1. Início
  2. / Economia
  3. / Como decisão de Trump pode pôr fim à ‘taxa das blusinhas’, retornando a isenção para compras de até 50 dólares
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Como decisão de Trump pode pôr fim à ‘taxa das blusinhas’, retornando a isenção para compras de até 50 dólares

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 16/07/2025 às 13:19
taxa das blusinhas
Foto: Reprodução
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Nos bastidores de Brasília, o clima mudou. Com a pressão crescente de aliados e a ameaça de prejuízos comerciais, o governo Lula começou a reconsiderar uma decisão que desagradou consumidores e afetou sua popularidade: a polêmica taxa sobre compras internacionais de até 50 dólares.

O “tarifaço” anunciado por Donald Trump contra produtos brasileiros acendeu um alerta no Palácio do Planalto.

Segundo informações do Metrópoles, em meio à tensão com os Estados Unidos e ao desgaste interno provocado pela chamada “taxa das blusinhas”, lideranças do governo Lula passaram a sondar parlamentares do Centrão sobre a possibilidade de revogar a medida.

Dentro da base governista, há o reconhecimento de que a cobrança sobre compras internacionais de até 50 dólares — antes isentas — foi um erro político.

A medida, dizem petistas, teve impacto direto na queda de popularidade do presidente.

O próprio Lula, segundo caciques do partido, nunca foi favorável à mudança, mas cedeu à pressão do então presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para aprovar a taxação.

Aprovação no Congresso

A articulação, liderada por Lira, contou com apoio de empresários brasileiros do varejo físico.

Mesmo com a resistência inicial do governo, deputados da base acabaram votando a favor da medida para garantir a aprovação do projeto no Congresso.

Agora, com o risco de prejuízos nas exportações brasileiras para os Estados Unidos, a ideia de retomar a isenção para compras internacionais de até 50 dólares ganha força.

O gesto é visto como uma tentativa de reequilibrar a balança comercial e sinalizar boa vontade com a China — principal prejudicada pela medida e maior parceira econômica do Brasil.

O tema voltou aos holofotes após o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), ser desafiado publicamente pelo deputado Kim Kataguiri (União-SP) durante um podcast.

Kataguiri já protocolou um projeto para derrubar a taxa, mas, até o momento, Lindbergh ainda não assinou a proposta.

Nos bastidores, a pressão aumenta — e a revogação começa a ser vista como inevitável.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x