1. Início
  2. / Economia
  3. / Disparada do Petróleo e IPCA – Análise de Investimentos
Tempo de leitura 2 min de leitura

Disparada do Petróleo e IPCA – Análise de Investimentos

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 02/04/2020 às 20:09
Petróleo IPCA Investimentos
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo



“Após Donald Trump ter Twittado que espera ver uma redução de 10 milhões de barris, o preço do petróleo subiu mais de 20%.” Algumas considerações devem ser feitas. Evidente que a informação fornecida pelo presidente dos EUA não deve ser questionada, mas vale a pena apontar algumas imprecisões que dificultam a compreensão. A redução será de 10 mi de barris por dia? Se sim, quem o fará? Pois, a Arábia Saudita está tirando cerca de 12Mi de BPD, enquanto a Rússia extrai cerca de 11 mi BPD. Cada país deverá cortará sua produção à quase a metade para que a conta feche, o que parece difícil. Se o corte mencionado envolver a produção total da OPEP+ deveríamos interpretar como um retorno a harmonia completa do grupo?

Leia também

As respostas são fundamentais para quantificarmos o quanto o preço deve subir. Já vínhamos ressaltando o frágil equilíbrio no qual o preço do petróleo se encontrava, ainda mais por ter um mercado cartelizado.

De todo modo, cálculos anteriores sobre a defasagem dos preços do petróleo domésticos frente ao mercado internacional caíram por terra. O preço internacional que estava 20% abaixo do praticado pela Petrobras, validando um corte de magnitude similar, inverteu-se, passando a ficar praticamente igual ao doméstico.

Ressaltamos que a alta do mercado de petróleo observada hoje não afeta nossa projeção para o IPCA de 2020 de 1,8%, uma vez que já tínhamos uma reversão dos preços da commodity contemplada em nosso cenário. A única coisa que se altera, deste modo, é o potencial de -50 pontos para o headline do IPCA em 2020 passar a não ser mais um fator de risco.”

Cortesia e Sugestão de Pauta por Ativa Investimentos

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegas.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

Compartilhar em aplicativos