Um dos objetos mais impressionantes e complexos já construídos pelo homem, a ideia da Esfera de Las Vegas foi concebida em 2016 pelo CEO da Madison Square Garden, James Dolan.
A MSG Sphere, como é mais conhecida, é uma das maiores empresas de entretenimento do mundo famosa principalmente pelas suas Arenas para shows e esportes. O executivo queria dar o próximo passo para o futuro do entretenimento e inclusive pensou em diversos designs como um cubo, uma pirâmide e até um muffin. Contudo, o formato escolhido foi a esfera que se mostrou uma excelente escolha. Afinal, o formato esférico, além de possibilitar uma gama muito maior de possibilidades, ainda facilitou diversas das tecnologias utilizadas. O início da construção da Esfera de Las Vegas ocorreu em 27 de setembro de 2018, envolvendo diversas empresas. Quer saber Como a Esfera de Las Vegas foi construída? Continue lendo!
Métodos e tecnologias mostram como a esfera de Las Vegas foi construída
O início do projeto não foi nada extravagante, até porque ninguém poderia imaginar que uma estrutura aparentemente simples como essa viria a se tornar algo tão impressionante. Depois de finalizada, com uma estrutura inicial circular em concreto armado de quatro pavimentos, o MSG Sphere passava quase despercebida quando comparada aos outros projetos de Las Vegas, mas conforme o projeto avançava o seu formato peculiar começava a despertar olhares curiosos.
O formato esférico na construção da Esfera de Las Vegas só foi possível graças a uma estrutura tubular fixada seguindo uma malha triangular dividida em 32 treliças pesando quase 100 toneladas cada.
-
OpenAI lança modelos abertos de inteligência artificial e desafia Google, Meta e China em disputa por hegemonia global
-
Alexa vai virar vendedora? Veja como a Amazon vai usar IA para oferecer produtos durante suas conversas com a assistente
-
Neymar da “IA”? Zuckerberg contrata jovem estrela de 24 anos para compor o time da Meta, dona do Facebook, WhatsApp e Instagram
-
Mark Zuckerberg vai pagar US$ 1 milhão a quem conseguir hackear o WhatsApp — desafio global já tem data marcada
Para a instalação da estrutura foi necessária a utilização do maior guindaste sobre esteira do mundo, capaz de se elevar a uma altura de 180 m e com uma capacidade de carga de 1.600 toneladas.
A MSG Sphere é composta por duas cúpulas, uma externa com 112 m de altura, 157 m de diâmetro e mais de 54.000 m² de área, que é considerada a maior estrutura esférica do mundo além da maior tela, em área, e uma cúpula interna, significativamente menor que comporta uma tela com resolução de 16k, que ainda assim é 18 vezes maior que a maior tela de cinema, que tem aproximadamente 830 m², enquanto a tela inteira da esfera tem 15.000 m³.
Sob a estrutura externa foram instalados mais de 1.2 milhão de lâmpadas de LED que funcionam exatamente como a TV da sua casa. Com três cores de LED, vermelho, azul e verde, que são capazes de simular qualquer imagem ou cor.
MSG Sphere possui capacidade para mais de 18 mil pessoas
A uma determinada distância entre as cúpulas temos ainda diversos níveis de escadas para possibilitar a manutenção de todas as lâmpadas sem que seja necessário trocá-las pelo lado de fora. Com capacidade para 18.600 pessoas, o interior do edifício é um dos mais tecnológicos já construídos.
Um dos destaques é o som, visto que a esfera, por conta do seu formato, possibilita que, em um mesmo espetáculo ou apresentação, cada fileira em cada arquibancada possa assistir um evento em idiomas diferentes, com um sistema extremamente avançado. A esfera consegue projetar o som, direcionando a um determinado ponto e cancelar todo e qualquer som dos outros idiomas.
É como se cada espectador tivesse com um headset. Todo som é distribuído por 167.000 alto falantes e se não bastasse, o ambiente ainda pode alterar a temperatura, aplicar vibrações nos assentos e até simular cheiros de acordo com a imagem que está na tela. Sendo assim, a construção da esfera de Las Vegas é uma das grandes engenharias do planeta.
Tive a oportunidade de conhecer e fiquei estarrecida com a engenharia e tecnologia daquele espaço imenso!! Espero retornar mais vezes.