Lançada em parceria com a indiana Bajaj, a nova Triumph Scrambler 400 X chega ao Brasil com um pacote tecnológico robusto, design clássico e um preço competitivo para o segmento.
De acordo com o canal de avaliações Motoplay, a Triumph lançou no Brasil uma de suas motos mais acessíveis, a nova Triumph Scrambler 400 X. O modelo, fruto de uma parceria com a gigante indiana Bajaj, foi um sucesso de vendas desde a pré-venda e chega para atrair um público mais jovem e novos consumidores para a marca inglesa, com uma proposta que une design, tecnologia e um preço competitivo.
A motocicleta entra em um segmento aquecido, oferecendo um pacote completo para quem busca uma moto versátil para o asfalto e para a terra. Com um motor torcudo e um acabamento premium, a Scrambler 400 X se posiciona como uma forte concorrente em sua categoria.
O que define o estilo da nova Triumph Scrambler 400 X?
O visual da motocicleta é inspirado no estilo “scrambler”, que surgiu no passado com a customização de motos para o uso fora de estrada. A nova Triumph Scrambler 400 X segue essa linha, com um design clássico e moderno, característico da marca. O tanque em formato de gota com pintura em dois tons e o emblema da Triumph em diversas partes da moto reforçam a identidade da família.
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O acabamento é um dos pontos altos. A moto já vem de fábrica com itens que normalmente são acessórios, como protetor de mão, protetor de radiador, protetor de cárter e uma grade de plástico no farol. A iluminação é full LED, incluindo farol, lanterna e piscas, e a motocicleta tem um visual “dark”, com muitas peças escurecidas que contrastam com as bengalas douradas da suspensão e os detalhes cromados do escapamento de saída dupla.
Motor e desempenho: o que esperar dos 40 cavalos na cidade e estrada?
A nova Triumph Scrambler 400 X é equipada com um motor monocilíndrico de refrigeração líquida com 398,15 cm³. Ele entrega uma potência de 40 cavalos a 8.000 rpm e um torque de 3,8 kgf.m. O câmbio é de seis marchas e a transmissão final é por corrente.
Em testes, o motor se mostrou bastante torcudo e empolgante, com boas retomadas na cidade. Na estrada, a moto passa dos 120 km/h com facilidade, podendo chegar a 160 km/h em condições favoráveis. No entanto, em rotações mais altas, acima de 8.000 giros, a vibração do motor monocilíndrico se torna perceptível, causando um certo desconforto.
Tecnologia e ciclística: freios ABS ByBre, suspensão invertida e mais
A tecnologia embarcada é um dos grandes diferenciais da nova Triumph Scrambler 400 X. A moto conta com acelerador eletrônico, embreagem deslizante e assistida, que deixa o acionamento mais suave e evita o travamento da roda traseira em reduções bruscas, e controle de tração, que pode ser desligado.
A suspensão dianteira é do tipo garfo invertido, com 43 mm de diâmetro e 150 mm de curso. Na traseira, a moto usa um monoamortecedor com reservatório externo de gás, 150 mm de curso e ajuste de pré-carga na mola. O sistema de freios é da marca ByBre (subsidiária da Brembo na Índia), com um grande disco de 320 mm na dianteira e pinça radial de quatro pistões. Na traseira, o disco é de 230 mm. O sistema ABS de dois canais, da marca Bosch, pode ser desligado na roda traseira para uso no off-road.
Pontos positivos e negativos da nova Triumph Scrambler 400 X
A avaliação da motocicleta revela um balanço com mais prós do que contras.
Pontos Positivos: O design e o acabamento premium são destaques. A tecnologia embarcada (ABS desligável, controle de tração, embreagem deslizante) é um grande diferencial na categoria. O motor é potente e divertido, os freios são eficientes e a ciclística é ágil. Outros pontos fortes são os acessórios de série e as revisões a cada 16.000 km.
Pontos Negativos: A vibração do motor em altas rotações foi o principal ponto de incômodo. O painel, com conta-giros digital, poderia ter um velocímetro digital para melhor visualização. O conforto para o garupa é limitado e a falta de um cavalete central de série pode dificultar a manutenção.
Preço, consumo e seguro: vale a pena comprar o lançamento da Triumph?
A nova Triumph Scrambler 400 X foi lançada com preço público sugerido de R$ 33.990. Em testes de uso misto, o consumo médio registrado no painel foi de 30 km/l, um número considerado bom para a categoria.
Uma simulação de seguro para um perfil de homem de 39 anos em Mogi das Cruzes (SP) mostrou valores anuais a partir de R$ 1.954 para cobertura de furto e roubo, e R$ 2.470 para um seguro completo da Porto Seguro. Considerando o pacote de tecnologia, o desempenho e o acabamento, a Scrambler 400 X se apresenta como uma opção de excelente custo-benefício em seu segmento.
Isso está parecendo a fábula das uvas verdes.
Ruim **** cara, compensa comprar a Royal