
Assim, a ligação entre Mossoró, Assú, Macaíba e Riachuelo transforma a rodovia em um corredor essencial para o transporte de bens e serviços.
Esse eixo estratégico facilitará o tráfego entre o litoral e o interior do estado, impulsionando novas oportunidades econômicas.
Por consequência, o investimento de R$ 1 bilhão, garantido pelo Novo PAC, moderniza a infraestrutura potiguar e cria oportunidades para trabalhadores locais.
Dessa forma, o projeto impulsiona o crescimento sustentável, integra diferentes setores produtivos e estimula a geração de renda.
Enquanto isso, o Ministério dos Transportes reforça que a duplicação da BR-340 integra um pacote de obras prioritárias do governo federal.
Essas ações buscam retomar a capacidade de investimento público e acelerar o desenvolvimento regional, fortalecendo o Rio Grande do Norte como referência em infraestrutura e mobilidade no Nordeste.


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