Maior fábrica de automóveis do planeta, o complexo da Hyundai em Ulsan produz 1,5 milhão de carros por ano e exporta direto do próprio porto.
A maior fábrica de automóveis do mundo impressiona não apenas pelo tamanho, mas pela velocidade da produção.
Na Coreia do Sul, a cidade de Ulsan abriga um dos maiores feitos da indústria automobilística mundial. É lá que funciona a maior fábrica de carros do planeta, operada pela Hyundai.
A unidade impressiona pelos números e pela eficiência do processo: são produzidos 17 modelos diferentes, com uma média de 1 veículo a cada dez segundos.
-
5 carros elétricos usados a partir de R$ 80 mil que surpreendem em 2025 – modelos ideais para quem busca economia, silêncio e estilo futurista na garagem
-
Chevrolet Creta ou Hyundai Onix? Nova parceria entre montadoras vai misturar DNA de SUV, picape e mais 3 modelos inéditos
-
4 carros usados e econômicos com motor 1.4: esses modelos da Chevrolet e Fiat ainda valem a pena em 2025
-
Quanto custa manter uma Fiat Toro 2025? Confira os valores considerando combustível, IPVA, peças e revisões
Capacidade fora do comum
A fábrica de Ulsan tem uma capacidade de produção anual de 1,5 milhão de veículos. Esse número é quase o dobro da produção total do Reino Unido em 2024, que conta com 25 fábricas.
Também representa o suficiente para atender 98% da demanda de carros novos da Itália no mesmo período.
Todo o processo ocorre dentro do mesmo complexo: fabricação, testes e envio dos veículos.
Isso só é possível porque a Hyundai conta com um porto próprio ao lado das instalações.
Ao final da linha de produção, os carros são levados diretamente para um cargueiro com capacidade para 6.000 unidades, que parte rumo a mais de 200 países.
Complexo único no mundo
O local não abriga apenas as cinco fábricas principais.
Também possui unidades de produção de motores e transmissões, além do porto exclusivo para o transporte de veículos — o único do tipo no mundo.
Cerca de 75% dos veículos ali produzidos são destinados à exportação.
A operação funciona em ritmo acelerado. As linhas de montagem operam 18 horas por dia.
Modelos populares como Hyundai Tucson e Santa Fe saem do local, junto com os carros de luxo da linha Genesis.
A fábrica também se prepara para o futuro. Em 2026, será inaugurada uma nova planta dedicada exclusivamente à produção de veículos elétricos, onde será fabricado o Genesis GV90.
De Ford Cortina à alta tecnologia
Inaugurada em 1968, a fábrica começou montando manualmente modelos Ford Cortina para o mercado sul-coreano.
Décadas depois, transformou-se em uma megaestrutura. Entre uma fábrica e outra, o visitante encontra áreas verdes com cerca de 600 mil árvores plantadas ao longo do complexo.
A Fábrica 5 se destaca por produzir os modelos mais sofisticados da Hyundai, como os Genesis G70, G80 e G90.
Também saem dali o SUV Palisade e o Nexo, movido a hidrogênio. As baterias do Genesis G80 elétrico são montadas no mesmo local.
Depois do controle de qualidade, os carros são levados para o estacionamento ao lado do cais. Lá, motoristas conduzem os veículos em alta velocidade até o interior do navio. Logo em seguida, retornam correndo para repetir o processo. Em média, um novo navio carregado deixa o porto a cada 24 horas.
Esse modelo de produção integrada permite à Hyundai reduzir custos e ganhar tempo. É um dos segredos por trás da impressionante escala alcançada pela maior fábrica de automóveis do mundo.
A ÁGUA SEMPRE CORRE PARA O MAR. ERRADICAR A POBREZA? QUEM VAI FAZER ISSO?
A Coreia do Sul e o Japão podia fazer uma união, isso seria possível num futuro, será?..
Considero tudo isso espetacular. O Planeta navega por grandeza e riqueza para os mega empreendedores. Pena que nao erradica a pobreza, para vender mais carros. Venderia muito mais. E pena que não termina as guerras, que detonam os países envolvidos. Venderia muito mais.
A riqueza precisa ser para todos. É horrível ser rico e conviver com a miséria dos que nos cercam
Por outro lado, quem limparia nossas casas e faria nossos trabalhos pesados se não houvessem os pobres? Precisamos de robôs inteligentes para fazer as tarefas pesadas, sujas e perigosas, e em seguida, promover a independência dos pobres. Eis o caminho.
Assim teremos mais fábricas como essa. S
Sonho com uma assim em Moçambique, uma em Portugal, uma em Angola. E talvez uma em Honduras.
G. G. Carsan. Brasil.