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Correia dentada banhada a óleo da Chevrolet é pesadelo de motorista e conserto chega a mais de R$ 10 mil

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 22/02/2025 às 21:58
A troca da correia dentada banhada a óleo de Chevrolet pode custar até R$ 11 mil! Descubra por que e como evitar esse pesadelo!
A troca da correia dentada banhada a óleo de Chevrolet pode custar até R$ 11 mil! Descubra por que e como evitar esse pesadelo!
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Correia dentada banhada a óleo dos modelos Chevrolet Onix, Tracker e Montana está dando dor de cabeça nos motoristas! Um componente vital para o motor pode gerar custos de até R$ 11 mil, caso o lubrificante errado seja utilizado.

Você sabia que a correia dentada banhada a óleo dos motores de três cilindros da Chevrolet é considerada uma verdadeira dor de cabeça para os motoristas?

A questão vai além de uma simples troca de peça e pode gerar uma verdadeira dor no bolso.

De acordo com o site Auto Papo, o custo de uma substituição preventiva ou de emergência pode variar de R$ 3.700 a até R$ 11 mil, dependendo das condições do componente e do histórico de manutenção do veículo.

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Custo da troca preventiva da correia dentada banhada a óleo

Se você está pensando em adquirir um Chevrolet usado, como o Onix, Tracker ou Montana, com motor de três cilindros, é essencial considerar a troca preventiva da correia dentada banhada a óleo.

Este componente tem uma durabilidade prevista de até 240 mil km, caso o óleo correto seja utilizado.

Se não houver danos e o óleo indicado pela fabricante for o ACDelco Dexos 1GEN3, a troca da correia dentada é mais simples e barata, com valores que variam entre R$ 3.700 e R$ 4.000.

No entanto, a falta de cuidados pode gerar prejuízos muito maiores.

Conforme o AutoPapo, uma concessionária Chevrolet revelou que, caso o óleo utilizado seja inadequado ou o histórico de manutenção do carro seja pouco claro, os custos podem disparar.

Se a correia dentada for contaminada e apresentar falhas, o valor da troca pode chegar a até R$ 11 mil.

Impacto do lubrificante inadequado

O uso de óleo lubrificante inadequado é o principal vilão para a correia dentada banhada a óleo.

Se o lubrificante errado for utilizado, o desgaste da peça pode ocorrer mais rapidamente e até levar ao rompimento do componente.

Caso a correia apresente falhas, como pedaços soltos, a substituição será ainda mais cara, podendo superar R$ 11 mil, o que é um valor bem superior ao custo da troca dos pneus ou até mesmo da troca de fluídos do motor.

A recomendação para quem busca um Onix, Tracker ou Montana usado é solicitar um desconto no preço, caso não haja certeza sobre o tipo de óleo utilizado.

Essa precaução pode evitar surpresas desagradáveis e custos excessivos no futuro.

Correia dentada trabalha dentro do motor para reduzir atrito e ruídos (Foto: Continental | Divulgação)

Como evitar problemas e garantir a durabilidade

A melhor forma de garantir que a sua correia dentada banhada a óleo tenha uma vida útil longa é utilizar o óleo correto, conforme indicado pela Chevrolet.

O ACDelco Dexos 1GEN3 é o lubrificante recomendado para manter o bom funcionamento do motor e a integridade da correia dentada.

O componente é fabricado com borracha de nitrila butadieno hidrogenada (HNBR), altamente resistente a temperaturas elevadas e ao contato com óleos. Além disso, a composição inclui teflon, o que aumenta ainda mais a resistência térmica e a durabilidade.

A Chevrolet tem se mostrado atenta a essa questão e, em 2024, estendeu a garantia do componente para todos os carros equipados com o motor de três cilindros, oferecendo cobertura de até 240 mil km, sem limite de tempo.

Para usufruir dessa cobertura, é necessário seguir o plano de manutenção da marca e realizar as revisões periódicas em uma concessionária autorizada. Dessa forma, o proprietário estará protegido de custos elevados com trocas de correia dentada.

Vantagens e desvantagens da correia dentada banhada a óleo

Uma das grandes vantagens dessa tecnologia é a maior eficiência nos motores.

A correia dentada banhada a óleo foi adotada pela Chevrolet, assim como pela Ford, para melhorar o desempenho do motor.

Esse tipo de correia exige menos esforço para sincronizar o comando de válvulas, resultando em menos perdas mecânicas. Isso, em teoria, pode aumentar a durabilidade do motor e melhorar o desempenho geral.

Apesar de a correia dentada banhada a óleo ter uma vida útil muito maior do que a correia tradicional, que geralmente exige troca após 60 mil a 80 mil km, ela precisa ser bem mantida.

Caso o óleo utilizado não seja o correto ou o componente seja exposto a condições adversas, o desgaste será acelerado e os custos para reparo serão muito mais altos.

Para quem deseja comprar um Chevrolet usado

Se você está em busca de um Chevrolet usado, como o Onix, Tracker ou Montana, é fundamental verificar o histórico de manutenção do veículo.

O AutoPapo alerta que carros que foram de empresas podem ter manutenção pouco detalhada, com registros limitados e muitas vezes sem informações sobre o tipo de lubrificante utilizado no motor.

Certifique-se de que o óleo correto foi usado, pois isso pode fazer toda a diferença no futuro e evitar custos inesperados.

A troca preventiva da correia dentada banhada a óleo é uma forma inteligente de garantir que o motor continue funcionando bem por muitos quilômetros.

No entanto, em caso de danos causados pelo uso de óleo inadequado, os custos podem ser tão altos quanto a troca de outros componentes importantes do carro.

Por isso, ao comprar um veículo usado, não hesite em negociar descontos caso haja qualquer dúvida sobre a manutenção do motor.

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José
José
01/03/2025 02:45

Esse Onix é um verdadeira vergonha pra GM. Ploblema maior ainda é que os engenheiros. Que projeto esse carro. Não querem assumir o erro. Quem comprou um carro desse. É que sofre. Com . esse ploblema. Veja um astra por exemplo carro considerado. Antigo. Mais um bom carro.

Isaque
Isaque
27/02/2025 21:36

Eu tenho gm 2.0 as vezes eu rádio até mais se 80 mil e nunca quebrou uma correia motor antigo né

Isaque
Isaque
27/02/2025 21:32

Óleo qualquer qui seja nunca vai da certo com borracha ok uma ideia maluco da GM

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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