1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Como garantir investimentos para que empresas tenham interesse em se instalar e produzir empregos no setor naval do estado do Rio?
Localização RJ Tempo de leitura 3 min de leitura

Como garantir investimentos para que empresas tenham interesse em se instalar e produzir empregos no setor naval do estado do Rio?

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 19/10/2021 às 14:01
naval - construção - petróleo e gás - offshore - estaleiros - alerj - obras
Trabalhadores em estaleiro de construção naval / Imagem Google

Comissão de Indústria Naval, OffShore e do setor de Petróleo e Gás, defende criação de linhas de crédito para aumentar presença de empresas locais no mercado

Como garantir investimentos para que empresas tenham interesse em se instalar e produzir empregos no setor naval do estado do Rio? Esse foi um dos questionamentos feitos durante a reunião da Comissão de Indústria Naval, de OffShore e do Setor de Petróleo e Gás da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) com executivos da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ/RJ).

Leia também

A assembleia foi presidida pela deputada estadual Célia Jordão. A Comissão vem promovendo frequentes debates com empresas, instituições públicas e especialistas da área para reunir informações e construir conjuntamente mecanismos que levem à ampliação da presença de empresas locais no mercado nacional.

Infraestrutura, segurança, logística, redução de burocracias e tributação também estiveram em discussão durante a reunião

A abertura de novas linhas de financiamento foi um dos principais pontos de atenção tratados durante a reunião, que foi realizada virtualmente. A diretoria da ABIMAQ destacou a necessidade de ampliar a oferta de crédito para aumentar a margem do capital de giro, incentivando a volta das empresas que saíram do Rio de Janeiro para se instalar em outros estados.

Entendendo a importância da reivindicação, a deputada Célia Jordão se comprometeu a agendar uma reunião com a Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio) para tratar do assunto.

Infraestrutura, segurança, logística, redução de burocracias e tributação também estiveram em discussão. “O incentivo fiscal é um tema que ficou muito prejudicado ao longo do tempo porque se tornou sinônimo de renúncia de receita, ao invés de um benefício atrelado a um compromisso de desenvolvimento”, afirmou a deputada. A parlamentar defendeu que é necessário realizar um estudo mais aprofundado, em parceria com a Assessoria Fiscal da Alerj, sobre a questão tributária.

A importância da parceria público-privada no setor naval

Marcius Ferrari, vice-presidente da Rio Indústria e presidente do Sindicato das indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Rio de Janeiro (SIMMERJ), acrescentou que qualquer plano de incentivo fiscal precisa estar alinhado com o plano de negócios das empresas e que a Alerj tem papel fundamental em abrir esse debate.

Bruno Galhardo, presidente da Câmara Setorial de Equipamentos Navais, OffShore e OnShore da ABIMAQ, falou também sobre a importância da parceria público-privada no setor naval. “Há empresários que querem investir em micrologística, e não só em macrologística como, por exemplo, melhorias em estradas e manutenção de vias de acesso às indústrias e portos”.

Alberto Machado, presidente da ABIMAQ/RJ, acrescentou que é necessário haver investimento em segurança e infraestrutura. ¨Não podemos esquecer os investimentos em empresas de engenharia, que podem vir também por meio de startups, para que sejam desenvolvidos componentes que gerem, futuramente, novos empregos no estado. O Rio de Janeiro tem potencial. As melhores universidades com quadros técnicos e conhecimento na área estão aqui. São soluções factíveis que resolvem boa parte dos problemas”, ressaltou.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos