Correia dentada banhada a óleo dos modelos Chevrolet Onix, Tracker e Montana está dando dor de cabeça nos motoristas! Um componente vital para o motor pode gerar custos de até R$ 11 mil, caso o lubrificante errado seja utilizado.
Você sabia que a correia dentada banhada a óleo dos motores de três cilindros da Chevrolet é considerada uma verdadeira dor de cabeça para os motoristas?
A questão vai além de uma simples troca de peça e pode gerar uma verdadeira dor no bolso.
De acordo com o site Auto Papo, o custo de uma substituição preventiva ou de emergência pode variar de R$ 3.700 a até R$ 11 mil, dependendo das condições do componente e do histórico de manutenção do veículo.
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Custo da troca preventiva da correia dentada banhada a óleo
Se você está pensando em adquirir um Chevrolet usado, como o Onix, Tracker ou Montana, com motor de três cilindros, é essencial considerar a troca preventiva da correia dentada banhada a óleo.
Este componente tem uma durabilidade prevista de até 240 mil km, caso o óleo correto seja utilizado.
Se não houver danos e o óleo indicado pela fabricante for o ACDelco Dexos 1GEN3, a troca da correia dentada é mais simples e barata, com valores que variam entre R$ 3.700 e R$ 4.000.
No entanto, a falta de cuidados pode gerar prejuízos muito maiores.
Conforme o AutoPapo, uma concessionária Chevrolet revelou que, caso o óleo utilizado seja inadequado ou o histórico de manutenção do carro seja pouco claro, os custos podem disparar.
Se a correia dentada for contaminada e apresentar falhas, o valor da troca pode chegar a até R$ 11 mil.
Impacto do lubrificante inadequado
O uso de óleo lubrificante inadequado é o principal vilão para a correia dentada banhada a óleo.
Se o lubrificante errado for utilizado, o desgaste da peça pode ocorrer mais rapidamente e até levar ao rompimento do componente.
Caso a correia apresente falhas, como pedaços soltos, a substituição será ainda mais cara, podendo superar R$ 11 mil, o que é um valor bem superior ao custo da troca dos pneus ou até mesmo da troca de fluídos do motor.
A recomendação para quem busca um Onix, Tracker ou Montana usado é solicitar um desconto no preço, caso não haja certeza sobre o tipo de óleo utilizado.
Essa precaução pode evitar surpresas desagradáveis e custos excessivos no futuro.
Como evitar problemas e garantir a durabilidade
A melhor forma de garantir que a sua correia dentada banhada a óleo tenha uma vida útil longa é utilizar o óleo correto, conforme indicado pela Chevrolet.
O ACDelco Dexos 1GEN3 é o lubrificante recomendado para manter o bom funcionamento do motor e a integridade da correia dentada.
O componente é fabricado com borracha de nitrila butadieno hidrogenada (HNBR), altamente resistente a temperaturas elevadas e ao contato com óleos. Além disso, a composição inclui teflon, o que aumenta ainda mais a resistência térmica e a durabilidade.
A Chevrolet tem se mostrado atenta a essa questão e, em 2024, estendeu a garantia do componente para todos os carros equipados com o motor de três cilindros, oferecendo cobertura de até 240 mil km, sem limite de tempo.
Para usufruir dessa cobertura, é necessário seguir o plano de manutenção da marca e realizar as revisões periódicas em uma concessionária autorizada. Dessa forma, o proprietário estará protegido de custos elevados com trocas de correia dentada.
Vantagens e desvantagens da correia dentada banhada a óleo
Uma das grandes vantagens dessa tecnologia é a maior eficiência nos motores.
A correia dentada banhada a óleo foi adotada pela Chevrolet, assim como pela Ford, para melhorar o desempenho do motor.
Esse tipo de correia exige menos esforço para sincronizar o comando de válvulas, resultando em menos perdas mecânicas. Isso, em teoria, pode aumentar a durabilidade do motor e melhorar o desempenho geral.
Apesar de a correia dentada banhada a óleo ter uma vida útil muito maior do que a correia tradicional, que geralmente exige troca após 60 mil a 80 mil km, ela precisa ser bem mantida.
Caso o óleo utilizado não seja o correto ou o componente seja exposto a condições adversas, o desgaste será acelerado e os custos para reparo serão muito mais altos.
Para quem deseja comprar um Chevrolet usado
Se você está em busca de um Chevrolet usado, como o Onix, Tracker ou Montana, é fundamental verificar o histórico de manutenção do veículo.
O AutoPapo alerta que carros que foram de empresas podem ter manutenção pouco detalhada, com registros limitados e muitas vezes sem informações sobre o tipo de lubrificante utilizado no motor.
Certifique-se de que o óleo correto foi usado, pois isso pode fazer toda a diferença no futuro e evitar custos inesperados.
A troca preventiva da correia dentada banhada a óleo é uma forma inteligente de garantir que o motor continue funcionando bem por muitos quilômetros.
No entanto, em caso de danos causados pelo uso de óleo inadequado, os custos podem ser tão altos quanto a troca de outros componentes importantes do carro.
Por isso, ao comprar um veículo usado, não hesite em negociar descontos caso haja qualquer dúvida sobre a manutenção do motor.
Esse Onix é um verdadeira vergonha pra GM. Ploblema maior ainda é que os engenheiros. Que projeto esse carro. Não querem assumir o erro. Quem comprou um carro desse. É que sofre. Com . esse ploblema. Veja um astra por exemplo carro considerado. Antigo. Mais um bom carro.
Eu tenho gm 2.0 as vezes eu rádio até mais se 80 mil e nunca quebrou uma correia motor antigo né
Óleo qualquer qui seja nunca vai da certo com borracha ok uma ideia maluco da GM