1. Início
  2. / Transporte Rodoviário
  3. / Conheça os caminhões clássicos Mercedes-Benz 2635 e 2638, os lendários reis do mato, famosos por sua robustez e eficiência
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Conheça os caminhões clássicos Mercedes-Benz 2635 e 2638, os lendários reis do mato, famosos por sua robustez e eficiência

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 15/07/2024 às 16:17
Conheça os caminhões clássicos Mercedes-Benz 2635 e 2638, os lendários reis do mato, famosos por sua robustez e eficiência
Imagem: CPG

Conheça os caminhões clássicos Mercedes-Benz 2635 e 2638, ícones das estradas brasileiras dos anos 90. Saiba tudo sobre esses gigantes e porque são tão lendários!

A história dos incríveis Mercedes-Benz 2635 e 2638, que fizeram sucesso nas estradas do Brasil. Esses modelos são verdadeiros reis do mato e marcaram uma era no transporte pesado. Vamos entender o que fez deles tão especiais!

O Mercedes-Benz 2635 foi lançado no Brasil em agosto de 1993, durante o evento da TecnoCar. Inicialmente planejado para ser importado, a Mercedes percebeu rapidamente que o caminhão se adaptaria perfeitamente às necessidades do mercado brasileiro. Em janeiro de 1994, o 2635 já estava sendo comercializado por aqui.

Principais características do 2635

  • Versões: L 2635 (chassi rígido) e LS 2635 (cavalo mecânico)
  • Motor: OM447 LA, um turbo Intercooler da série 400
  • Potência: 354 cavalos a 2100 rpm
  • Torque: 158 kgfm entre 1100 e 1600 rpm
  • Caixa de Marcha: ZF 16S 160 com 16 marchas sincronizadas
  • Capacidade de Tração: 73 toneladas (relação 5,21) e 123 toneladas (relação 5,93)
  • Suspensão: Dianteira com feixe de molas semi-elípticas e traseira em tandem
  • Tanques de Combustível: 2 tanques de 300 litros

O 2635 foi projetado para enfrentar condições severas, como transporte de cargas pesadas em mineração e extração de madeira. Era robusto e confiável, com uma capacidade de tração impressionante. A Mercedes-Benz ofereceu garantia de 100.000 km ou 12 meses para o veículo, e uma garantia exclusiva para o trem de força de 200.000 km ou 24 meses, o que ajudou a impulsionar as vendas.

Mercedes-Benz 2638

Mercedes-Benz 2638

Em 1999, a Mercedes-Benz lançou o 2638, que trouxe várias melhorias em relação ao 2635. Este modelo foi lançado junto com o famoso 1938, e a versão LK do 2638 foi introduzida desde o início, ao contrário de seu antecessor.

Principais características do 2638

  • Motor: OM457, série BR 450, com gerenciamento eletrônico e autodiagnose
  • Potência: 388 cavalos a 1900 rpm
  • Torque: 189 kgfm a 1100 rpm
  • Caixa de Marcha: ZF de 16 marchas
  • Capacidade de Tração: 123 toneladas
  • Suspensão: Feixe de mola no eixo dianteiro e suspensão em tandem na traseira

O 2638 foi aclamado por sua robustez e capacidade de operar em terrenos difíceis. Ele rapidamente se tornou popular entre motoristas e frotistas, especialmente nos setores de cana-de-açúcar, madeira e mineração. Em 1999, foi o oitavo caminhão mais vendido no Brasil e o líder de vendas em seu segmento, com 350 unidades vendidas.

Por que são chamados de “Reis do Mato”?

Os Mercedes-Benz 2635 e 2638 ganharam o apelido de “reis do mato” por sua habilidade de enfrentar terrenos difíceis com facilidade. Eles eram ideais para operações fora de estrada, onde outros caminhões não conseguiam performar. A combinação de potência, durabilidade e design robusto fez desses modelos verdadeiras lendas nas estradas brasileiras.

Despedida dos clássicos

Os Mercedes-Benz 2635 e 2638 foram descontinuados em 2005, junto com o modelo 1938, encerrando uma era dos caminhões bicudos fora de estrada da Mercedes-Benz. No entanto, eles deixaram um legado que ainda é lembrado por muitos entusiastas e profissionais do setor.

E você, tem alguma história com os Mercedes-Benz 2635 e 2638? Compartilhe com a gente nos comentários e vamos relembrar juntos esses clássicos das estradas!

Inscreva-se
Notificar de
guest
❗❗❗Faça login para poder postar links, fotos, conectar com pessoas e muito mais. Seu perfil pode ser visto por mais de 1 milhão de usuários todos os dias😉
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x