Terminal portuário ganha nova área de 70 mil m² e reforça exportações e importações estratégicas a partir de novembro de 2025
Um projeto logístico de grande impacto econômico está em fase final no Espírito Santo. Assim, a iniciativa promete fortalecer a posição do estado no comércio exterior.
Com investimento de R$ 35 milhões, o Terminal de Vila Velha (TVV), operado pela Log-In Logística Integrada, deve inaugurar sua nova área até novembro de 2025. Isso acontecerá logo após a conclusão do processo de alfandegamento pela Receita Federal, último passo necessário para início das operações.
Nova estrutura amplia capacidade e produtividade
A expansão adiciona 70 mil m² ao terminal. Dessa forma, a área total sobe para 178 mil m², crescimento de quase 65% em relação aos 108 mil m² anteriores.
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O contrato de exploração da área terá validade de cinco anos. Além disso, ele se soma à concessão renovada em 2020, que prevê R$ 500 milhões em aportes até 2048.
Esses investimentos já trouxeram resultados. Em 2024, por exemplo, a modernização de equipamentos e sistemas elevou a produtividade do TVV em 39%, fortalecendo sua posição como polo estratégico da logística nacional.
Exportações e importações em destaque
A nova área foi planejada para dar fluidez ao escoamento de cargas estratégicas. Nesse sentido, café e rochas ornamentais ganham prioridade, já que são pilares das exportações capixabas.
Além disso, a expansão fortalece as importações de fertilizantes e veículos, dois segmentos essenciais para a economia regional. Assim, cria-se um ciclo virtuoso entre exportação e importação, aumentando a competitividade do Espírito Santo.
Segundo Gustavo Paixão, Diretor de Terminais da Log-In, “a expansão antecipa soluções para os gargalos logísticos que impactaram produtores nos últimos anos. Isso garante mais eficiência e competitividade”.
Aprovações e fase final de liberação
O projeto já recebeu aprovações da Prefeitura de Vila Velha, da Antaq, do Corpo de Bombeiros e do Iema. Além disso, o licenciamento ambiental também já avançou, com o Iema conduzindo sua etapa final.
No entanto, falta apenas o alfandegamento da Receita Federal, última autorização necessária. Sem essa liberação, a operação não pode ser iniciada, mas a expectativa é de conclusão ainda em 2025.
Paixão reforça que todos os sistemas estão prontos. “Resta somente a autorização aduaneira para que a expansão entre em operação e o Espírito Santo colha seus benefícios em 2025”, destacou em agosto de 2025.
Logística integrada e visão de longo prazo
A Log-In estruturou a expansão dentro de um plano estratégico de longo prazo. Dessa forma, a iniciativa pretende consolidar o Espírito Santo como hub logístico regional.
O objetivo é antecipar soluções para as crescentes demandas do comércio exterior. Além disso, a companhia aposta na digitalização de processos e em infraestrutura moderna. Esses fatores diferenciam o TVV em relação a portos concorrentes da região.
Log-In Logística: presença no Brasil e no Mercosul
A Log-In Logística Integrada, fundada em 2007, atua com navegação de cabotagem e movimentação portuária. Atualmente, a empresa possui nove navios porta-contêineres, com capacidade total de 24.366 TEUs.
Com essas embarcações, a companhia conecta os principais portos do Brasil a Argentina, Paraguai e Uruguai.
Além do TVV, a Log-In opera o Terminal Intermodal de Itajaí (SC). Também integra o transporte rodoviário por meio da Tecmar, que possui 1.300 veículos próprios e 50 armazéns distribuídos pelo país.
Esse modelo permite oferecer a chamada rodo-cabotagem, que combina transporte rodoviário e marítimo em uma solução logística única.
Expansão em contexto econômico nacional
O projeto do TVV acompanha o movimento de modernização portuária no Brasil. Em 2024, a Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) informou que o setor movimentou mais de 1,2 bilhão de toneladas no país.
Portanto, a ampliação do TVV fortalece a posição do Espírito Santo e garante competitividade frente a outros estados. Assim, o terminal evita que cargas estratégicas sejam desviadas para portos concorrentes.