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Aeromóvel pode ser a solução definitiva para o trânsito de Cotia, oferecendo rapidez, baixo custo e impacto histórico na mobilidade da região

Escrito por Caio Aviz
Publicado em 08/09/2025 às 11:20
Aeromóvel circulando em via elevada sobre a Raposo Tavares em Cotia, com carros abaixo e cenário urbano ao fundo.
Imagem ultrarrealista do Aeromóvel passando em via elevada sobre a Raposo Tavares, simbolizando inovação e mobilidade para Cotia.
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Cotia pode receber transporte inovador e eficiente em até 5 anos

O município de Cotia estuda implantar o Aeromóvel, sistema de transporte elevado sobre trilhos que pode reduzir a dependência da Raposo Tavares.

O modal pode atender até 25 mil passageiros por hora em cada sentido.

Segundo o prefeito Welington Formiga (PDT), em publicação feita em 30 de agosto de 2024, o projeto é uma alternativa mais rápida e barata ao metrô.

A Linha 22-Marrom pode levar até 20 anos para sair do papel, enquanto o Aeromóvel pode ser entregue em prazo menor.

Tecnologia nacional com implantação acelerada

O Aeromóvel é uma invenção do engenheiro gaúcho Oskar Coester e já funciona em Porto Alegre desde 1983.

Com tecnologia 100% nacional, o sistema tem custo estimado entre 20 e 25 milhões de dólares por quilômetro, valor dez vezes menor que o metrô.

O metrô chega a custar até 300 milhões de dólares por quilômetro.

Além disso, a construção pode ser concluída em 2 a 3 anos, já que as estruturas são pré-moldadas e instaladas de forma noturna.

Esse processo garante que não haja comprometimento do tráfego da rodovia.

Em comparação, o metrô avança apenas 1,5 km por ano.

Isso tornaria a expansão até Cotia um processo de duas décadas.

Apoio político e visão estratégica

O prefeito Formiga visitou o sistema em Guarulhos, acompanhado do secretário Márcio Dola, e destacou que Cotia precisa de investimentos imediatos.

O engenheiro Paulo Sayão, representante do Aeromóvel em São Paulo, reforçou que a receptividade política é positiva.

O projeto só depende da aprovação do governo estadual.

Sayão lembrou que o governo contratou o Aeromóvel de Guarulhos em 2019, após a tecnologia vencer uma concorrência internacional ainda durante a gestão do então ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas.

Hoje, Tarcísio ocupa o cargo de governador de São Paulo.

Características técnicas e operacionais

Segundo Sayão, o Aeromóvel é movido por ar insuflado em sua viga-guia.

Isso dispensa motores dentro do veículo, o que o torna leve e econômico.

A capacidade de transporte varia entre 20 mil e 25 mil passageiros por hora por sentido, suficiente para a demanda da região.

Além disso, pode ser instalado pelo eixo central da Raposo Tavares, sem necessidade de desapropriações.

O sistema também permite curvas e rampas mais acentuadas que outros modelos ferroviários.

As estações, planejadas a cada 800 metros ou 1 km, garantiriam fácil acesso aos passageiros.

Assim, nenhum usuário ficaria a mais de 500 metros de uma estação.

Impacto na mobilidade regional

O projeto ainda abre a possibilidade de ramais para Carapicuíba e Itapevi, e, assim, amplia de forma estratégica o alcance da solução.

Além disso, Sayão destacou que a Raposo Tavares já enfrenta gargalos históricos, portanto, a modernização surge como medida urgente para reduzir os impactos no tráfego.

Na visão do engenheiro, o transporte de massa deve ser prioridade. Desse modo, as obras viárias da chamada Nova Raposo só devem vir em seguida.

A estimativa é de que, após os testes finais em Guarulhos, o sistema seja liberado para passageiros a partir de setembro de 2024.

Contudo, os testes exigiram padrão de segurança SIL-4, superior ao do metrô, que é classificado como SIL-3, e isso eleva a confiabilidade.

Esse nível representa probabilidade de acidente fatal em 100 mil anos. Assim, o sistema garante segurança e desempenho altamente confiáveis.

Dessa forma, Cotia pode antecipar uma solução prática e moderna, além de eficiente, para enfrentar seus desafios permanentes de mobilidade urbana.

Por fim, o Aeromóvel reúne baixo custo, prazos curtos e eficiência operacional. Logo, o modelo torna-se referência para projetos semelhantes em outras cidades brasileiras.

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Caio Aviz

Escrevo sobre o mercado offshore, petróleo e gás, vagas de emprego, energias renováveis, mineração, economia, inovação e curiosidades, tecnologia, geopolítica, governo, entre outros temas. Buscando sempre atualizações diárias e assuntos relevantes, exponho um conteúdo rico, considerável e significativo. Para sugestões de pauta e feedbacks, faça contato no e-mail: avizzcaio12@gmail.com.

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