Incrível! O Jeep mais estreito do mundo, que realmente anda e dirige, e tem um motor com uma potência incrível
O Museu Nacional do Automóvel do Marrocos é famoso por sua coleção de veículos excepcionais, mas uma de suas seções se destaca ainda mais: a dedicada a off-roaders únicos e curiosos. Nesta área do museu, os visitantes encontram desde K5 Chevy Blazers em estado impecável até veículos militares e modelos customizados de Jeep Wranglers que, no mínimo, chamam atenção pela criatividade e excentricidade.
Jeep Wrangler transformado em mini Off-Roader
Um dos veículos que mais surpreendem nessa coleção é um Jeep Wrangler que foi cortado ao meio e remontado de forma inusitada. O resultado é um Jeep tão estreito que as luzes frontais estão praticamente coladas, separadas apenas por cerca de uma polegada.
O veículo, tão fino que o pneu reserva parece ser quase do tamanho de toda a carroceria, causa estranhamento e risos ao mesmo tempo.
- Quais os 35 carros com motor aspirado no Brasil que ainda fazem sucesso em meio à invasão dos motores turbo?
- Toyota surpreende a indústria automotiva e anuncia SUV Toyota SW4 2025 com garantia de 10 anos, a maior granita do Brasil!
- Novo Honda City sedan 2025: mais completo que o Virtus, com 126 cv, 519 litros de porta-malas e preços a partir de R$ 117 mil, mas ainda sem motor turbo!
- Importante via de SP terá pedágio eletrônico free flow e quem não pagar estará cometendo uma infração imperdoável
Com capacidade para apenas dois ocupantes dispostos em assentos tandem (um atrás do outro), o “Jeep Meio” permite um passageiro logo atrás do motorista, o que torna a experiência de direção um pouco claustrofóbica.
Apesar do tamanho reduzido, é impressionante pensar que ele ainda mantém a tração nas quatro rodas, permitindo que o pequeno Jeep conquiste as dunas do deserto marroquino com eficiência.
Engenharia curiosa: O motor e a tração surpreendente
O que move este estreito Wrangler ainda é um mistério. Os modelos padrão de sua geração, geralmente, contam com motores V6 de 3,8 a 3,6 litros, que parecem muito grandes para caberem na estreita frente do veículo.
Uma teoria é que um pequeno motor de quatro cilindros pode ter sido adaptado, possivelmente inclinado para cima, como sugere o grande capô inclinado. Isso ressalta o nível de engenhosidade dos criadores deste veículo: não se trata apenas de um design divertido, mas de uma adaptação mecânica funcional.
Apesar das dificuldades com o idioma, os visitantes ainda conseguem apreciar a engenhosidade por trás do projeto, especialmente ao ver o Jeep em ação no deserto, como no vídeo compartilhado por Mohamed Saber. Em uma parte do vídeo, é possível ver os dois Wranglers peculiares cruzando o deserto, lado a lado, junto a um modelo tradicional para referência.
O Jeep em dobro: Outra excentricidade que atraí o público
Outro veículo fascinante no museu é o “Jeep Duplo”, uma versão alargada do Wrangler, feita ao unir dois veículos praticamente inteiros, criando um off-roader com capacidade para oito passageiros. Esse modelo amplo é o oposto do “Jeep Meio” em termos de espaço e presença, oferecendo um visual robusto e funcional que atrai olhares por onde passa.
Comparado a uma criação de filme de ficção científica, essa versão do Wrangler parece saída de um projeto ousado de David Cronenberg, algo que combina humor com impressionante capacidade mecânica.