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Como é feito o asfalto

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 12/05/2025 às 21:09
Como é feito o asfalto
Foto: Reprodução
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Descubra como é produzido o asfalto que reveste ruas e rodovias no Brasil e entenda a diferença entre os tipos quente e frio

O asfalto está presente em todos os lugares, avenidas e rodovias, mas poucos sabem como é feito o asfalto.

De acordo com a Pesquisa CNT de Rodovias 2024, o Brasil possui uma malha rodoviária de aproximadamente 1,7 milhão de quilômetros, dos quais apenas 12,4% são pavimentados, o que equivale a cerca de 213,5 mil quilômetros.

Isso significa que cerca de 87,6% das estradas no país permanecem sem asfalto. Diante disso, saber como o asfalto é feito ajuda a compreender a Rdessa camada escura e resistente que cobre rodovias e ruas.

A seguir, veja como o asfalto é feito e quais são seus principais tipos.

Dois tipos principais

O primeiro ponto importante é entender que existem dois tipos principais de asfalto: o quente e o frio. Ambos têm composição semelhante, mas cada um possui características e usos específicos.

O asfalto quente é o mais comum e o mais utilizado nas obras de pavimentação. Já o asfalto frio se destaca por ser mais prático para transporte e aplicação.

Produção do asfalto quente

O asfalto quente é produzido em usinas, onde se mistura o Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) com agregados pétreos, como as britas. O CAP é um material obtido a partir da destilação do petróleo. Entre os tipos usados, está o CAP 50/70.

Essa mistura é aquecida a temperaturas elevadas e, depois, aplicada diretamente sobre o solo. Em seguida, a compactação é feita com um equipamento conhecido como rolo compactador, que pode ser do tipo liso ou de pneus.

Esse processo garante firmeza e durabilidade à camada de asfalto.

Como funciona o asfalto frio

O asfalto frio é uma versão modificada do quente. Ele recebe aditivos químicos que retardam o processo de cura (endurecimento).

Isso significa que ele pode ser armazenado e transportado por mais tempo, sem necessidade de aplicação imediata.

Esse tipo de asfalto permite estocagem e aplicação em qualquer local, independentemente da distância até a usina.

Ele também pode ser utilizado em diferentes climas e temperaturas, inclusive em dias de chuva.

Outra vantagem é a possibilidade de uso rápido e sob demanda, o que o torna ideal para pequenas manutenções e reparos emergenciais.

Saber como o asfalto é feito ajuda a valorizar esse material que transforma o transporte, reduz custos logísticos e melhora a qualidade das estradas.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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