Primeiro Concurso Público do Pré-Sal foi confirmado e a expectativa é que aconteça ainda em 2023. Lista de vagas e cargos será divulgada em breve.
A realização do primeiro concurso Pré-Sal Petróleo, da Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A (PPSA) com vagas para efetivos deve acontecer ainda em 2023. A confirmação foi realizada nesta segunda-feira (17), através da publicação no Diário Oficial da União (DOU), do balanço do relatório da administração, referente ao ano passado.
Cargos e vagas do concurso público do Pré-sal ainda não foram definidos
Segundo o documento o “Plano de cargos e salários e quadro de pessoal aprovados pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), abrindo espaço assim para que seja realizado um concurso público ainda este ano com foco em formar um quadro permanente da empresa” .
Novos dados devem ser confirmados em breve. É importante mencionar que a estatal consta do decreto 11.478, divulgado pelo atual presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, no último dia 6, que retirou sete empresas públicas dos Programas de Parcerias de Investimentos da Presidência das Repúblicas (PPI) e do Programa Nacional de Desestatização (PND), além de mais três apenas do PPI. A empresa de Pré-sal está entre as três retiradas apenas do PPI.
- Escassez de mão de obra: Finlândia, país MAIS feliz do mundo, está com 5.300 MIL vagas de empregos para diferentes cargos como garçons, soldadores, pintores, operadores de máquinas, dobradeiras, engenheiros e muito mais
- Ganhe R$3.306,60 + benefícios trabalhando 44h semanais! O Sesc anuncia vaga de emprego, veja como participar do processo seletivo; Inscrição até 28 de novembro
- Eurofarma abre processo seletivo com vagas home office, presenciais e híbridas para candidatos com e sem experiência anterior
- Sonha em ser funcionário público? Novo concurso da Câmara oferece 63 vagas em níveis fundamental, médio e superior
Apesar dos cargos e vagas para o primeiro concurso do Pré-Sal ainda não estarem definidos, desde junho do último ano a estatal conta com um quadro de 163 servidores efetivos, segundo a portaria 5.750, que prevê o limite do próprio quadro de funcionários.
A PPSA é uma empresa pública ligada ao Ministério de Minas e Energia (MME), fundada em 2013, com o objetivo de maximizar os resultados econômicos da União nas atividades ligadas ao Polígono do Pré-Sal e em localizações estratégicas. Para atingir seus objetivos, a empresa dá prioridade a eficiência na gestão, realizando contínuos investimentos em melhoria de processos.
Entenda como foi o último concurso público do Pré-Sal
Apesar do primeiro concurso Pré-Sal Petróleo ainda não ter acontecido, um antigo processo seletivo já aconteceu em 2017, contando com uma oferta de 240 vagas temporárias, onde 15 foram para preenchimento imediato e 225 para formar cadastro reserva de pessoal.
Todas as oportunidades foram voltadas para o cargo de assistente exigindo nível superior, distribuídas por setores específicos, sendo 2 para planejamento pleno, 1 de tecnologia da informação, 2 para gerenciamento de projetos pleno, 1 de contabilidade e finanças, 1 para licitação e contratos, 3 para desenvolvimento e produção sênior, 2 para reservatórios pleno e 1 para exploração pleno.
Conheça a PPSA
A Pré-Sal Petróleo é uma empresa pública federal, ligada ao Ministério de Minas e Energia (MME). A empresa atua em 3 principais áreas, sendo elas a de Gestão da Comercialização, Gestão dos Contratos de Partilha de Produção e a Representação da União nos Acordos de Individualização da Produção (AIP). A companhia foi fundada em 2013 pelo Decreto nº 8.063/2013, na forma de Sociedade Anônima de capital fechado, com investimento inicial de R$ 50 milhões.
O capital social da Pré-Sal Petróleo é composto por iniciativas nominativas de propriedade integral da União. A PPSA é uma empresa pública independente, não se enquadrando na definição da empresa dependente.
A empresa pratica os atos necessários à gestão dos Contratos de Partilha da Produção, representando a União nos Consórcios desenvolvidos para a execução destes Contratos, participando, em nome da União, dos Comitês Operacionais dos mencionados Consórcios, Monitora e Audita os custos ligados aos Contratos de Partilha de Produção (CPPs), celebra, em nome da União, contratos de venda de petróleo e gás natural da União com os agentes comercializados, que devem observar a política nacional de venda de hidrocarbonetos.
Fonte: Folha Dirigida