Corpo de Bombeiros de Minas Gerais anuncia abertura das inscrições a partir dos dias 22 a 29 de abril para centenas de vagas de emprego temporárias com foco em candidatos com ensino fundamental completo, confira os detalhes abaixo.
O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais abrirá nos dias 22 a 29 inscrições para um concurso com foco em candidatos com ensino fundamental completo. Vale destacar que a contratação é temporária para Brigadistas de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. No total, o certame conta com 280 vagas em diversos municípios.
Distribuição das vagas do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais
As oportunidades do concurso para ensino fundamental estão distribuídas nos seguintes municípios:
- Belo Horizonte;
- São Gonçalo do Rio Preto;
- Poté;
- Itamarandiba;
- Turmalina;
- Rio Pardo de Minas;
- Leme do Prado;
- Bonito de Minas;
- Marliéria;
- Itacarambi;
- Congonhas do Norte;
- Boa Esperança;
- Conceição do Mato Dentro;
- Jaíba;
- Itaipé;
- Chapada Gaúcha;
- Botumirim;
- Malacacheta;
- Diamantina;
- Porteirinha;
- Distrito de Milho Verde – Serro;
- Grão Mogol;
- Serranópolis de Minas;
- Conceição do Ibitipoca;
- Monte Azul;
- Mato Verde;
- Pedro Leopoldo;
- Matias Cardoso;
- Novo Cruzeiro;
- Mamonas;
- Distrito de Ipoema – Itabira;
- Guanhães;
- Alagoa;
- Ouro Preto;
- Araponga;
- Gameleira;
- Baependi;
- Uberlândia;
- Sete Lagoas;
- Montes Claros;
- Espinosa;
- Ladainha;
- Bocaiúva;
- Arinos;
- Buenópolis;
- Santana do Riacho;
- Manga;
- Conselheiro Pena;
- Januária;
- Prados.
Vale mencionar que os brigadistas do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais são capacitados para combater as chamas, lidar com animais peçonhentos e primeiros socorros, atuando com uniformes e botas que resistem a altas temperaturas e balaclava de proteção antichama.
- Novo concurso público da Polícia Militar exige apenas nível médio com salários de R$ 10.300, confira os detalhes!
- Escassez de mão de obra: Finlândia, país MAIS feliz do mundo, está com 5.300 MIL vagas de empregos para diferentes cargos como garçons, soldadores, pintores, operadores de máquinas, dobradeiras, engenheiros e muito mais
- Ganhe R$3.306,60 + benefícios trabalhando 44h semanais! O Sesc anuncia vaga de emprego, veja como participar do processo seletivo; Inscrição até 28 de novembro
- Eurofarma abre processo seletivo com vagas home office, presenciais e híbridas para candidatos com e sem experiência anterior
As brigadas são equipadas com bomba costal, soprador, chicote, abafador, moto-bomba, roçadeira, enxada e foice, todos com Certificado de Aprovação. Contam ainda com veículos de tração 4×4, que facilita o acesso a locais difíceis. Parte das brigadas atua apenas no período crítico de incêndios.
Outras, ano inteiro. No período de chuvas, atuam com educação ambiental e manutenção de mudas plantadas em áreas de recuperação e construção de aceiros, retirada de vegetação em faixa que auxilia no combate ao fogo quando as atinge.
Saiba como se inscrever no concurso para ensino fundamental
Os interessados devem realizar a inscrição para o concurso do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais entre os dias 22 e 29 de abril por meio do site do Instituto Estadual de Florestas, banca organizadora do processo seletivo.
As inscrições são totalmente gratuitas e aqueles que estiverem dispostos a participar do concurso para ensino fundamental devem ser brasileiros, estar em dia com suas obrigações eleitorais, estar em dia com suas obrigações militares (para candidatos do sexo masculino), ter idade mínima de 18 anos e, no máximo, 59 anos completos na data da inscrição.
CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER 👈
Ao preencher seus dados, no ato de inscrição online, o candidato deve anexar, em formato pdf, png, jpeg os documentos exigidos. Entre eles estão: Carteira de Identidade, Certificado ou Declaração de participação em Curso de Brigadista de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, ou equivalente, emitido entre 2012 e 2024, entre outros.
Informações adicionais sobre o processo seletivo do Corpo de Bombeiros de MG
A seleção dos candidatos contará com etapas como Inscrição/ Análise Currícular, com documentos exigidos no edital. Na segunda etapa, os candidatos selecionados devem apresentar, também, atestado médico comprovando aptidão física e mental.
O candidato será eliminado do concurso para ensino fundamental quando não apresentar os documentos obrigatórios de cada etapa do processo seletivo, apresentar sinais de embriaguez ou consumo de entorpecentes, em qualquer etapa do processo seletivo simplificado, entre outros.
O contrato de direito administrativo a ser firmado terá vigência de 4 meses, prorrogável de acordo com o interesse da Administração Pública. A entrega dos documentos para contratação deve acontecer ainda no mês de junho, conforme as convocações a serem divulgadas no site do IEF e no Diário Oficial de MG.