Descubra o consumo real, os pontos de atenção na manutenção e por que este gigante coreano é um achado no mercado de usados.
Para quem busca um SUV grande, confiável e, principalmente, barato, o Kia Sorento 2013 com motor V6 surge como uma solução surpreendente. Este carro oferece sete lugares, tração nas quatro rodas e uma lista completa de equipamentos por um valor que desafia a lógica. O mais incrível é seu preço no mercado de usados, comparável ao de um Renault Kwid zero quilômetro. É um verdadeiro guerreiro, pau para toda obra, que envelheceu muito bem.
Um SUV de luxo com preço de carro popular
O Kia Sorento de segunda geração foi vendido no Brasil entre 2010 e 2015. O modelo 2013, em particular, representa um carro que era sinônimo de luxo na sua época. Construído em monobloco, diferente da primeira geração que usava chassi de picape, ele oferece um equilíbrio ideal entre resistência e conforto para o uso urbano.
Quando novo, era um dos SUVs mais caros e luxuosos da Kia no país. Hoje, a realidade é outra. A versão mais completa, com motor V6 e todos os opcionais, tem um preço de tabela FIPE em torno de R$ 74.000, mas pode ser encontrada em anúncios entre R$ 60.000 e R$ 70.000. É o valor de um carro popular básico, mas entregando muito mais conforto e tecnologia.
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Motor V6: potência, consumo e confiabilidade
O coração deste SUV é o motor V6 de 3.5 litros. Ele entrega 278 cavalos de potência e 34,2 kgf.m de torque. É um propulsor robusto e compartilhado com outros modelos do grupo Hyundai-Kia, como o Azera e o Santa Fé. A transmissão é automática de seis marchas com conversor de torque.
O consumo de combustível é um ponto de atenção. Na cidade, o carro faz cerca de 5,5 km/l. Já na estrada, os números melhoram, chegando a 10 km/l, podendo passar um pouco disso dependendo da velocidade. Considerando o peso de 1.800 kg, a tração 4×4 e a capacidade para sete pessoas, os números são aceitáveis. A grande vantagem é que o conjunto mecânico do KIA Sorento V6 é extremamente durável e raramente apresenta problemas.
Um alerta importante: evite a versão com motor 2.4 de quatro cilindros. Este motor tem um histórico de problemas crônicos e pode fundir, gerando um grande prejuízo para o dono. O V6, por outro lado, é sinônimo de tranquilidade.
Manutenção e problemas: o que você precisa saber?
Apesar da robustez, um carro com mais de 10 anos de uso exige cuidados. Se o dono anterior não realizou a manutenção básica, os problemas podem aparecer. Um ponto que pode incomodar nos modelos 2010 e 2011 é o desgaste dos variadores de fase dos comandos de válvulas.
A manutenção preventiva é crucial. É fundamental realizar a troca de óleo do câmbio automático, do diferencial central e do diferencial traseiro. São três fluidos específicos que garantem a longevidade do sistema de transmissão. O motor utiliza corrente de comando, que teoricamente dura toda a vida útil do propulsor.
O custo de algumas peças é acessível. Um par de amortecedores traseiros custa cerca de R$ 600. O grande vilão, no entanto, é o farol dianteiro com xenon, que pode custar mais de R$ 5.000 a unidade.
Espaço interno e conforto para toda a família
Com 4,68 metros de comprimento, o Sorento tem um excelente aproveitamento de espaço. O porta-malas tem capacidade para 440 litros com cinco lugares. Ao usar os sete assentos, o espaço reduz para 150 litros. Um diferencial é o assoalho plano quando a terceira fileira está rebatida.
Os passageiros da terceira fileira contam com saída de ar-condicionado própria e cinto de três pontos, um conforto raro. Na segunda fileira, o espaço é amplo, com encosto reclinável e saídas de ar na coluna B.
A lista de equipamentos inclui teto solar panorâmico, bancos de couro com ajuste elétrico para o motorista, chave presencial, acendimento automático dos faróis, seis airbags e controle de estabilidade e tração. O modelo também obteve nota máxima em segurança nos testes da sua época.