Cientistas descobrem um novo método para a geração de energia renovável que pode mudar o mercado. A tecnologia utiliza água da chuva e pode gerar até 200W/m².
Em uma descoberta que pode mudar a forma como a geração de energia funciona, pesquisadores anunciaram um notável avanço na coleta de energia renovável por meio de gotas da chuva em queda. O desenvolvimento de painéis de chuva geradores de energia para telhados em breve se tornará uma alternativa prática e sustentável aos tradicionais painéis solares.
Entenda como funciona a geração de energia renovável com água da chuva
A captura eficiente de energia da água da chuva sempre foi um desafio técnico para os engenheiros. Por meio de um dispositivo chamado de “nanogerador triboelétrico” TENG, os pesquisadores conseguiram extrair uma pequena quantidade de energia elétrica de uma única gota de chuva em queda. Porém, a energia renovável gerada por gota era vista como insuficiente para aplicações práticas.
Entretanto, agora uma equipe de cientistas liderada pelo professor Zong Li, da Escola Internacional de Pós-Graduação Tsinghua Shenzhen, parece ter encontrado um meio para este problema. Eles desenvolveram um conceito inovador chamado de geradores em matriz em ponte, possibilitando a coleta de energia renovável da água da chuva de forma mais eficiente.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
- Importante Usina (BR) será reaberta com produção histórica e gerará 1.200 novos empregos diretos!
Estes geradores em matriz em ponte usam eletrodos de matriz inferiores para manter as células atuando separadamente, o que mitiga de forma significativa a capacidade de acoplamento. Desta forma é possível que múltiplas células individuais sejam conectadas em série, resultando em painéis de chuva completos que podem coletar e armazenar quantidades grandes de energia renovável.
Tecnologia de geração de energia renovável atinge 200W por m²
Segundo um estudo publicado no jornal iEnergy, os pesquisadores afirmam que a potência de pico dos geradores em matriz em ponte é quase 5 vezes maior do que a coleta convencional de energia renovável da água da chuva, atingindo 200W por metro quadrado. Esta nova descoberta abre caminho para o desenvolvimento de painéis de chuva que podem mudar a geração de energia em larga escala.
Li e sua equipe esperam que este avanço possa entregar uma alternativa limpa e sustentável aos painéis de energia solar convencionais, especialmente em regiões com abundância de chuva. A viabilidade comercial desta tecnologia ainda está sendo desenvolvida e outros testes e estudos serão feitos antes de sua produção em larga escala.
Caso esta tecnologia de geração de energia renovável da água da chuva alcance seu potencial máximo,poderá representar um grande avanço na busca por fontes de energia sustentável. Com painéis de chuva geradores de energia, seria possível colher eletricidade da própria natureza, aproveitando um recurso abundante e inesgotável
Painéis solares que funcionam até em dias de chuva
Enquanto esta nova tecnologia não chega ao mercado, o que nos resta é continuar utilizando os painéis solares. Pensando nisso, a L8 Energy chega ao mercado com uma nova solução de telha solar capaz de gerar energia durante dias chuvosos. Trata-se de uma telha solar de filme fino que gera energia mesmo com sombras.
O novo equipamento pode gerar energia renovável e sustentável por cerca de 1200 horas por ano, ou seja, mesmo em dias nublados. A tecnologia age por meio de células solares instaladas em um filme flexível e resistente, que pode ser instalado em qualquer superfície, seja ela curva ou plana.
Além disso, seu material é muito mais leve do que os painéis solares comuns do mercado, tornando seu transporte e instalação mais acessíveis. Uma das vantagens do novo equipamento é que ele pode ser utilizado em áreas urbanas, onde os espaços são limitados e as sombras podem aparecer com mais frequência. Sendo assim, é possível que mais pessoas tenham acesso à energia solar.