1. Início
  2. / Indústria
  3. / Descoberto o mineral mais raro do mundo: Existe apenas um exemplar de kyawthuite em todo o planeta!
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Descoberto o mineral mais raro do mundo: Existe apenas um exemplar de kyawthuite em todo o planeta!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 03/06/2024 às 20:05
Você conhece o mineral mais raro do mundo? Chamado de cristal kyawthuite, este mineral possui apenas um exemplar em todo o mundo!
Foto: kyawthuite
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Você conhece o mineral mais raro do mundo? Chamado de cristal kyawthuite, este mineral possui apenas um exemplar em todo o mundo!

A Terra é um planeta vasto, onde é comum que forças geológicas formem minerais em vários locais. No entanto, esse não é o caso do cristal kyawthuite, o mineral mais raro do mundo. Entre os mais de seis mil minerais reconhecidos pela Associação Mineralógica Internacional (IMA), o kyawthuite é único, com apenas um exemplar conhecido. Essa raridade extrema torna o kyawthuite o mineral mais precioso e singular do mundo.

Cristal kyawthuite foi reconhecido apenas em 2015

YouTube Video

Caçadores de safiras encontraram o Kyawthuite, mineral mais raro do mundo apenas na forma de uma única pedra preciosa no leito de um riacho próximo de Mogok, cidade em Mianmar.

O IMA o reconheceu como mineral em 2015. Já a descrição científica do cristal kyawthuite veio apenas em 2017. Atualmente, o mineral mais raro do mundo integra o acervo do Museu de História Natural do Condado de Los Angeles.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

O Kyawthuite mineral é transparente, com cor laranja-avermelhada. O único exemplar pesa 1,61 quilates (0,3 gramas). Sua fórmula química é Bi3+Sb5+O4, com traços de tântalo.

Descoberto o mineral mais raro do mundo: Existe apenas um exemplar de kyawthuite em todo o planeta!
Foto: CANVA

Tanto o bismuto (Bi) quanto o antimônio (Sb) são metais raros, mas não tanto. Há muito mais bismuto na crosta terrestre do que ouro, enquanto o antimônio é mais abundante do que prata. Já oxigênio é o elemento mais abundante da crosta. Desta forma, a raridade do cristal kyawthuite vem de como ele se formou e não da escassez de seus ingredientes.

Bismuto é um elemento tão pesado que a densidade do kyawthuite mineral é mais de oito vezes o da água e o dobro dos rubis, para efeito de comparação. Desta forma, o mineral mais raro do mundo é ainda menor do que seu peso sugere.

Entenda como o mineral mais raro do mundo surgiu

YouTube Video

O banco de dados sobre minerais do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) descreve a estrutura como folhas em forma de tabuleiro de damas de octaedros Sb5+O6 paralelos aos átomos de Bi3+. É o único óxido de bismuto-antimônio reconhecido e recebeu o nome de KyawThu, ex-geólogo da Universidade de Yangon, em Mianmar.

Para meios de curiosidade, Mianmar também é a fonte do segundo mineral mais raro do mundo: a painita, pedra preciosa com apenas um punhado de registros. 

Em entrevista ao LivrScience, George Rossman, professor da Caltech, atribuiu a grande quantidade de minerais raros em Mianmar, como o cristal kyawthuite, à pressão e calor produzidos quando a Índia colidiu com a Ásia. Apesar de existir um composto sintético quase igual ao Kyawthuite mineral, a singularidade do espécime natural reside em sua ocorrência singular e formação natural.

Painita é o segundo mineral mais raro do mundo

YouTube Video

Ocupando o segundo lugar de mineral mais raro do mundo, a painita é um mineral raro e altamente valorizado que chama a atenção por sua raridade e beleza cativante. Pertence ao grupo de minerais borato e é conhecida por sua composição química única, cores vibrantes e dureza notável. A Painita é frequentemente considerada uma das pedras preciosas mais raras da Terra, tornando-se um tesouro cobiçado entre os entusiastas e colecionadores.

A história deste mineral começa com sua descoberta fortuita no começo da década de 50. O gemologista e mineralogista britânico Arthur Charles Davy Pain encontrou este mineral pela primeira vez enquanto examinava amostras de Myanmar. Em 57 ele recebeu um cristal marrom, que identificou como espinel devido à sua semelhança com essa pedra preciosa.

Contudo, análises subsequentes revelaram que este mineral era diferente de tudo o que foi documentado antes. Em homenagem às contribuições de Pain para a mineralogia e seu papel na descoberta, o novo mineral foi chamado de “Painita”.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
1
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x