Conheça os caminhões clássicos Mercedes-Benz 2635 e 2638, ícones das estradas brasileiras dos anos 90. Saiba tudo sobre esses gigantes e porque são tão lendários!
A história dos incríveis Mercedes-Benz 2635 e 2638, que fizeram sucesso nas estradas do Brasil. Esses modelos são verdadeiros reis do mato e marcaram uma era no transporte pesado. Vamos entender o que fez deles tão especiais!
O Mercedes-Benz 2635 foi lançado no Brasil em agosto de 1993, durante o evento da TecnoCar. Inicialmente planejado para ser importado, a Mercedes percebeu rapidamente que o caminhão se adaptaria perfeitamente às necessidades do mercado brasileiro. Em janeiro de 1994, o 2635 já estava sendo comercializado por aqui.
Principais características do 2635
- Versões: L 2635 (chassi rígido) e LS 2635 (cavalo mecânico)
- Motor: OM447 LA, um turbo Intercooler da série 400
- Potência: 354 cavalos a 2100 rpm
- Torque: 158 kgfm entre 1100 e 1600 rpm
- Caixa de Marcha: ZF 16S 160 com 16 marchas sincronizadas
- Capacidade de Tração: 73 toneladas (relação 5,21) e 123 toneladas (relação 5,93)
- Suspensão: Dianteira com feixe de molas semi-elípticas e traseira em tandem
- Tanques de Combustível: 2 tanques de 300 litros
O 2635 foi projetado para enfrentar condições severas, como transporte de cargas pesadas em mineração e extração de madeira. Era robusto e confiável, com uma capacidade de tração impressionante. A Mercedes-Benz ofereceu garantia de 100.000 km ou 12 meses para o veículo, e uma garantia exclusiva para o trem de força de 200.000 km ou 24 meses, o que ajudou a impulsionar as vendas.
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Mercedes-Benz 2638
Em 1999, a Mercedes-Benz lançou o 2638, que trouxe várias melhorias em relação ao 2635. Este modelo foi lançado junto com o famoso 1938, e a versão LK do 2638 foi introduzida desde o início, ao contrário de seu antecessor.
Principais características do 2638
- Motor: OM457, série BR 450, com gerenciamento eletrônico e autodiagnose
- Potência: 388 cavalos a 1900 rpm
- Torque: 189 kgfm a 1100 rpm
- Caixa de Marcha: ZF de 16 marchas
- Capacidade de Tração: 123 toneladas
- Suspensão: Feixe de mola no eixo dianteiro e suspensão em tandem na traseira
O 2638 foi aclamado por sua robustez e capacidade de operar em terrenos difíceis. Ele rapidamente se tornou popular entre motoristas e frotistas, especialmente nos setores de cana-de-açúcar, madeira e mineração. Em 1999, foi o oitavo caminhão mais vendido no Brasil e o líder de vendas em seu segmento, com 350 unidades vendidas.
Por que são chamados de “Reis do Mato”?
Os Mercedes-Benz 2635 e 2638 ganharam o apelido de “reis do mato” por sua habilidade de enfrentar terrenos difíceis com facilidade. Eles eram ideais para operações fora de estrada, onde outros caminhões não conseguiam performar. A combinação de potência, durabilidade e design robusto fez desses modelos verdadeiras lendas nas estradas brasileiras.
Despedida dos clássicos
Os Mercedes-Benz 2635 e 2638 foram descontinuados em 2005, junto com o modelo 1938, encerrando uma era dos caminhões bicudos fora de estrada da Mercedes-Benz. No entanto, eles deixaram um legado que ainda é lembrado por muitos entusiastas e profissionais do setor.
E você, tem alguma história com os Mercedes-Benz 2635 e 2638? Compartilhe com a gente nos comentários e vamos relembrar juntos esses clássicos das estradas!