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Confiança na Honda em risco: falha em tradicional motor pode gerar conserto de até R$ 50 mil e ameaça marca com recall milionário

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 28/08/2025 às 00:10
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Investigação da NHTSA coloca mais de 1,4 milhão de veículos da Honda e Acura sob análise por possível falha grave no motor 3.5 V6, que pode causar pane total, incêndio e prejuízos milionários para proprietários e para a montadora.

A agência de segurança viária dos Estados Unidos abriu uma avaliação preliminar (PE25008) para apurar falhas no rolamento da biela do motor 3.5 V6 da Honda que podem causar pane completa, com risco de colisão e incêndio.

O procedimento, iniciado em 20 de agosto de 2025, abrange 1.410.806 veículos e foi motivado pelo volume de relatos enviados à reguladora.

Se confirmado o defeito, a investigação pode resultar em recall amplo na América do Norte.

O que a NHTSA está apurando

Segundo os documentos públicos da NHTSA, o foco são falhas do rolamento da biela que, ao perder lubrificação ou danificar-se, podem travar o conjunto e levar à quebra interna do motor.

A agência afirma que o objetivo é medir a extensão e a gravidade do problema e avaliar o risco à segurança nas vias.

Quais modelos e anos entram no radar

A análise envolve Acura TLX (2018 a 2020), Acura MDX (2016 a 2020), Honda Pilot (2016 a 2020), Honda Odyssey (2018 a 2020) e Honda Ridgeline (2017 a 2019).

Todos são equipados com o mesmo V6 3.5 litros. A estimativa de frota potencialmente afetada nos EUA é de 1,41 milhão de unidades.

Quantas ocorrências existem

Até aqui, a NHTSA contabiliza 414 queixas formais de proprietários.

A própria Honda reportou 2.598 registros adicionais, totalizando 3.012 ocorrências relacionadas ao tema.

sete relatos que mencionam colisões ou princípios de incêndio, mas não há registro de feridos.

É o mesmo problema do recall de 2023?

Não. Em novembro de 2023, a Honda convocou cerca de 249 mil veículos por um defeito de fabricação no virabrequim (recall 23V-751), capaz de provocar desgaste prematuro do rolamento da biela.

A nova investigação, porém, não está relacionada a essa não conformidade.

A própria NHTSA afirma que as falhas agora apuradas estão fora do escopo do recall anterior e não decorrem do mesmo defeito no virabrequim.

Como o defeito se manifesta

Relatos descrevem luzes de alerta acesas no painel, ruídos metálicos vindos do motor e perda súbita de potência.

Em situações extremas, o propulsor pode travar em movimento, elevando o risco de acidente.

Esses sintomas são compatíveis com a falha de rolamentos da biela, peça que conecta o pistão ao virabrequim e trabalha sob alta carga e alta rotação. A agência cita a possibilidade de falha total do motor.

Impacto financeiro para proprietários

Quando há dano interno significativo, a solução pode ser a substituição do motor.

Em veículos com V6 moderno, a conta costuma superar a faixa de US$ 10 mil na soma de peças e mão de obra.

Valores de mercado mostram motores remanufaturados na casa de US$ 4.900 apenas a peça, sem incluir instalação, fluídos e calibração. Isso ajuda a explicar o total elevado de reparo em casos graves.

O que muda para a Honda

A investigação desta vez foi aberta como avaliação preliminar, etapa que pode evoluir para análise aprofundada e, se necessário, para recall determinado pela autoridade.

Em caso de convocação, a montadora teria de reparar gratuitamente as unidades afetadas.

A repercussão é relevante porque a linha J-Series 3.5 V6 é um dos pilares do portfólio da marca nos EUA, presente em sedãs, SUVs e picapes de alto volume.

O que a marca diz

Até o momento, não há novo recall anunciado para esse conjunto específico. Documentos públicos mostram que a empresa forneceu dados à NHTSA durante consultas anteriores.

A nova investigação foi motivada pelo acúmulo de relatos fora do escopo do recall de 2023. A agência afirma que prosseguirá com a coleta de informações para determinar escopo e causa.

Orientações para motoristas

Proprietários de Acura TLX e MDX e de Honda Pilot, Odyssey e Ridgeline dos anos listados devem monitorar sintomas como ruído metálico, vibração incomum e perda de potência.

Também devem respeitar intervalos de troca de óleo especificados no manual.

Em caso de anomalia, a recomendação é interromper o uso e buscar atendimento autorizado.

É importante registrar o chamado para eventual cobertura de garantia ou programa de serviço que venha a ser anunciado após a conclusão da investigação.

Próximos passos da apuração

A NHTSA abriu a PE25008 em 20/08/2025 e destacou que o número de falhas relatadas em veículos fora do recall anterior configura possível risco de segurança, justificando a nova etapa de análise.

Ao final, a agência poderá encerrar o caso sem ação, ampliar a investigação ou exigir medidas corretivas da fabricante.

Você dirige um Honda ou Acura V6 fabricado entre 2016 e 2020 e já percebeu ruído no motor ou perda súbita de potência; quais sintomas apareceram e como foi o atendimento na rede?

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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