1. Início
  2. / Indústria
  3. / Descoberto o mineral mais raro do mundo: Existe apenas um exemplar de kyawthuite em todo o planeta!
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Descoberto o mineral mais raro do mundo: Existe apenas um exemplar de kyawthuite em todo o planeta!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 03/06/2024 às 20:05
Você conhece o mineral mais raro do mundo? Chamado de cristal kyawthuite, este mineral possui apenas um exemplar em todo o mundo!
Foto: kyawthuite

Você conhece o mineral mais raro do mundo? Chamado de cristal kyawthuite, este mineral possui apenas um exemplar em todo o mundo!

A Terra é um planeta vasto, onde é comum que forças geológicas formem minerais em vários locais. No entanto, esse não é o caso do cristal kyawthuite, o mineral mais raro do mundo. Entre os mais de seis mil minerais reconhecidos pela Associação Mineralógica Internacional (IMA), o kyawthuite é único, com apenas um exemplar conhecido. Essa raridade extrema torna o kyawthuite o mineral mais precioso e singular do mundo.

Cristal kyawthuite foi reconhecido apenas em 2015

Caçadores de safiras encontraram o Kyawthuite, mineral mais raro do mundo apenas na forma de uma única pedra preciosa no leito de um riacho próximo de Mogok, cidade em Mianmar.

O IMA o reconheceu como mineral em 2015. Já a descrição científica do cristal kyawthuite veio apenas em 2017. Atualmente, o mineral mais raro do mundo integra o acervo do Museu de História Natural do Condado de Los Angeles.

O Kyawthuite mineral é transparente, com cor laranja-avermelhada. O único exemplar pesa 1,61 quilates (0,3 gramas). Sua fórmula química é Bi3+Sb5+O4, com traços de tântalo.

Descoberto o mineral mais raro do mundo: Existe apenas um exemplar de kyawthuite em todo o planeta!
Foto: CANVA

Tanto o bismuto (Bi) quanto o antimônio (Sb) são metais raros, mas não tanto. Há muito mais bismuto na crosta terrestre do que ouro, enquanto o antimônio é mais abundante do que prata. Já oxigênio é o elemento mais abundante da crosta. Desta forma, a raridade do cristal kyawthuite vem de como ele se formou e não da escassez de seus ingredientes.

Bismuto é um elemento tão pesado que a densidade do kyawthuite mineral é mais de oito vezes o da água e o dobro dos rubis, para efeito de comparação. Desta forma, o mineral mais raro do mundo é ainda menor do que seu peso sugere.

Entenda como o mineral mais raro do mundo surgiu

O banco de dados sobre minerais do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) descreve a estrutura como folhas em forma de tabuleiro de damas de octaedros Sb5+O6 paralelos aos átomos de Bi3+. É o único óxido de bismuto-antimônio reconhecido e recebeu o nome de KyawThu, ex-geólogo da Universidade de Yangon, em Mianmar.

Para meios de curiosidade, Mianmar também é a fonte do segundo mineral mais raro do mundo: a painita, pedra preciosa com apenas um punhado de registros. 

Em entrevista ao LivrScience, George Rossman, professor da Caltech, atribuiu a grande quantidade de minerais raros em Mianmar, como o cristal kyawthuite, à pressão e calor produzidos quando a Índia colidiu com a Ásia. Apesar de existir um composto sintético quase igual ao Kyawthuite mineral, a singularidade do espécime natural reside em sua ocorrência singular e formação natural.

Painita é o segundo mineral mais raro do mundo

Ocupando o segundo lugar de mineral mais raro do mundo, a painita é um mineral raro e altamente valorizado que chama a atenção por sua raridade e beleza cativante. Pertence ao grupo de minerais borato e é conhecida por sua composição química única, cores vibrantes e dureza notável. A Painita é frequentemente considerada uma das pedras preciosas mais raras da Terra, tornando-se um tesouro cobiçado entre os entusiastas e colecionadores.

A história deste mineral começa com sua descoberta fortuita no começo da década de 50. O gemologista e mineralogista britânico Arthur Charles Davy Pain encontrou este mineral pela primeira vez enquanto examinava amostras de Myanmar. Em 57 ele recebeu um cristal marrom, que identificou como espinel devido à sua semelhança com essa pedra preciosa.

Contudo, análises subsequentes revelaram que este mineral era diferente de tudo o que foi documentado antes. Em homenagem às contribuições de Pain para a mineralogia e seu papel na descoberta, o novo mineral foi chamado de “Painita”.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos