1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Disparo nas vendas de carros elétricos e híbridos na China reduz em 400 mil barris por dia a demanda global de petróleo, dizem analistas
Tempo de leitura 5 min de leitura Comentários 0 comentários

Disparo nas vendas de carros elétricos e híbridos na China reduz em 400 mil barris por dia a demanda global de petróleo, dizem analistas

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 30/04/2025 às 08:50
Disparo nas vendas de carros elétricos e híbridos na China reduz em 400 mil barris por dia a demanda global de petróleo, dizem analistas
Foto: IA
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Redução na demanda de petróleo é reflexo direto da revolução dos transportes no maior mercado mundial e novos investimentos em carros elétricos, enfatizam analistas.

A forte adesão da China à mobilidade limpa está alterando projeções no mercado energético global. De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), o disparo nas vendas de carros elétricos e híbridos plug-in na China contribuiu diretamente para uma queda de 400 mil barris por dia na demanda global de petróleo em 2024.

O país asiático registrou, em outubro do mesmo ano, 1,43 milhão de veículos eletrificados comercializados, batendo recordes mensais consecutivos. A redução do consumo interno de combustíveis fósseis afeta diretamente o volume de refino, especialmente o diesel, e influencia as decisões de planejamento de diversos produtores e exportadores de petróleo.

China acelera a revolução dos transportes com carros elétricos e rede ferroviária de alta velocidade

revolução dos transportes na China tem dois pilares claros: a substituição em massa dos veículos a combustão por modelos elétricos e a expansão de uma robusta malha ferroviária de alta velocidade. Ambos reduzem a dependência de derivados de petróleo no transporte urbano e intermunicipal.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

O trem de alta velocidade transportou mais de 872 milhões de passageiros apenas no verão de 2024, representando um crescimento de 6,2% em relação ao ano anterior. Ao mesmo tempo, mais de 50% dos carros vendidos no país no último trimestre foram elétricos ou híbridos plug-in. Essa mudança estrutural altera a lógica tradicional do consumo de petróleo em economias em crescimento.

Disparo nas vendas de carros elétricos na China derruba consumo de diesel e desacelera refino

Relatórios da Reuters e da Administração de Informação de Energia (EIA) apontam que o refino de diesel na China caiu até 13% em algumas regiões em comparação com 2023. O disparo nas vendas de carros elétricos desloca a necessidade de abastecimento dos veículos leves e, somado à retração no setor de construção e transporte de carga, reduz a atividade nas refinarias.

Além dos automóveis, o uso crescente de ônibus elétricos e veículos comerciais híbridos também contribui para essa mudança. A China está substituindo progressivamente frotas públicas e veículos de logística urbana por modelos eletrificados, pressionando ainda mais a demanda por diesel.

Redução na demanda de petróleo expõe nova fase do crescimento econômico chinês

A relação entre crescimento do PIB e consumo de petróleo sempre foi usada como parâmetro na economia global. No entanto, a redução na demanda de petróleo na China aponta para um novo ciclo em que o crescimento econômico não necessariamente exige maior consumo energético fóssil.

A AIE e a EIA estimam que o crescimento da demanda chinesa por petróleo em 2024 será de apenas 1,1%, o que representa um acréscimo de 180 mil barris por dia — um número tímido, considerando o histórico do país. O dado contrasta com a média histórica da China, que durante décadas foi responsável por mais de 60% do aumento global no consumo de petróleo.

Disparo nas vendas de carros elétricos e desaceleração do setor logístico moldam novo padrão de consumo

A desaceleração do setor logístico e o disparo nas vendas de carros elétricos na China criam um novo padrão de consumo energético. A construção civil, importante consumidora de diesel e combustível para máquinas pesadas, está em retração. Ao mesmo tempo, o transporte de pessoas migra para modais mais sustentáveis.

Com a queda na queima de combustíveis em setores como transporte rodoviário, civil e de passageiros, a tendência é que a necessidade de importação e refino de petróleo se estabilize, forçando uma reavaliação das estratégias de longo prazo dos grandes produtores.

Redução na demanda de petróleo global pressiona exportadores e afeta preços

A diminuição da demanda por parte da China afeta diretamente o equilíbrio da oferta mundial. A redução de 400 mil barris por dia, puxada pela transição chinesa, já influencia os preços futuros e leva países produtores a reverem planos de expansão.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e outras nações exportadoras observam com cautela esse movimento. A dependência de mercados como o chinês sempre sustentou previsões de longo prazo baseadas em demanda contínua. Agora, com a consolidação da revolução dos transportes por meios não poluentes, essas projeções estão sendo recalculadas.

Carros elétricos e trens rápidos ampliam transição energética da China

Com metas ambiciosas para neutralidade de carbono, a China vem investindo fortemente na eletrificação da mobilidade. Os trens de alta velocidade representam uma parte relevante dessa política, não apenas por reduzir o uso de automóveis em longas distâncias, mas também como símbolo de modernidade tecnológica.

Além disso, os veículos elétricos estão cada vez mais acessíveis, com modelos compactos, SUVs e caminhonetes sendo produzidos em larga escala por montadoras locais como BYD, NIO e Geely. A forte presença estatal no setor e a coordenação de políticas industriais ajudam a acelerar essa transição.

A revolução dos transportes na China pode redefinir o futuro energético mundial

A queda no consumo de petróleo na China, provocada pelo disparo nas vendas de carros elétricos, não é um fenômeno isolado. Trata-se de uma transformação profunda no padrão energético do país com potencial para influenciar todo o cenário global.

Especialistas afirmam que, se a tendência continuar, outros países também deverão revisar suas políticas energéticas, preparando-se para uma nova realidade em que a demanda por petróleo não cresce de forma proporcional à economia.

O avanço da revolução dos transportes na China mostra que inovação, infraestrutura e políticas públicas bem coordenadas podem redesenhar a matriz energética de uma nação em poucos anos — e com efeitos que se espalham muito além de suas fronteiras.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x