1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / CyberRunner: A nova IA que deixou humanos para trás em testes físicos e estratégicos – uma era de robôs superiores está chegando!
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

CyberRunner: A nova IA que deixou humanos para trás em testes físicos e estratégicos – uma era de robôs superiores está chegando!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 23/01/2024 às 12:15
CyberRunner A nova IA que deixou humanos para trás em testes físicos e estratégicos - uma era de robôs superiores está chegando!
Foto: Reprodução/Youtube

Pesquisadores criam a inovadora IA ‘CyberRunner’, um robô capaz de superar humanos em testes físicos, sendo mais de um segundo mais rápido.

Cientistas do Instituto de Pesquisa ETH Zurich alcançaram um marco notável no campo da inteligência artificial (IA). Eles desenvolveram a CyberRunner, uma IA avançada que não só demonstra raciocínio rápido e habilidades estratégicas, mas também supera humanos em desafios que requerem capacidades físicas. Este desenvolvimento representa um salto significativo na integração de inteligência artificial com habilidades físicas.

Inteligência artificial fica mais de 1 segundo à frente dos humanos

A máquina em questão se chama CyberRunner, uma nova IA capaz de completar um desafio de labirinto muito simples. No jogo, o usuário pode controlar duas maçanetas que ajudam a direcionar uma bolinha do comeo ao fim do trajeto. Ele é cheio de alternativas falsas e caminhos sem fim, além de possuir buracos que derrubam o objeto e obrigam o desafiante a recomeçar do zero.

Nos testes, o robô com inteligência artificial conseguiu completar o jogo em 14,48 segundos, marcando o atual recorde mundial na categoria. O valor mais alto alcançado por um desafiante humano é de 15,41 segundos e foi estabelecido por Lars Göran Danielsson, que é um veterano nesse desafio, em 2022.

(Imagem: Reprodução/ YouTube)

O grande diferencial do CyberRunner é sua capacidade dos pesquisadores de aplicar modelos de aprendizado com base em reforços usados em tarefas virtuais. Isso significa que ele avança de geração de conteúdo ou reconhecimento de imagem, por exemplo, para uma série de ações reais.

De acordo com a equipe do ETH Zurich, a IA foi treinada com base em um aprendizado de 6 horas de jogo diretos. Ao longo das tentativas, o CyberRunner começou a melhorar a sua noção espacial e tomar decisões de forma antecipada. Sendo assim, ele cria em tempo real uma estratégia com base em todos os modelos de labirinto absorvidos por ele.

Inteligência Artificial começa a ‘trapacear’ nos jogos

O CyberRunner até descobriu naturalmente alguns atalhos e começou a trapacear ao pular etapas nos jogos. Isso fez os pesquisadores pararem os testes para reprogramá-lo e orientá-lo a não fazer mais isso. Os cientistas afirmam ainda que, a partir de agora, outros institutos de pequeno porte podem aplicar infraestruturas personalizadas de Inteligência Artificial em robôs por valores bem reduzidos, o que pode fomentar estudos na área.

Os resultados da pesquisa envolvendo a nova IA, que resolve labirintos melhor que humanos, foram publicados em um artigo que ainda não foi revisado por pares do meio acadêmico. Vale destacar que o CyberRunner explora avanços recentes na aprendizagem por reforço com base em modelos e sua capacidade de tomar decisões informadas sobre comportamentos potencialmente bem-sucedidos, planejando o futuro.

Durante o jogo, ele captura observações e recebe recompensas com base em seu desempenho, por meio dos “olhos” de uma câmera voltada para o labirinto.

Importância da Inteligência Artificial

A tecnologia está transformando o mundo rapidamente, seja através de inovações em campos específicos ou aprimoramento de tarefas anteriormente manuais. Fato é que dentre as novidades mais interessantes está a Inteligência Artificial (IA).

A IA é o campo responsável pela criação de máquinas e sistemas capazes de executar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana. Isso inclui atividades como reconhecimento de voz, visão computacional, tomada de decisões, aprendizado de máquina e muito mais.

A IA pode gerar um tutor virtual que pode ensinar de acordo com as preferências e se adaptar a metodologia de ensino que mais convém. A Inteligência Artificial também está revolucionando a área da saúde, ajudando médicos a diagnosticar doenças mais rapidamente, aprimorando tratamentos e até mesmo auxiliando na pesquisa de novos medicamentos. Carros autônomos, guiados por IA, têm o potencial para reduzir o tráfego. Isso é essencial para um futuro sustentável e eficiente.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x