Menu
Início Descubra o metal que as gigantes da tecnologia não querem que você conheça: O Inigualável ‘Ouro Azul’!

Descubra o metal que as gigantes da tecnologia não querem que você conheça: O Inigualável ‘Ouro Azul’!

15 de outubro de 2023 às 14:20
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Descubra o metal que as gigantes da tecnologia não querem que você conheça: O Inigualável 'Ouro Azul'!
Imagem gerada pelo DALL·E

Cientistas revelam o ‘Ouro Azul’: o Cobalto, um material inovador pronto para transformar a indústria tecnológica e pavimentar caminhos sustentáveis.

Quem não deseja uma bateria mais duradoura para seu telefone, notebook ou aquele carro elétrico dos sonhos? À medida que a tecnologia avança, cresce a demanda por dispositivos com maior autonomia. É nesse contexto que o ‘Ouro Azul’ – Cobalto, surge como protagonista. Grandes empresas do setor tecnológico já estão de olho nas reservas desse metal vital.

Entenda como o “Ouro Azul” pode mudar o setor de tecnologia

O metal em questão é o cobalto, que desperta cada vez mais interesse devido a um conjunto de características que, quando unidas com outros minerais utilizados na produção de dispositivos, como o lítio e o níquel, o tornam o metal perfeito.

Artigos recomendados

No mundo atual, a procura por minerais estratégicos está cada vez mais evidente e, entre eles, o “Ouro Azul” tem emergido como uma peça-chave em várias indústrias, desde a eletrônica às energias renováveis.

Cobalto – Ilustração – Freepik

O cobalto destaca-se como um metal multifuncional, indispensável para diversas indústrias. Ao olharmos mais de perto para suas aplicações, percebemos sua presença em inúmeros campos da tecnologia e da ciência.

Um de seus principais usos é nas baterias de íon de lítio. Ele desempenha um papel fundamental em baterias recarregáveis, tornando-as mais eficientes e confiáveis. Além disso, o cobalto é crucial na criação de ímãs permanentes de alta resistência, que são vitais em motores e geradores elétricos.

No setor aeroespacial, o metal é usado em superligas resistentes a altas temperaturas. Essas ligas são fundamentais na produção de componentes para turbinas de aeronaves e geradores de energia eólica. Em paralelo, no mundo da eletrônica, ele encontra aplicação em componentes como transistores e semicondutores.

Além desses usos industriais, o cobalto tem um papel importante na medicina. Isótopos desse metal são empregados em tratamentos de radioterapia contra o câncer.

Essa vasta gama de aplicações reforça a ideia de que o “ouro azul” não é apenas um termo chamativo, mas um pilar genuíno para o avanço tecnológico contemporâneo.

Desafios encontrados por cientistas com o uso do Cobalto

Instituições como a Academia Nacional de Ciências Exatas, Físicas e Naturais (A.N.C.E.F.N) da Argentina publicaram pesquisas que revelam que apesar do cobalto ter se tornado um metal essencial para a sociedade nos dias atuais, o caminho desde sua obtenção até chegar ao produto final é um assunto um tanto complexo.

Entre os aspectos fundamentais para se ter em conta em relação a este elemento estratégico está sua baixa disponibilidade em comparação com outros mais, o fornecimento de cobalto está em risco contínuo porque grande parte da sua produção vem apenas de alguns países.

Segundo dados do Cobalt Institute 70% do cobalto é produzido na República Democrática do Congo, por empresas multinacionais. A situação social e econômica que a mineração de cobalto gerou neste país não é segredo.

É por isso que o Cobalt Institute também apela a uma contribuição significativa para o desenvolvimento social e econômico dos países onde os recursos estão situados. Práticas de mineração responsáveis são uma prioridade para a indústria do cobalto.

Cobalto promete ser chave da transição para a energia verde

O mundo deve caminhar para a geração de fontes de energia ecologicamente corretas, e nisso o cobalto pode ser um grande aliado.

O “ouro azul” desempenha um papel essencial na redução das emissões produzidas por grandes fontes de poluição ambiental global. O cobalto não é apenas um metal, mas também um pilar essencial da era tecnológica e da sustentabilidade.

Sua versatilidade e propriedades únicas fazem dele um recurso insubstituível em uma extensa gama de indústrias. O aumento da demanda coloca desafios significativos em termos de oferta e extração responsável. É urgente que o mundo continue a explorar métodos mais sustentáveis e éticos para garantir um futuro onde o “Ouro Azul” continue a brilhar como um motor de progresso, sem comprometer o nosso ambiente natural e todos os seres que o habitam.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar