1. Início
  2. / Economia
  3. / Deputado dos EUA enfrenta Trump e quer derrubar taxa sobre café brasileiro
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Deputado dos EUA enfrenta Trump e quer derrubar taxa sobre café brasileiro

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 15/08/2025 às 00:13
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A disputa comercial entre Brasil e Estados Unidos ganhou novo capítulo com a promessa de um deputado democrata de tentar reverter tarifas sobre o café.

O deputado democrata Ro Khanna anunciou que pretende apresentar um projeto de lei para isentar o café das tarifas impostas pelos Estados Unidos.

A medida faz parte do pacote de sobretaxas determinado pelo ex-presidente Donald Trump, que voltou a adotar uma política comercial agressiva contra diversos países, incluindo o Brasil.

Segundo Khanna, a proposta será bipartidária.

Isso significa que terá apoio de parlamentares republicanos, mesmo partido de Trump. O anúncio foi feito pelo próprio deputado em sua conta no X, antigo Twitter.

Ele afirmou que a produção de café nos EUA é inferior a 1% da demanda interna, o que torna a tarifa um peso injustificado para os consumidores. “Essas tarifas sobre o Brasil, Vietnã, Indonésia e Colômbia representam um imposto de 15% a 20% sobre os americanos logo no começo do dia. Qualquer pessoa que esteja sempre com uma xícara de café na mão odeia esse imposto!”, escreveu.

Contexto das tarifas

O tarifaço de Trump entrou em vigor em 6 de agosto. Para o café brasileiro, a alíquota passou a 50%, o que provocou forte reação no setor.

O Brasil é o maior fornecedor individual de café para os EUA, com participação entre 20% e 30% nas importações, dependendo da safra.

Além do café, o país responde por 12% da oferta de açúcar de cana e 9% da carne bovina consumida nos EUA. A sobretaxa gerou preocupação entre produtores e exportadores, que dependem das compras americanas para manter seus volumes de vendas.

De acordo com apuração da Folha, o governo americano avalia ter outras fontes para compensar a ausência do produto brasileiro.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x