Vitória celebra a construção da Terceira Ponte, agora uma das maiores pontes no país, que transforma a mobilidade e o turismo no Espírito Santo.
A Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça, conhecida popularmente como Terceira Ponte, destaca-se como uma das maiores pontes no país, a construção da ponte conecta Vitória a Vila Velha com seus impressionantes 3.339 metros de extensão.
Se você pensava que atravessar uma ponte era apenas uma questão de alguns passos, a construção da Terceira Ponte veio para desafiar essa ideia e mostrar que o Espírito Santo abriga uma das maiores obras de engenharia do Brasil.
Construção da Terceira Ponte
A construção da Terceira Ponte iniciou-se em agosto de 1978 com o objetivo de permitir a travessia de 3.500 veículos por dia, beneficiando cerca de 40.000 pessoas diariamente. Prometia reduzir em 18 km o trajeto entre Vitória e Vila Velha, economizando até 52 minutos para carros particulares e 45 minutos para ônibus.
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Apelidada de Terceira Ponte devido às duas outras estruturas que já ligavam os municípios— a Ponte Florentino Ávidos (Cinco Pontes) e a Segunda Ponte, inauguradas em 1928 e 1979 respectivamente—, esta mega construção enfrentou desafios significativos. Entre eles, garantir a navegação segura no canal, atendendo aos padrões internacionais sem interferir no fluxo marítimo.
Construtora Norberto Odebrecht
Após a análise de cerca de 2.800 projetos, a construtora Norberto Odebrecht assumiu a obra, implementando três canteiros de construção em Vitória e Vila Velha. A construção envolveu o uso de avançadas técnicas de engenharia, como a montagem de vigas pré-moldadas e o sistema de balanços sucessivos em concreto com aduelas concretadas no local.
A Terceira Ponte consumiu mais de 11.560 m³ de concreto estrutural, 12.000 toneladas de aço e 238.000 m² de formas. Com um vão central de 260 metros e altura de 60 metros, ela não apenas superou os desafios técnicos como também se consolidou entre as maiores pontes no país.
Entregue em 23 de agosto de 1989
Entregue em 23 de agosto de 1989, após 11 anos de construção e um investimento de 221 milhões de cruzeiros, a ponte foi financiada por recursos de fundo perdido e empréstimos acordados entre o governo e as empreiteiras da época. A construção da Terceira Ponte não só melhorou significativamente a mobilidade urbana como também impulsionou o turismo local, oferecendo vistas panorâmicas que se tornaram um atrativo à parte.
Falha em uma grua
Infelizmente, a grandiosidade da construção da Terceira Ponte veio acompanhada de sacrifícios. Durante o processo, foram registrados 11 acidentes fatais, incluindo um incidente em 17 de setembro de 1985, quando uma falha em uma grua resultou na perda de três trabalhadores. Essas vidas são lembradas com respeito, destacando a dedicação dos mais de 7.600 trabalhadores que tornaram possível essa mega construção.
A construção da Terceira Ponte mantém seu papel crucial
Atualmente, a Terceira Ponte continua sendo vital para o crescimento natural de Vitória e Vila Velha. Projetos recentes preveem a criação de uma ciclovia e a ampliação da ponte com mais duas faixas de rolamento, totalizando seis, com previsão de conclusão em 2023. Assim, a construção da Terceira Ponte mantém seu papel crucial, reafirmando-se como uma das maiores pontes no país e um símbolo do desenvolvimento capixaba.
E você, já teve a oportunidade de atravessar a Terceira Ponte? O que acha dessa mega construção que marca o cenário capixaba? Compartilhe sua opinião nos comentários!